A importância do marketing boca a boca

19 de agosto de 2015

Ao gerir uma escola é necessário se preocupar com materiais que permitam boas aulas, com conforto de alunos, docentes e demais funcionários, com segurança, dentre tantos outros itens. As preocupações com o ensino de qualidade são tantas que, muitas vezes, há um esquecimento na relação empresa x cliente.

Para ter alunos, é preciso ter pais satisfeitos e isso só acontece quando a relação da escola com a família é boa. A organização escolar, o cumprimento de metas, a divulgação dos investimentos, ou seja, a transparência nesta relação acaba deixando o cliente satisfeito. Em troca, a escola ganha, além de alunos fieis e que estarão nela até terminarem o estudo, algo muito procurado por qualquer empresa que quer crescer: o marketing boca a boca.

Importância do marketing boca a boca para a escola

Quando você quer ir almoçar em um restaurante diferente, como você escolhe o lugar no qual vai? Provavelmente pergunta a um conhecido que já tenha ido nele ou vai procurar os depoimentos dos clientes, postadas nas redes sociais, não é? Quando se pensa em educação e escolha da escola dos filhos, o caminho é praticamente o mesmo.

Ninguém troca o filho de escola sem saber a opinião de outros pais ou sem investigar bem as reclamações ou satisfações trazidas pela instituição. O boca a boca é para muitos o limite entre matricular ou não acriança na escola. Por isso, o colégio precisa estar atento a isso, pois ter uma boa imagem perante o pais significa conquistar novos clientes e prosperar.

De nada adiantará investir em propagandas, cartazes, faixas, páginas na internet, entre outras, se a relação da escola com os clientes não for boa.

Sem contar que pessoas satisfeitas fazem propaganda gratuitamente, sem custo algum para a empresa. Ela simplesmente conta que lá é bom, que o filho está bem, que o ensino é de qualidade, porque se sente feliz com a escolha da escola feita. Uma propaganda voluntária, gratuita e muito convincente. Você quer isso para a sua escola?

Dicas de como conquistar o marketing boca a boca

• Facilite a comunicação: esteja pronto para tirar dúvidas dos pais, atender às suas necessidades e receber bem na escola. Isso vale também para emails, que devem ser respondidos com agilidade e precisão.
  • Chame a família para a escola: a convivência de pais e responsáveis dentro da instituição aumenta a segurança que eles têm no local e, consequentemente, conquista o boca a boca. Por isso, invista em reuniões produtivas para a divulgação de investimentos e dos cumprimentos de metas. Faça festas e comemorações, convidando sempre a família. Traga os pais para a sua escola.
  • Ofereça um bom produto: a escola vende um produto que, neste caso, é o ensino. Por isso, tenha um ensino de qualidade e zele pela organização escolar. Sem dúvida isso será bem visto pelos clientes e comentado entre os pais.
  • Prepare a sua equipe: este bom relacionamento só será conquistado se toda a equipe estiver pronta para isso. A sua está?

Como vocês investem na relação com os pais? Estão cultivando o marketing boca a boca? Conte pra gente!

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!