Antes de te direcionar para o Whatsapp, preencha o formulário.

Tenha o Escolaweb na sua escola hoje mesmo!

Fale com um dos nossos consultores e transforme a experiência de gestão da sua instituição.

Como a escola pode ajudar na qualidade de vida das crianças

16 de abril de 2020
6 minutos

É sobre:

A escola é um ambiente comumente voltado a instrução de matérias como português e matemática, mas, ela pode ser um lugar que ajuda na formação da criança. Uma das maiores contribuições da escola para criança é a qualidade de vida, que vai muito além da alimentação e da prática regular de exercícios. Ter uma boa qualidade de vida é crucial para que as crianças conheçam o seu lugar no mundo e como encarar o dia a dia. Neste artigo você vai entender como a escola tem um papel crucial na formação de crianças com boa qualidade de vida. Boa leitura!

Parceria entre escola e família melhora a qualidade de vida

O envolvimento da família com a escola é um elemento importante na formação dos alunos. Isso porque eles ajudam nas normas de conduta dos alunos quanto à organização das salas de aula. Existem diversas formas de interação dos pais com a escola, entre elas estão:

  • promover vários encontros regulares e workshops para os familiares;
  • abrir espaço para feedbacks na reunião de pais;
  • incentivar os pais na escolha do cardápio da cantina;
  • auxiliar na criação de bons hábitos escolares, e muito mais!

Com os familiares participando da formação escolar, a sociabilidade dos alunos será melhor, pois serão reforçadas várias normas já ensinadas em casa. Hábitos como higiene pessoal, escovar os dentes, alimentação e disciplina são fundamentais para uma boa convivência e qualidade de vida.

 

SAIBA MAIS:

Como os pais podem ajudar no desempenho escolar dos filhos?

Como a tecnologia pode ser uma aliada dos pais para confiança na escola?

Estratégias para verificar a aprendizagem dos alunos e seu próprio desempenho

Aumente a qualidade de vida dos alunos

A escola pode ir além da alimentação saudável na merenda e da limpeza nos banheiros e na sala de aula. Um dos incentivos das crianças em sala é a frequente prática de exercícios físicos, com aulas de educação física. Não basta apenas jogar uma bola para as crianças correrem atrás dela, é preciso incentivá-las a fazer alongamentos e exercícios básicos para aumentar a disposição. Além das instruções sobre alimentação e atividade física, a escola pode instruir os alunos de outras formas, como:

Maior interação social

Ter um ambiente propício à comunicação interpessoal é crucial na formação da criança. Nessa relação, é preciso ter cuidado e respeito no tratamento dos adultos com elas. Isso porque a infância é o período que as crianças entendem o seu papel na sociedade e como é feita a interação com os colegas e professores. Para melhorar a qualidade da interação dos alunos, é fundamental o ensino de inteligência emocional, que é a capacidade de avaliar os sentimentos deles e dos outros.

Com a inteligência emocional, será menor a incidência de bullying, a autoconfiança dos alunos vai aumentar e até será possível ver um afastamento maior deles das drogas e bebidas alcoólicas. Isso incentiva também a participação cidadã do aluno, tornando-os mais aptos a conviverem em sociedade.

Ter uma melhor saúde melhora a qualidade de vida

Cuidar da saúde das crianças é fundamental para melhorar a qualidade de vida e ter mais presença na sala de aula. Além da alimentação e dos exercícios físicos, alguns hábitos devem ser feitos para evitar resfriados, febres e até uma dor de dente. Muitos desses problemas ocorrem por não ir ao médico, ou ao dentista.

A escola pode incentivar os pais e crianças a frequentarem clínicas médicas para fazer o acompanhamento da saúde. Com o acompanhamento regular nas clínicas, os alunos serão atendidos por profissionais qualificados que usam instrumentos odontológicos e médicos especializados para prevenir e remediar problemas na saúde. Assim, os alunos ficarão mais saudáveis e aptos a frequentar as aulas e isso estimula ainda mais a parceria entre a escola e a família.

Incentiva a busca de melhorias para a escola

Com as crianças mantendo uma interação regular com os adultos e com boa qualidade de vida, a escola pode abrir espaço para feedbacks. As opiniões dos alunos são muito importantes para a melhoria da escola.

Além de incentivar o senso crítico e a comunicação das crianças, a escola pode fazer melhorias estruturais. Isso vai desde dos cuidados com a estrutura física, como quadras, refeitório, banheiros, até as mesas, cadeiras e a lousa da sala de aula. Assim, a escola será um ambiente melhor para todos os alunos e será mais convidativo para a chegada de novas crianças, graças a comunicação entre alunos e professores.

Identificar possíveis problemas nas crianças

Existem situações anormais que fazem parte da vida de alguns alunos, como faltas sem justificativa por longo período, agressões e possíveis abusos que a criança sofre fora do ambiente escolar. Essas situações podem justificar algum problema mais grave e até o abandono da escola.

De acordo com Censo Demográfico de 2019, 53% dos alunos não terminam o ensino básico. Para reverter esse quadro, o diálogo entre professores, coordenadores e a diretoria com os alunos é fundamental. Assim, o aluno poderá explicar a sua situação, e dependendo do caso, os pais deverão ser convocados imediatamente. Caso a situação seja de abusos e maus tratos sofridos em casa, a escola deve chamar o conselho tutelar e em casos mais extremos, denunciar em conjunto com os conselheiros tutelares ao Ministério Público.

Faça da escola uma segunda casa para as crianças

A escola é um ambiente propício para as crianças aprenderem a interagir com os seus colegas e ter uma melhor qualidade de vida. Não basta apenas instruir os alunos sobre hábitos alimentares, incentivar a prática de exercícios físicos e estimular os pais a irem a um consultório odontológico. É preciso estimulá-los a terem um diálogo mais próximo. Um elemento fundamental para ter uma qualidade de vida completa é a conversa, pois os alunos vão desenvolver suas habilidades de interação com os alunos e terá uma maior visão de mundo.

Além disso, os professores, coordenadores e diretores podem identificar possíveis problemas nos alunos e com uma boa conversa, poderá ter ideias para solucionar situações de faltas por longo prazo, agressões e outros tipos de abusos. Dessa forma, a criança terá uma maior sociabilidade com os colegas e os profissionais da escola, ajudando a ter mais disposição e qualidade de vida.

 

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal

Quero no meu site

Se mantenha atualizado sempre!

Você pode amar!

Newsletter

Descubra as últimas tendências no universo da educação e explore uma variedade de ideias para elevar a gestão da sua instituição.

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!

Obrigado!

Seu Cadastro foi realizado com Sucesso!