7 dicas infalíveis para estimular os alunos a estudarem em casa

6 de novembro de 2015

Os professores lutam atualmente com uma série de distrações: videogames, smartphones e as diversas redes sociais, entre outros itens, fazem com que os estudantes tenham cada vez menos vontade de estudar em casa. Como podemos, então, no mundo em que vivemos, fazer com que o aluno não só faça as lições de casa, mas também se interesse por estudar fora do ambiente escolar? Separamos várias dicas para estimular alunos a estudar em casa. São sugestões fáceis de empregar. Então, mãos à massa:

1. Descubra o que motiva seus alunos

Para ser bem sucedido ao solicitar tarefas, siga esta regra: a lição deve ser divertida, interessante e relevante. Para isso, é necessário saber do que seus alunos gostam. Se a grande maioria gosta de música, por exemplo, tente associar sua matéria a este tema. Certamente os alunos ficarão mais motivados a fazerem atividades que envolvam seus interesses;

2. Diversifique o ensino para estimular os alunos

Atividades que são sempre iguais tornam-se cansativas. Leve em consideração que seus alunos possuem habilidades diferentes, portanto, nada mais natural que diferenciar os exercícios. Dê lições para completar, cruzadinhas, tarefas para, por exemplo, criar as perguntas, desenhar, fazer maquetes, etc. Use sua criatividade!

3. Dê lições curtas

Tarefas extensas demais não são nada atraentes. Ao invés de dar longas tarefas uma vez por semana, opte por atividades curtas três vezes por semana. Dessa forma, os alunos ficarão mais acostumados com as lições de casa e as farão com menos esforço.

4. Use e abuse da tecnologia para estimular os alunos

Se você puder utilizar a tecnologia a seu favor, faça isso! Os estudantes adoram trabalhar com a internet. Dê atividades online, mas que, de alguma forma, você saiba se eles fizeram ou não.

5. Um é pouco, dois é bom

Quase todos os estudantes gostam de interagir, e fazer atividades uns com os outros. Atribua atividades em pares ou grupos, e seus alunos com certeza ficarão felizes. Ao distribuir os exercícios, procure dar as atividades para alunos que tenham bom relacionamento.

6. Estimular os alunos com recompensas

Caso você trabalhe com crianças pequenas, peça para os pais criarem um espaço específico para que eles façam seus deveres. Este lugar deve ser colorido, alegre e atraente, com um local para que eles possam pendurar ou colar suas atividades.

Na classe, você também deve ter um local onde possa expor as atividades de seus pequenos, e tanto você, como os pais, podem incentivá-los por meio de pequenos brindes, como adesivos de estrelinhas nos cadernos, ou, no caso dos pais, adesivos para preencher uma cartela e, quando esta estiver completa, a criança receberá algum pequeno presente.

7. Toque o sino

Os pais também podem colocar um sino para estimular e tornar as lições de casa mais divertidas. Quando o aluno terminar a lição, poderá tocar o sino. Lembre os pais de guardarem o sino após o período das lições.

Certamente, estas ideias farão com que o dever de casa passe a ser um momento de aprendizagem e lazer.

Como você motiva seus alunos para que eles gostem de fazer lições de casa? Se você conhece mais dicas ou truques que gostaria de compartilhar, adoraríamos conhecer suas ideias e opiniões! Compartilhe com a gente nas redes sociais!

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!