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Vale a pena investir na comunicação via chat?7 min read

A internet virou o principal meio de comunicação da atualidade, principalmente quando a gente fala dos adolescentes. É comum vê-los entretidos em redes sociais, chat, etc. As interações via computadores, smartphones, tablets e outras tecnologias que dependem dessa conexão, também estão crescendo e viraram maioria esmagadora.

A facilidade de fazer compras, conversar com outras pessoas e resolver muitos dos nossos problemas do dia a dia, de qualquer lugar e a qualquer hora, é um dos grandes atrativos na rede. Buscando benefícios com essas conexões, as empresas estão cada vez mais investindo em tecnologias que possibilitem a aproximação com a sua clientela e, até mesmo, entre os funcionários. Uma dessas ferramentas disponíveis é o chat, que permite a comunicação online e em tempo real com os seus clientes.

Este meio de comunicação pode ser um grande aliado na sua comunicação interna, otimizando serviços entre setores ou estreitando laços entre as famílias e a escola. Você já pensou em utilizar a comunicação via chat para melhorar o relacionamento da sua escola? Continue lendo o nosso artigo e veja quais são as principais vantagens desse investimento. Boa leitura! 

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Como funciona o chat?

O chat é uma alternativa que você pode implementar na sua escola para resolver, pela Internet, as principais dificuldades dos pais e responsáveis, além de tirar dúvidas sobre assuntos básicos relacionados à rotina dos alunos. Segundo uma pesquisa do Centro de Inteligência Padrão (CIP), em parceria com a auditoria OnYou, o uso desse tipo de atendimento cresceu 34% nos últimos anos e conseguiu resolver, efetivamente, 91% das reclamações de consumidores.

As plataformas disponíveis no mercado costumam funcionar da seguinte forma: você disponibiliza a ferramenta no seu aplicativo ou site e o público tem a oportunidade de enviar as mensagens desejadas à sua escola.

Você receberá uma mensagem de que há alguém querendo falar com o colégio e, a partir dali o contato ocorre entre vocês. Por isso, é preciso ter uma pessoa da sua equipe dedicada a esse tipo de atendimento, para que converse, em tempo real, com os solicitantes.

Internamente, você pode usar o chat para facilitar o contato entre diferentes setores e com os professores da sua escola. As mensagens podem ser trocadas individualmente ou nos mais diversos tipos de grupos, que podem ser separados por projetos e áreas, além de também reunir todos os funcionários em uma sala única.

Para escolas muito grandes ou quando há mais de uma unidade, quando aliado a um aplicativo escolar, essa é uma excelente alternativa para resolver problemas internos com mais rapidez e fazer os principais comunicados sobre o funcionamento do colégio circularem entre os pais, alunos e funcionários.

Quais são as principais vantagens dessa plataforma?

É claro que a principal vantagem do uso desta ferramenta é a otimização da comunicação! Facilitar o relacionamento entre a escola, pais e responsáveis e os alunos é um dos grandes desafios que o chat pode ajudar você a resolver. Tanto a secretaria, diretoria e até os professores podem ganhar benefícios com o uso dessa tecnologia no dia a dia. Conheça agora as principais vantagens do atendimento online!

Estreitar laços

Um canal aberto de comunicação pode trazer os pais para mais perto da instituição pais e responsáveis de alunos. É possível saber como o aluno está em sala de aula e tirar dúvidas sobre a matéria ministrada em poucos cliques, por exemplo.

Um chat interno é uma excelente pedida também para instituições que disponibilizam matérias no formato a distância, o que torna esse contato muito mais simples.

Aumento da Produtividade

Normalmente, os professores precisam parar as atividades diversas vezes ao longo do dia para responder dúvidas ou por vezes, para conversar com pais de alunos. Ao passo que várias pessoas ligam ou vão até a escola para tentar obter informações simples. Com o chat online, o discente pode separar um horário do dia para tirar todos as dúvidas e conversar com os pais e alunos. Isso pode ser feito de maneira mais rápida e ainda de quebra divulgar informações importantes.

Você também pode pedir para que um funcionário dedique o tempo a responder, exclusivamente, a todas as demandas que chegarem pelos canais online.

Dessa forma, você economiza o tempo de todas as partes envolvidas! Nesse processo de comunicação, seus funcionários têm a oportunidade de tornarem-se mais produtivos. Isso porque eles poderão se dedicar às atividades mais complexas da sua escola.

Redução de Custos 

Os serviços de telefonia no Brasil ainda são muito caros. Principalmente quando é preciso fazer ligações para celulares ou para telefones em outros estados ou fora do país. Com o chat, você pode reduzir os custos com ligações. Pois as interações são feitas pela Internet e podem ser acessadas até mesmo pelo smartphone.

Atendimento Simultâneo 

Pelo atendimento via chat você consegue conversar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Isso porque o chat online permite que você tenha diferentes janelas de conversa abertas em um só lugar. Assim, enquanto aguarda alguém escrever a mensagem, é possível resolver as solicitações de outros que já finalizaram a interação.

Registro de Conversas 

O chat online registra automaticamente todas as conversas que você ou a sua equipe realizam por esse canal. Com o acesso a esse histórico, fica mais fácil identificar gargalos na comunicação. Além disto, também é possível acompanhar o que já foi realizado e dar continuidade às solicitações que não foram resolvidas.

Fidelização de Clientes 

Estar sempre à disposição e aberto ao diálogo com os pais e responsáveis é uma ótima alternativa! Com isso é possível aumentar a confiança no seu trabalho e na sua escola. Afinal, o que as famílias mais buscam é por um espaço seguro, que tenha agilidade para atender às necessidades dos filhos e que preste serviços com qualidade.

Meio oficial gera notoriedade 

Com o uso cada vez mais comum de aplicativos de bate-papo como o WhatsApp, por exemplo, é comum vermos escolas aderindo a alternativa para sanar dúvidas das famílias e alunos. Ao utilizar um chat comercial, a instituição passa um ar muito mais profissional para os clientes e evita o constrangimento de disponibilizar telefones particulares de funcionários da escola, o que não é uma prática muito adequada.  Viu só quanta vantagem?

Como a Escolaweb pode te ajudar?

Para ter um chat disponível na sua instituição é preciso contratar um fornecedor que consiga implementar a ferramenta para você. Algumas empresas já possuem a tecnologia de chat inseridas nos sistemas de gestão, por exemplo.

Esse é o caso da Escolaweb, que lançou o chat para tornar ainda mais fácil a interação na escola. Com ele os alunos ou responsáveis conseguem tirar dúvidas diretamente com o professor em poucos cliques. A funcionalidade está disponível dentro do nosso aplicativo, o que torna a experiencia de nossos clientes muito mais completa.  Além do chat que otimiza a comunicação com professores, o app Escolaweb também conta com uma rede social própria, onde a escola pode postar fotos e avisos, e os alunos curtirem e comentarem

Além do app, que oferece todas as vantagens da ferramenta, você também conta com o Portal do Aluno. No ambiente online é possível contar com todas as informações sobre a escola e histórico do estudante. Com várias funções do aplicativo, o ambiente online é uma extensão da instituição.

Investimentos que promovam o diálogo com o seu negócio trazem resultados positivos para qualquer empresa! Em especial, para colégios, que precisam manter uma relação de confiança com pais, responsáveis, alunos e funcionários. A comunicação via chat é uma excelente maneira de oferecer mais um canal de contato com a sua escola, e você pode contar com a Escolaweb para implementar essa solução.

Ficou interessado em saber mais sobre o sistema de gestão e a funcionalidade de chat? Então, entre em contato com a gente que esclarecermos todas as suas dúvidas!