Responda com sinceridade: sua Instituição de Ensino (IE) tem o melhor método, uma comunidade escolar engajada, os professores mais bem preparados e, mesmo assim, está com dificuldade de captar novos estudantes? Saiba que conteúdo educacional, estratégias de marketing e investimentos em Inbound Marketing podem ser o que você precisa para atrair mais alunos.
Os conteúdos mais adequados para a sua comunidade, além de dar visibilidade à instituição, podem aumentar o tráfego de seu site, convertendo os visitantes em potenciais alunos. Por isso, produzir conteúdo educacional de qualidade para os estudantes é muito importante, pois na hora da tomada de decisão por uma IE, é pode fazer a diferença.
Descubra já, com a leitura deste post, como fazer captação produzindo bons conteúdos para os estudantes!
Engana-se quem pensa que em educação não é preciso fazer marketing. É preciso, sim! E muito bem feito, por sinal. É necessário ter criatividade nas estratégias e utilizar da melhor forma as ferramentas disponíveis. Sabe por quê? Porque marketing educacional lida com um dos setores mais importantes da sociedade: a educação. Nada mais justo que seja feito com muita competência.
Chamar a atenção de pais e alunos não é tarefa fácil. Despertar o interesse, menos ainda. É preciso mostrar sua qualidade de ensino, seus diferenciais, a infraestrutura e como todo esse conjunto influencia na aprendizagem do aluno. A partir disso, você deve proporcionar visitas ao seu conteúdo, despertar interesse, converter, decidir pela sua IE e, depois, fidelizar.
Por falar em educação, eis aqui uma forma de marketing que educa e também destaca sua escola. Isso porque as estratégias, além de atrair alunos, focam em manter o relacionamento com seu público. Dessa maneira, você consegue despertar interesse por sua instituição, com a possibilidade de efetivação de matrícula.
A palavra personalização é muito boa para ser usada aqui, pois o marketing de conteúdo vai oferecer conteúdo específico para seu potencial aluno. Aquele conteúdo que ele quer, que ele precisa. Por essa razão, vai despertar o interesse. Além disso, é preciso que ele seja útil e eduque. Sim, você leu direito: eduque! Fora da sala de aula também se educa.
As redes sociais estão em nossas vidas todos os dias e todas as horas. Podem ser acessadas de qualquer lugar, a partir da internet. Algumas são bem conhecidas, como o Facebook, por exemplo. Aliás, a sua instituição já tem uma fanpage nessas redes? Elas são ótimas para a promoção de seu conteúdo educacional e relacionamento da IE.
Não poderíamos esquecer do SEO — Search Engine Optimization — que é uma forma de otimizar seu site nos mecanismos de buscas, tal como o Google, por meio de algumas estratégias. Isso quer dizer que você tem um melhor posicionamento de seu conteúdo educacional diante de outros. O seu potencial aluno consegue ter acesso ao seu site com mais facilidade e em primeiro lugar.
Para o sucesso da sua estratégia, será preciso fazer um planejamento, e um dos pontos importantes é definir a persona.
Você tem em mente qual a idade de seu aluno? O que ele faz? O que ele quer? São perguntas como essas que podem definir qual é a sua persona, ou seja, o aluno ideal. A persona nada mais é que um personagem fictício que você vai criar indicando qual o perfil de aluno para a sua instituição.
Até mesmo na hora de fazer o marketing de sua instituição de ensino você deve pensar em educar seus alunos. O que isso quer dizer? Todo o material que você produzir vai ter como propósito ajudar seus potenciais alunos a encontrarem dicas, informações de qualidade e respostas. Essa é uma maneira eficaz de captar novos estudantes para a sua instituição.
Quando falamos em conquistar e educar não é apenas fechar uma matrícula, mas também fidelizar seus futuros alunos. Além, é claro, de manter os atuais ainda mais conectados à instituição. Os conteúdos oferecidos devem fazer diferença na jornada de estudos ou até mesmo na vida de um estudante.
Então, podemos entender que um conteúdo de qualidade é aquele que soluciona algumas questões para sua persona. Com base nisso, você vai sempre apurar as informações mais detalhadas e importantes para compor o material. Por meio de um blog post, vídeo ou e-mail marketing, por exemplo, você pode solucionar uma dúvida de seu potencial aluno.
Quais dúvidas? Aquelas que forem detectadas. O importante é que seu conteúdo responda, trazendo soluções e orientações. Quer mais um exemplo? Um determinado aluno, mais agitado, pode ter dúvida de como se concentrar nos estudos. É hora de produzir conteúdo oferecendo a ele dicas para esse problema, certo?
O conteúdo que você vai oferecer à sua persona, além de educar, trará uma grande contribuição para a imagem de sua instituição. Pelo fato de você oferecer conteúdo para alunos em seu blog, a persona poderá retornar sempre que quiser para buscar mais informações e conhecimento. Será um canal sempre presente em suas buscas.
Mas atenção: o conteúdo educacional que você vai gerar não pode ser frio, falso, copiado ou superficial. É preciso que ele "dialogue" com sua persona e esteja o mais próximo possível dela. É fundamental entender a linguagem do público com quem estamos falando, seus problemas, gostos, dúvidas e ansiedades. Tudo isso é importante para criar um ótimo conteúdo, aquele que é capaz de realmente ajudar.
Agora você já sabe que é possível captar por meio de conteúdos para alunos e investindo em marketing educacional! O próximo passo é colocar tudo em ação, pois o tempo está correndo. Afinal, seu aluno precisa saber da existência de sua instituição para decidir onde estudar a partir do próximo semestre! Não perca tempo, invista na qualidade das informações para atrair e captar seus alunos!
E aí, a produção de conteúdo faz diferença, não é mesmo? Um bom sistema de gestão escolar, também! Quer saber como? Entre em contato conosco. Podemos explicar como a tecnologia pode ser essencial na gestão de sua IE.
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