fbpx

Estratégias para verificar a aprendizagem dos alunos e seu próprio desempenho6 min read

O processo de assimilação da matéria dada em sala de aula é um desafio para muitos estudantes! Por isso, para facilitar o entendimento do conteúdo aplicado, é necessário que todos os dias os professores se reinventem e apliquem novas estratégias para reforçar a aprendizagem.

Ao longo do período letivo os alunos passam por uma série de avaliações que tem como intuito verificar a aprendizagem deles dentro de sala de aula. As avaliações representam uma poderosa ferramenta para diagnosticar a aprendizagem dos alunos, desde que seja dada criteriosamente. Sabemos que de nada adiantam somente as avaliações formais das quais os estudantes preparam-se através de memorização de curta duração. É normal que logo após o teste o conteúdo seja esquecido.
Porém, há meios de realmente mensurar a aprendizagem dos alunos e de fato otimizar a aprendizagem da matéria dada. Para saber realmente qual conteúdo pedagógico os alunos foram capazes de aprender algumas técnicas podem ser aplicadas.

Veja abaixo algumas sugestões que preparamos e que podem ser aplicadas diariamente dentro de sala de aula. Boa leitura 🙂

Pirâmide de Aprendizagem

Nos últimos minutos de sua aula, peça aos alunos para usarem meia folha de papel e escreverem: a coisa mais importante que aprendi hoje e o que não compreendi muito bem. Reveja estes papéis antes da próxima aula e use as anotações para esclarecer dúvidas ou elaborar mais algumas explicações. A pirâmide de aprendizagem é uma técnica desenvolvida pelo psiquiatra norte-americano William Glasser. De um modo geral, a teoria diz que temos determinadas porcentagens de assimilação conforme vamos mudando as técnicas aplicadas na hora de ensinar o conteúdo. Veja os níveis de aprendizado de acordo com a teoria:

A técnica divide opiniões, mas também muda o paradigma de estudo mostrando que quando debatemos o assunto ensinado, a assimilação do conteúdo é bem melhor. Vamos ver agora algumas estratégias para melhorar o desempenho dos alunos em sala? Leia abaixo algumas sugestões que separamos para você colocar a mão na massa. Acompanhe!

1. Anotação de um minuto

Nos últimos minutos de sua aula, peça aos alunos para escreverem sobre os seguintes tópicos: a coisa mais importante que aprendi hoje e o que não compreendi muito bem. Antes do início da próxima aula, reveja estes papéis e use as anotações para esclarecer dúvidas ou elaborar mais algumas explicações. O ideal é que estas dúvidas sejam tiradas ainda no início da aula para que ao iniciar o próximo conteúdo, todas as dúvidas do antigo já estejam sanadas.
Agora, se muitos alunos tiverem a mesma dúvida, o ideal é montar uma aula específica e mais dinâmica sobre o assunto. Busque vídeos, faça debates e o que a sua imaginação deixar.

2. Pergunta Surpresa

Uma maneira de entender se a essência do conteúdo dado foi realmente aprendida, é fazer uma pergunta base sobre o tema. Escreva em um envelope grande uma pergunta sobre o conteúdo dado e entregue a um aluno. Na sequência, peça a ele que responda à questão de forma breve, em um pedaço de papel e passem o envelope adiante. O ideal aqui é que além de todos responderem à pergunta, que ninguém saiba a resposta do outro. Antes da próxima aula, separe as respostas por tipo e use as use para discutir sobre o tópico.

3. Aplicação da aprendizagem

Esta técnica pode ser bem divertida depois de aplicada! Depois de dado o conteúdo, peça aos alunos para que escreverem uma breve notícia de jornal com o que foi ensinado. Aqui eles podem soltar a imaginação! O importante é saber se eles entenderam bem a matéria.
Após entrega do material, selecione alguns artigos para ler para a classe. O interessante aqui é mostrar como um único tópico pode gerar diferentes tipos de interpretação e abordagem, além de junto, praticar a redação dos alunos.

SAIBA MAIS:

7 razões para você ter um ambiente virtual de aprendizagem

O que você precisa saber sobre aprendizagem baseada em problemas

5 dicas infalíveis para otimizar a aprendizagem de seus alunos!

4. Teste criado pelos alunos

E se você montasse uma prova cheia de questões enviadas pelos próprios alunos?
Divida a classe em grupos e peça para que cada um deles crie perguntas sobre um tópico da matéria junto com as respostas. Pelo menos cada aluno do grupo deve elaborar uma questão. Revise estas questões e as que julgar serem as mais interessantes, utilize na próxima avaliação.

5. Diário de Classe diferente

Peça aos alunos para que escrevam anotações sobre seus pensamentos durante a aula. Eles precisam ser específicos, anotando apenas valores morais, atitudes ou o humor deles. Estas notas podem ser colocadas em uma “caixa diário” na mesa do professor, por exemplo.
Este exercício serve para diagnosticar o que seus alunos sentem durante suas aulas. Verifique se há mudanças negativas ou positivas com o decorrer do tempo com relação a estas anotações. Esta é uma excelente técnica para entender se a sua didática de ensino está surtindo efeito ou não nos estudantes.

6. Caixa de sugestões

Outra alternativa para sua “caixinha” é criar uma de sugestões que pode ser física (deixada próxima a porta ou na mesa do professor) ou através de formulários na internet. A segunda opção é uma excelente maneira de receber retorno de alunos que se sentem envergonhados de se aproximar do docente para pontuar algo ou tirar dúvidas.
O formulário pode deixar em aberto a opção de identificação, respeitando assim quem quiser ficar no anonimato. As respostam chegarão automaticamente no e-mail cadastrado e o professor poderá assim ter um retorno simultâneo dos questionamentos e sugestões dos alunos.

7. Observação de um colega

As vezes precisamos de uma ajudinha quando os alunos não estão indo bem na matéria. Que tal pedir a um outro professor, com o qual sente-se à vontade e confia, para assistir a sua aula? Críticas são sempre construtivas se feitas com respeito! Após ela, peça a ele para dar um parecer com relação ao seu modo de lecionar, metodologia, etc. Também é importante que ele faça sugestões dos pontos considerados críticos.

Através destes procedimentos, você poderá ter uma ideia precisa de como está sendo o desempenho de seus alunos, bem como sua própria performance. Assim, colocando essas ideias em prática, você terá poderosas ferramentas de ensino e também ferramentas necessárias para aperfeiçoar sua aula. Consequentemente, colaborar para o aprendizado de seus alunos!

Lembre-se que propor novas formas de assimilação do conteúdo podem ajudar bastante o aprendizado em sala.

De qual ferramenta você faz uso para avaliar o aprendizado de seus alunos? Compartilhe com a gente em nossas redes sociais! Estamos presentes no Facebook e Instagram 🙂

Baixe também nossos materiais educativos!