Inovação: 7 dicas para modernizar sua escola usando a internet

16 de agosto de 2016

A tecnologia faz parte de nosso cotidiano, especialmente das crianças e adolescentes, portanto, na escola, não poderia ser diferente. O professor precisa se adequar e usar a internet a seu favor no campo pedagógico. Se você quer usar de inovação em suas aulas, mas não sabe de que forma, separamos algumas estratégias para você começar a explorar o mundo virtual com seus alunos:

Sentir-se à vontade no papel de aprendiz é o primeiro passo de inovação

As crianças e adolescentes são muito íntimos da internet e de suas utilidades. Eles certamente poderão te ensinar muito sobre como e onde navegar na web. Aproveite, divirta-se e aprenda com eles. Aceite as sugestões que considerar viáveis para usar em suas aulas. Discuta com eles sobre sites ou aplicativos interessantes que vocês poderiam explorar em suas aulas.

Converse com os responsáveis e com a coordenação pedagógica

Antes de se aventurar pela internet, dependendo do trabalho que você e seus alunos farão, pode ser necessário ter a autorização dos responsáveis pelos alunos, como, por exemplo, para mostrar imagens. Por isso, é essencial conversar primeiramente com a coordenação da escola e obter o aval tanto do coordenador pedagógico como dos responsáveis. Caso você não consiga as autorizações, não deixe que isso te desanime. Há meios fantásticos de utilizar a internet sem que seja necessário se expor.

Use a gamificação

Trabalhar com jogos é um meio excitante de trazer a inovação para suas aulas. Competições de qualquer tipo aguçam o interesse dos alunos. Há na internet jogos educativos de praticamente qualquer disciplina. Basta que você explore previamente as possibilidades e deixe os alunos se divertirem enquanto aprendem, e até competirem entre si.

Dê projetos em grupo para promover inovação em sala de aula

Faça com que os alunos pesquisem e elaborem trabalhos juntos. Nesses trabalhos, eles podem fazer uso do PowerPoint e fazer apresentações de slides para a sala. Serão workshops promovidos por seus próprios alunos. Você pode sortear os temas que serão apresentados, de acordo com o currículo escolar. Certamente você se surpreenderá com o que eles são capazes de criar.

Use e abuse de vídeos

Que tal se seus alunos, ao invés de apresentarem um trabalho digitado ou uma peça teatral, não fazem uma filmagem? E que tal se essa filmagem for para o YouTube? Seria divertido ver quantas visualizações eles conseguiriam com seus projetos inovadores! Lembrando que, para isso, é necessária a autorização dos responsáveis.

Explore as mídias sociais como forma de inovação

Em sua disciplina há assuntos polêmicos? Que tal promover uma discussão, um fórum, dentro do Facebook, por exemplo? A classe poderia criar um grupo no Facebook, onde vocês poderiam discutir vários temas. Seus próprios alunos podem também criar um blog para a sala, para expor artigos, vídeos, ideias, etc. Seria um local de encontro para você e seus alunos.

Agende videoconferências com seus alunos

Você pode agendar videoconferências com alunos de classes e até de escolas diferentes. Convide também algum outro amigo que lecione a mesma disciplina, e debata sobre tópicos atuais e interessantes. O Skype é a ferramenta ideal para promover esse tipo de conferência, com ou sem o uso de imagem.

As possibilidades de se trabalhar com a internet, trazendo a inovação pedagógica são infinitas. Compartilhe conosco uma atividade inovadora que você fez usando a internet com seus alunos!

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!