Como orientar os pais a ajudarem no desempenho escolar de seus filhos?

29 de maio de 2016

É fato que quando os pais participam da educação de seus filhos, o desempenho escolar deles melhora consideravelmente. Pais participantes do processo educativo demonstram aos filhos o quanto a educação é importante, e isso se reflete na performance dos alunos. Por outro lado, quando os pais não estão de fato comprometidos com a educação de seus filhos, deixando essa responsabilidade apenas a cargo da escola, isto geralmente se reflete em baixo desempenho por parte dos alunos.

Como a escola pode ajudar os pais e orientá-los para que possam ser parte ativa no processo aprendizagem?

Ter contato direto com os pais é fundamental para aumentar o desempenho escolar

É importante que pais e professores possam estar em contato sempre que necessário. Atualmente, há a facilidade de comunicação por meio das redes sociais, dos e-mails, e de sistemas escolares que possibilitam este tipo de comunicação. Dessa forma, os pais estarão sempre cientes com relação a eventos escolares e também com relação a eventuais problemas que possam afetar o desempenho escolar do aluno.

Orientar os pais para conversarem com os filhos sobre a escola

Os pais devem demonstrar interesse em saber o que o filho está estudando, como são seus colegas de classe, de quais atividades ele gosta ou não, enfim, fazer com que o filho sinta-se a vontade para falar sobre a escola sempre que necessário. Às vezes o filho quer conversar com o pai e ele não o escuta por estar ocupado, ou os pais querem saber sobre a escola em momentos nos quais os filhos estão cansados ou mesmo famintos. A escola deve orientar os pais com relação ao momento certo para abordar o assunto.

O desempenho escolar aumenta quando o pai incentiva o filho a estudar

Os pais devem despertar no filho o desejo pelo estudo, e incentivá-lo a sempre procurar ter o melhor desempenho que ele conseguir, porém não devem forçá-lo a ser o melhor da turma, pois isso causará estresse e produzirá um efeito contrário ao desejado. Os pais devem também elogiar o filho em caso de uma boa ou melhor performance.

Fazer com que os pais incentivem os filhos a terem hábitos saudáveis

Dormir pelo menos oito horas por noite, comer alimentos saudáveis, não ficar apenas usando o computador ou o celular são exemplos de hábitos que os pais devem incutir nos filhos. Se os filhos tiverem uma vida regrada com certeza terão disposição para ter um melhor desempenho escolar.

Acompanhar a vida escolar de seus filhos melhora o desempenho escolar

É necessário que os pais fiquem cientes do que ocorre no ambiente escolar. Acompanhar reuniões, comparecer a eventos, olhar o caderno dos filhos, tudo isso faz com que os pais demonstrem o valor que dão à escola.  Caso os pais não possam comparecer aos eventos e reuniões escolares, é essencial que tenham ao menos algum meio de comunicação com a escola.

Ler para o filho e incentivá-lo a ler

Crianças menores podem usufruir do prazer de ter os pais lendo para elas. Caso os filhos sejam adolescentes, o pai deve procurar saber que temas são do interesse de seu filho e comprar livros para incentivá-lo a ler. Pais que leem demonstram um bom exemplo aos filhos.

Mostrar aos pais a importância de estabelecer uma rotina de estudos

O aluno deve ter um horário específico e um local ideal para estudar. Incentivar o filho a estudar sempre no mesmo horário, em um local especialmente preparado para este momento, onde ele dispõe de todos os recursos que possibilitem que ele estude sem precisar deslocar-se para buscar outros materiais e sem distrações o auxiliará a criar uma rotina de estudos e aumentar o seu desempenho escolar naturalmente.

Por meio de orientação e guia adequados, é possível ensinar aos pais os passos que eles devem tomar para participarem ativamente dos estudos de seus filhos e fazer com que o desempenho escolar deles melhore consideravelmente.

Como sua escola incentiva a participação dos pais no processo aprendizagem? Conte para a gente!

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!