Como um aplicativo escolar pode ajudar na comunicação da sua instituição

29 de janeiro de 2016

A educação está evoluindo rapidamente e as escolas precisam de agilidade e inovação na mesma velocidade para sobreviverem num mercado cada vez mais competitivo. Um eficiente aplicativo de comunicação escolar, que integre gestores, professores, pais e alunos pode ajudar nesta empreitada, com todos tendo a escola na palma da mão.

Saiba mais:

Aplicativo para Escolas: quais os benefícios?

Por quê ter um aplicativo de comunicação escolar integrado?

Vale a pena investir na comunicação via chat?

O aplicativo de comunicação escolar deve se integrar com o sistema de gestão escolar para que a sua equipe de TI gerencie tudo em uma única base de dados. A comunicação ficará mais ágil, transparente e acessível de modo que os pais possam controlar totalmente as questões administrativas e acadêmicas, os alunos acessem de onde estiverem o dia a dia das aulas e suas responsabilidades e os gestores e professores ganhem mais segurança e tempo para suas atividades. Não seria ótimo?

Essa ferramenta facilita a vida dos pais que têm uma rotina estafante, diminui possíveis ruídos de comunicação entre as partes envolvidas na comunidade escolar e melhora o contato em geral. Desta forma, a comunicação mais dinâmica permite uma maior sinergia entre todos e, consequentemente, um aprendizado mais efetivo.

O que pode ser feito por meio de um aplicativo escolar?

1 – Controle e incentivo

As lições de casa diárias são muito importantes para os alunos frisarem o que aprenderam em sala de aula. Com o aplicativo, os pais podem checar o que precisa ser feito de forma a incentivarem os filhos a realizá-lo dentro do prazo estipulado pelo professor e também auxiliar os estudantes a programarem melhor o tempo entre os deveres de escola e o lazer.

2 – Agenda escolar facilitada

Pais e alunos ficam em contato permanente com a programação de atividades extracurriculares, como provas, trabalhos, projetos, datas comemorativas, palestras, seminários e festas que são comunicadas, pela escola, com antecedência para que todos possam se preparar e se agendar para participar.

4 – Aumento da Economia

Os comunicados e informativos tradicionais deixam de ser impressos ou anotados em agendas, que muitas vezes nem chegam aos pais. Os contatos por telefone, que correm o risco de ser feitos quando os pais não estão em casa, também deixam de ser necessários. Os emails também não vão mais ficar parados na caixa de spam ou nunca lidos. Resultado: economia nos gastos com papel e contas de telefones.

5 – Envio de notificações importantes

Os pais e responsáveis ficam o tempo todo conectados com o que está acontecendo na vida escolar de seus filhos. O aplicativo envia notificações sempre que algum evento novo estiver para acontecer. Ou seja, reuniões de pais e professores, conselhos de classe, calendário do ano letivo e outros temas são comunicados online.

6 – Sem surpresas desagradáveis

Os pais e responsáveis não terão mais surpresas ao final do semestre ou do ano. Isso porque vão acompanhar a frequência dos filhos às aulas, verificar as demandas de atividades a serem realizadas, consultar notas de provas e trabalhos. Eles podem fazer isso quando e onde estiverem, desde que tenham sinal de internet. No trânsito, na fila do banco ou antes de dormir, toda hora é hora de acompanhar a vida dos filhos e tomar decisões rápidas quando algo não vai bem como esperado.

7 – Sem ruídos nas informações

Chega de ruídos de informações, tão comuns com os métodos tradicionais de comunicação. O aplicativo é um canal de informação confiável e que pode ser acessado sempre para checar informações e entendimento, combatendo os mal entendidos.

Escolha um  aplicativo escolar que seja adequado às necessidades da sua escola

Pense e analise bastante, não somente as vantagens citadas acima, mas a qualidade do aplicativo de comunicação escolar que você vai adotar. É importante que o aplicativo escolhido seja condizente com o nível da sua instituição e que ele seja de fácil utilização. Entenda bem qual o cenário da sua escola e certifique-se sobre qual a ferramenta que oferece as funcionalidades necessárias para engajar seus alunos, comprometer os pais e suportar a atividade dos seus professores. A educação agradece!

Quer saber mais sobre como melhorar a comunicação na sua instituição de ensino?  Separamos um material incrível te ajudar a entender melhor o assunto!

Redes sociais na Educação

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!