Escola do futuro: sua instituição está preparada?

5 de setembro de 2016

Você já percebeu o quanto o comportamento das pessoas mudou nas últimas décadas? Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a internet já chegou à casa de mais da metade da população brasileira. As redes sociais tomaram conta do dia a dia das pessoas e aparelhos modernos tornam rotinas de trabalho muito mais fáceis. Todas estas novidades contribuíram para que as pessoas mudassem a forma como consomem produtos, interagem umas com as outras e também como aprendem.

É importante perceber que o que funcionava na década de 90, pode não se enquadrar nesta nova realidade! Por isso, é hora de reavaliar processos e investir em tecnologias. A sua escola está preparada para isso?

Escola do futuro – como preparar a sua instituição

A escola do futuro é uma instituição muito mais conectada, ágil e organizada. Nesta escola, a comunicação – interna e externa – é potencializada pelo uso de ferramentas móveis. Os pais podem acompanhar de perto o desempenho dos seus filhos e professores ganham produtividade na execução de tarefas rotineiras – como o lançamento de notas. É importante perceber que este é um futuro muito mais próximo do que se imagina. As mudanças já começaram a acontecer e, se a sua escola não se adaptar, vai ficar para trás.

Insira novidades nas salas de aula para manter os alunos interessados

Do ponto de vista pedagógico, é preciso que os professores se atualizem sobre a forma como os alunos aprendem nos dias de hoje. Atualmente, os estudantes têm acesso muito mais rápido a milhares de informações disponíveis na web, são muito mais ligados em tecnologia e absorvem conhecimento de forma acelerada. Os educadores da escola do futuro devem estar atentos a estas mudanças e devem estar preparados para captar a atenção destes alunos, por meio de novos métodos de ensino que incluam a tecnologia como aliada.

Use a tecnologia a favor da sua escola

Não é só nas salas de aula que a tecnologia deve ser usada. Ela também tem um papel importante na forma como a escola se organiza. Os registros da instituição e dos seus alunos, por exemplo, devem estar armazenados em um moderno sistema que permita o seu acesso de forma rápida e segura. A tecnologia trouxe muita comodidade para o dia a dia das pessoas e elas estão cada vez mais habituadas a receberem um atendimento ágil e preciso. Assim, se um aluno precisa de um certificado ele espera ser atendido o quanto antes, na escola do futuro um sistema de gestão torna essa rapidez possível.

As matrículas, rematrículas e transferências também são feitas com muito mais velocidade com o apoio da tecnologia. E não é só isso, na escola do futuro a comunicação também é muito melhor: é possível trocar mensagens em tempo real com alunos e responsáveis. Além disso, o boletim escolar pode ser visualizado sempre que necessário, o lançamento de notas ganha eficiência e aplicativos permitem que tudo isso seja feito de um aparelho celular. Na escola do futuro há muito mais produtividade, os alunos e responsáveis têm maior controle sobre o desempenho escolar e processos demorados ganham simplicidade.

Para aproveitar estes benefícios e se destacar nesta nova realidade, o investimento em tecnologia é indispensável! Conte com um sistema de gestão escolar completo que leve produtividade e inovação para a sua instituição, conheça o Escolaweb!

Se gostou do conteúdo, aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de outras novidades sobre tecnologia e educação!

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!