Antes de te direcionar para o Whatsapp, preencha o formulário.

Tenha o Escolaweb na sua escola hoje mesmo!

Fale com um dos nossos consultores e transforme a experiência de gestão da sua instituição.

Como o trabalho em grupo impacta na aprendizagem em sala de aula

22 de outubro de 2014
3 minutos

Além de transmitir o conhecimento, é papel do docente colaborar para que o aluno saia sabendo conviver em sociedade e enfrentar as necessidades requeridas pelo mercado de trabalho, como por exemplo, o trabalho em grupo e a divisão de tarefas em equipe. 

Para isso, além de saber ouvir e deixar o aluno se expressar e interagir na sala de aula, é altamente recomendável incentivar e permitir o trabalho em grupo.

Trabalho de grupo em sala de aula

A explanação e as demais técnicas de ensino são extremamente importantes, mas o trabalho em grupo não pode ser esquecido pelo professor.

Ele ajuda o discente à:

  1. desenvolver o respeito para com os demais;
  2. saber expor e a ouvir opiniões contrárias à sua;
  3. e a desenvolver sua capacidade intelectual.

Com isso, o professor ajudará a formar cidadãos preparados para viver e aceitar opiniões diferentes. Ao mesmo tempo, para delegar tarefas e recebê-las, trabalhando em grupo como normalmente o mercado de trabalho pede.

Outras dicas

O trabalho em grupo ajuda também a desenvolver características como a de cooperação, responsabilidade e interação dentro da turma. Além disso, alunos que possuem mais dificuldade nas disciplinas acabam, muitas vezes, tendo mais facilidade de entender o que o colega fala. Com isso, tirando dúvidas e melhorando o seu desempenho, com a ajuda dos colegas.

Sai a figura do professor, aquela pessoa mais experiente e que domina o tema e entra a figura do colega, que tem a mesma idade e passa por momentos de estudos e descobertas. Em outras palavras o famoso ensino horizontal ao qual alguns estudantes respondem muito bem.

As trocas de experiência e de conhecimento bem como o estímulo à criatividade se somam a todo esse processo. Além disso é positivo até para aquele aluno mais tímido, que não se sente à vontade para fazer uma pergunta no meio da aula, mas ao mesmo tempo se sente mais confiante em tirar as suas dúvidas com os colegas durante essa atividade. 

Nem tudo é perfeito no trabalho em grupo

Como em toda tarefa, nem tudo sai perfeito sempre. É necessário que o professor esteja preparado para trabalhar com uma sala mais agitada e com aqueles alunos menos interessados que podem aproveitar desse momento para “escapar” da atividade e deixar o trabalho nas mãos dos colegas.

Uma dica para driblar esse problema é colocar os mais indisciplinados no mesmo grupo, pois eles terão que pensar e dialogar, já que não contarão com um aluno mais aplicado para fazer a tarefa. Porém, o docente é quem melhor conhece o comportamento da turma e deverá avaliar se essa é a melhor maneira de divisão.

Enquanto a atividade é realizada, é essencial que o professor acompanhe e oriente as equipes, tirando dúvidas ou até sugerindo algo quando notar que o início da atividade é um pouco difícil. É necessário se portar como um bom mediador para ter um resultado positivo.

Você realiza esse tipo de atividade em sala de aula? Como é a resposta dos seus alunos? Conte para a gente nos comentários!

Quero no meu site

Se mantenha atualizado sempre!

Você pode amar!

Newsletter

Descubra as últimas tendências no universo da educação e explore uma variedade de ideias para elevar a gestão da sua instituição.

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!

Obrigado!

Seu Cadastro foi realizado com Sucesso!