importância da inovação e tecnologia

A importância da inovação e tecnologia para o ambiente escolar6 min read

A inovação e a tecnologia são temas centrais para o desenvolvimento de diversos setores da sociedade brasileira e mundial, e não poderia ser diferente na educação.

O sistema de ensino, como o conhecíamos, passou por transformações, e a comunidade escolar demanda cada vez mais conectividade no dia a dia.

De maneira geral, esses temas trazem precisão e agilidade ao ambiente escolar. Processos burocráticos e demorados passam a ser realizados com extrema rapidez. Isso resulta em uma economia de tempo, não apenas para o gestor escolar, mas também para todos os funcionários, o que torna a escola mais eficiente.

Para entender em detalhes como a instituição de ensino pode aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis hoje no mercado, principalmente o sistema de gestão escolar, a fim de modernizar o seu sistema de ensino e a interação entre a comunidade, continue a leitura. Você vai se surpreender com as nossas sugestões!

Por que apostar na inovação nas escolas?

No século XXI, a base das interações dos alunos está na tecnologia. Trata-se de uma linguagem comum que influencia seus comportamentos, diálogos e maneiras de aprender. Diante dessa realidade, os professores que conseguem tornar os assuntos atrativos por meio dos recursos tecnológicos estão um passo à frente.

Inovar nessa área não significa simplesmente utilizar PowerPoint ou ferramentas do tipo. Na verdade, a tendência é incorporar as tecnologias já usadas pelos estudantes para potencializar o aprendizado deles em sala de aula. Twitter, blogs, wikis, entre outras ferramentas podem ser usadas de acordo com o grupo de alunos.

Como a inovação e a tecnologia impactam a gestão de uma escola?

A inovação e a tecnologia transformam a gestão escolar nos seus diferentes setores internos. Veja, a seguir, como ocorre esse processo.

Secretaria

Se a instituição tiver um sistema de gestão escolar, a preparação de documentos referentes a boletos, matrículas, rematrículas e declarações com notas de anos anteriores, que poderia dispender uma enorme quantidade de tempo, é feita em um piscar de olhos, tudo por meio da tecnologia. Dessa forma, a eficácia da secretaria é notável.

Área pedagógica

Obter o número de abstenções dos alunos e gráficos com a evolução de rendimento das turmas são benefícios que tornam a rotina do gestor muito mais dinâmica, além de prepará-lo para tomar decisões com base em dados verídicos. Por meio de gráficos e relatórios, é possível ver onde ocorrem pequenos problemas e saná-los antes que eles se tornem grandes.

Outro recurso incrível que um sistema de gestão de ponta dispõe é o de formar a grade escolar. Aquela preocupação em juntar tantas variáveis, como o tempo disponível de cada professor e as séries em que ele pode lecionar, simplesmente deixa de existir! 

O sistema, ao considerar todas as variáveis, monta de maneira automática uma grade escolar adequada em poucos segundos. Esse trabalho, se feito manualmente, poderia levar horas incontáveis e trazer muita dor de cabeça.

Almoxarifado

Com base na tecnologia, o gestor sabe com precisão se a escola dispõe de todos os recursos que necessita para operar adequadamente. Ter esse controle evitará que a instituição de ensino fique sem os itens necessários para um bom funcionamento. Papéis, itens de limpeza e alimentação estarão devidamente catalogados.

Marketing

Existe um modo de ter o controle de todos os passos que estão sendo praticados na divulgação da escola. Por meio de um sistema de gestão escolar, cada mensagem, telefonema, e-mail marketing ou outra forma de contato estarão devidamente gravados sempre que exista a necessidade de acessá-los.

Financeiro

Com o fluxo de caixa, o gestor sabe exatamente como estão as finanças de sua instituição, bem como o momento certo para investir, cortar gastos ou conter despesas. A área financeira do sistema de gestão escolar também ajuda no momento de ter um controle dos pagantes ou devedores.

Isso permite lidar de uma maneira mais ágil com casos de inadimplência. Além disso, com a agilidade oferecida a pais e alunos, o número de evasões tende a ser reduzido.

Quais são os benefícios da inovação e da tecnologia na sala de aula?

A tecnologia faz parte da rotina de boa parte dos estudantes. Por isso, diante de um modelo de ensino arcaico, o resultado são aulas monótonas e professores tentando disputar de modo falho a atenção dos alunos.

Abaixo, veja como o investimento em inovação e tecnologia pode mudar essa realidade em muitas escolas.

Engajamento dos alunos

Aulas que fazem uso das linguagens digitais exigem a participação dos alunos e despertam a curiosidade. Ademais, as discussões em sala podem abrir novas possibilidades de usar a internet para resolver problemas do bairro. Também podem servir para exercitar habilidades de comunicação oral e escrita.

Pense em maneiras de envolver nesses processos a família dos alunos, os vizinhos, a direção e até mesmo os demais funcionários da escola.

Melhor rendimento escolar

É importante entender que a inovação não está na tecnologia em si, mas no uso que fazemos dela. As dinâmicas trazem resultados quando estimulam o cruzamento de ideias e conexões humanas. Dessa forma, conteúdos vistos em sala de aula se integram ao cotidiano dos alunos. A tendência dessa cultura é um rendimento escolar cada vez melhor.

Quais instituições já inovam na educação?

A sistematização da parte pedagógica, administrativa e financeira é um diferencial enorme para as instituições de ensino. Hoje, escolas e faculdades de todos os portes já apostam na inovação e na tecnologia por meio do sistema de gestão escolar.

Um dos cases de sucesso pode ser visto na UNIPEC, que passou a adotar o sistema de gestão da Escolaweb, desde 2016. A faculdade, com cerca de 2.800 estudantes, permite que todos os matriculados tenham acesso ao portal do aluno, no qual encontram registros de assuntos importantes e compromissos centralizados em uma única plataforma.

O Colégio Apoio faz parte de outro case do sistema de gestão da Escolaweb. A instituição, que atende cerca de 300 alunos, tem percebido uma melhora imensa na comunicação com os pais desde o início da parceria, em 2018. A rotina dos professores e do setor financeiro também é outro destaque. Os depoimentos desse e de outros parceiros estão disponíveis para você conferir!

Investir em inovação e tecnologia permite que a gestão foque no que realmente importa para a escola: o acompanhamento da atuação dos professores e as táticas para a melhoria do ensino. Como vimos, o sistema de gestão escolar é a principal ferramenta de instituições que cultivam essas prioridades no dia a dia.

Já conhece a Escolaweb? O nosso sistema de gestão escolar conecta alunos, pais e professores em um ambiente seguro e que garante a troca de informações em tempo real. Para entender como os nossos recursos funcionam na prática, entre em contato conosco!