Dicas poderosas para engajar os pais no processo escolar

3 de fevereiro de 2016

A interação dos pais no processo escolar e educativo é de suma importância. É sabido que quando os pais estão engajados na aprendizagem, os alunos obtêm melhor desempenho. Entretanto, o envolvimento da família na educação ainda é bastante tímido. Muitos pais não participam ativamente da vida escolar de seus filhos, e as razões para tal são muitas:

• Falta de tempo: Pais que trabalham geralmente não podem comparecer a reuniões no período diurno.
  • Inadequação: Alguns pais não se sentem à vontade no ambiente escolar, provavelmente devido a experiências negativas ou mesmo por serem introvertidos. Alguns podem sentir- se inseguros com relação a diferenças culturais e acharem que não possuem habilidades que podem agregar valores aos alunos.
  • Desconhecimento da relevância dos pais na educação: Outros pais, ainda, podem não compreender o valor do envolvimento deles no ensino de seus filhos.Devido a estes fatores, cabe à escola motivar os pais e deixá-los cientes que é de vital importância que eles tornem-se parte ativa na vida acadêmica de seus filhos.

Como a escola pode motivar os pais no processo escolar e engajá-los para participar da educação de seus filhos?

1. Ter um website

Toda escola precisa manter um website constantemente atualizado, com as principais informações escolares, tais como Calendário Anual, eventos, e outras informações essenciais.

2. Possuir os e-mails dos pais

É fundamental possuir o e-mail de todos os pais, agrupados por classes, pois desse modo é possível enviar recados tanto em grupo, como individuais. Torne estes e-mails periódicos, enviando pelo menos um a cada bimestre.

3. Ter newsletters

Os jornais escolares são um modo eficaz de manter os pais informados sobre as atividades e eventos que ocorrem na escola.

4. Buscar por auxílio

Elabore cartazes e envie e-mails com os dizeres: Você tem duas horas? Convide os pais para inscreverem-se para trabalhos voluntários na escola pelo período de duas horas. Eles poderão ajudar a servir lanches, auxiliar os alunos em sala de aula ou trabalharem na Biblioteca. Faça uma tabela de escalonamento. Verifique em quais funções eles sentem-se mais à vontade. Faça com que os pais sintam-se bem-vindos à escola e que também possam fazer sugestões no processo escolar.

5. Ter reuniões de pais em horários acessíveis

Muitos pais não podem comparecer a reuniões escolares porque elas ocorrem durante o dia. Estipule um horário alternativo noturno, para que possa atender a todos os pais.

6. Utilizar um app de comunicação

Um aplicativo de comunicação é um meio de manter contato com pais de alunos que não dispõem de tempo. Por meio da tecnologia, é possível entrar em contato com os pais a qualquer momento, em qualquer lugar.

7. Organizar eventos

Há várias comemorações das quais os pais podem participar na escola. Algumas delas são:

• Feira da Literatura Nesta Feira, podem ser convidados escritores como palestrantes, e promover um sarau de poesia ou um concurso de poemas. Também é possível os filhos lerem para os pais e vice-versa, com perguntas após o texto elaboradas pelos professores para reflexão.
  • Café com carinho Especificamente para pais de crianças que vão para a escola pela primeira vez, providencie bolinhos, suco e muitos lenços de papel na entrada da escola, para que este momento tão difícil para os pais torne-se menos complicado.
  • Datas comemorativas Olimpíadas, Dias das Mães, Dia dos Pais, dos Avós, do Índio, e tantas outras datas comemorativas podem ser celebradas com danças, peças teatrais, jograis, corais e competições, entre outras atividades.
  • Feiras Feira de Ciências, Feira Multicultural. Por meio destas celebrações, é possível mostrar aos pais a criatividade de seus filhos e fazer com que os alunos enriqueçam seus conhecimentos. Os pais podem ser convidados não só a participar, mas também a decorar a escola.
  • Noite da Sopa Nesta noite, uma sopa é preparada para os pais pelos próprios alunos. Pode-se cobrar um valor simbólico que será utilizado para ser doado para alguma causa nobre.

***

O que você achou de nossas dicas e sugestões para aumentar o engajamento dos pais no processo escolar? Deixe sua opinião!

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!