4 desafios do sistema educacional na era digital

17 de agosto de 2015

A tecnologia já está em toda parte. Na era digital, as pessoas estão cada vez mais conectadas ao mundo, seja usando redes sociais, seja conversando com facilidade com quem está do outro lado do mundo. E pessoas de todas as idades aproveitam e usam a tecnologia em seu dia a dia. E isso pode ser um problema para escolas que não entram na era digital.

Atualmente, a grande tendência é que tecnologia e educação fiquem mais ligadas, mas por ainda estar em fase de transição, é normal que o cenário seja difuso e haja muita dúvida sobre como aproveitar bem a situação. Confira abaixo 4 desafios do sistema educacional na era digital e como aproveitar todos os seus benefícios no dia a dia escolar.

Reter a atenção do aluno na sala de aula

Talvez o maior desafio do sistema educacional na era digital seja conseguir reter a atenção do aluno na sala de aula. O perfil do aluno inserido na era digital independe de classe social, já que a maioria das pessoas têm acesso a um smartphone ou mesmo lanhouse hoje em dia. Com o acesso ilimitado a informações, o aluno pode adquirir conhecimento de maneiras diversas e além da sala de aula, por isso o desafio do professor se torna maior.

Para resolver esse problema, o mais recomendado é tornar o local de ensino mais moderno, com recursos que prendam a atenção e despertem interesse. Mas não basta trocar o quadro a giz por lousa digital ou o caderno por um notebook. O professor deve estar preparado para usar a tecnologia de forma atrativa.

A “gamificação” é uma tendência que pode ajudar nessa questão. Os games são uma realidade na vida de crianças e adolescentes e eles podem deixar aulas e estudo muito mais atraentes.

Ensino híbrido e aulas à distância no sistema educacional

A educação à distância já é uma realidade e muitas instituições já oferecem essa modalidade como opção de ensino. Eles estão se expandindo rapidamente e se modernizam cada vez mais, com disciplinas e atividades mais dinâmicas e atrativas.

Com o avanço da era digital, também ficará cada vez mais comum o ensino híbrido. Ele se caracteriza por combinar atividades online e presenciais. Esse é um exemplo de bom uso da tecnologia e de como um sistema educacional pode usar a era digital a seu favor, abrindo espaços que combinem trabalhos de campo com colaboração online.

A colaboração online é importante por estimular uma inteligência coletiva e unir ideias de pessoas de todos os cantos, criando um diferencial competitivo para qualquer instituição de ensino.

O papel do professor na era digital

Antes, o professor era a pessoa que determinava o conteúdo que o aluno estudaria, pois era a pessoa que tinha acesso ao conhecimento. Hoje o seu papel mudou. Mais do que alguém que tem acesso ao conhecimento e compartilha com o aluno, o professor deve ser alguém que ajude a inovar, pensar e, principalmente, aprender a aprender.

Isso já era importante antigamente, mas, ao mesmo tempo, o aluno podia se ater a fórmulas e conteúdos que seriam válidos por décadas. Com a tecnologia atual, tudo muda com muito mais rapidez.

Se uma instituição de ensino se preocupa apenas com ensinar fórmulas, grande parte delas pode ter perdido a validade quando o aluno começar a carreira. Por isso, o professor deve saber ensinar o aluno a ser criativo, ter pensamento crítico e experimentar.

Professores do sistema educacional conectados

Ser um professor na era digital pode ser um verdadeiro desafio. Deve-se gastar mais tempo para estudar, fazer um bom planejamento de aulas e ter escolas com ao menos o mínimo de recursos tecnológicos, além de professores capacitados para usar essas tecnologias.

A educação digital de professores é extremamente importante, já que é o fator básico para uma instituição de ensino conseguir se inserir na era digital. Atualmente, mesmo adolescentes de baixa renda têm acesso à tecnologia. E professores inseridos nessa realidade não significa apenas saber mexer em smartphones e tablets, mas sim aproveitá-los da melhor maneira para educação.

Para isso, os professores devem entender o impacto da era digital no aluno, sua função e como criar aulas atraentes.

Para se ter uma ideia da quantidade de informação e conteúdo que é publicado online, no período de apenas dois dias é criada uma quantidade que equivale ao período do início da nossa história até 2003. Por isso, não dá para deixar para depois. Uma educação de qualidade hoje em dia deve estar em completa sintonia com o mundo digital!

Sua escola está preparada para esses desafios? Comente abaixo e conte pra gente quais são suas expectativas. Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de outros conteúdos como esse!

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!