Gestão de professores: como fazer de forma eficiente?6 min read

Para a escola, desenvolver uma boa gestão de professores significa a capacidade de conseguir extrair todo o potencial de sua equipe, de modo que os profissionais ofereçam a seus alunos uma excelente qualidade de ensino.

No entanto, essa não é uma tarefa simples e exige da instituição alguns cuidados e observações na relação com os profissionais, como observar algumas de suas aulas, valorizar o docente, oferecer treinamentos, entre outros.

Saiba mais

Vale a pena adotar a avaliação de professores na minha escola?

Saiba como contratar os melhores professores para sua instituição de ensino!

Como fazer a recepção de professores novatos na escola?

 

A seguir, mostraremos o que a direção pode fazer para melhorar a qualidade do trabalho do professor. Acompanhe a leitura!

Observe algumas aulas

Observar as aulas pode parecer um pouco intimidador. No entanto, essa é uma prática que deve ser estabelecida no projeto político-pedagógico (PPP) da escola. Este documento descreve as principais práticas que os professores devem seguir ao logo do ano.

Isso significa, por exemplo, que se a escola determina um método de aprendizagem (cooperativo ou colaborativo), o coordenador que assistir à aula avaliará se a metodologia utilizada está de acordo com o estipulado pela instituição de ensino.

Além disso, ao assistir à aula, faça um checklist das principais avaliações que você pretende observar. Por exemplo: se a relação entre professor e alunos é a ideal, se os estudantes se comportam de maneira adequada e se a didática do profissional é clara para os alunos.

O professor deve dar sua aula conforme a ideologia da escola. No entanto, também é preciso que ele possa agir com liberdade, podendo aplicar os seus métodos de ensino. Também é importante somente assistir à aula, sem nenhum tipo de interferência ou participação. Apenas cumprimente os alunos e rapidamente explique por que assistirá à exposição do conteúdo. Somente depois a gestão deve alinhar com o profissional qualquer observação que ache necessário fazer.

Ao dar o feedback sobre a aula, inicie reforçando os pontos positivos do profissional. Só a partir daí, faça as críticas e sugestões. Além disso, tenha tato ao falar com o professor, pois tratar as pessoas de maneira educada e cordial faz toda a diferença para conseguir um resultado positivo.

Mantenha os professores engajados

Promover o engajamento dos professores significa estimulá-los a participar mais de diversas atividades escolares, de maneira que eles possam contribuir para melhorar a qualidade de ensino.

Para isso, é fundamental que eles se sintam satisfeitos com a instituição. Uma forma de atingir esse objetivo é incentivá-los a participar de projetos pedagógicos que sejam interessantes. A principal meta é fazê-los contribuir com ideias enriquecedoras para a escola e os alunos.

Outra forma de promover o engajamento dos professores é abrir espaço para o diálogo. Portanto, promova encontros nos quais eles possam avaliar e opinar sobre os processos da instituição. Também permita que eles deem sugestões sobre ideias para o ambiente de trabalho.

Valorize os profissionais

Valorizar os profissionais é fundamental para extrair o melhor deles. Portanto, não adianta somente oferecer um bom salário e benefícios. Para manter o profissional motivado, é preciso que ele se sinta apoiado pela escola. Isso significa, por exemplo, incluí-lo em decisões sobre medidas que a instituição pretende tomar em relação ao corpo docente e à qualidade do ensino.

A boa motivação dos professores é capaz de torná-los mais produtivos, pois, assim, eles realizarão suas tarefas com mais disposição. Isso também é refletido em sala de aula, já que, por se sentirem motivados, conseguirão motivar os alunos também.

Invista em uma boa estrutura para os professores

A tecnologia pode ser uma grande aliada dos docentes em uma sala de aula. Oferecer recursos modernos e tecnologias recentes, como recursos de multimídia, materiais digitais e uma boa estrutura física, é essencial para auxiliá-los a melhorar a qualidade de suas aulas.

O professor deve ser incentivado a utilizar esse tipo de recurso, pois a tecnologia também facilita o seu trabalho. Há ferramentas que ajudam, inclusive, na elaboração e na preparação do conteúdo, o que garante maior agilidade e eficiência no ensino.

Por exemplo, um ambiente virtual de aprendizado (AVA) permite a distribuição de conteúdos de diferentes formas. Isso, além de agilizar o trabalho do professor, já que o material poderá ser utilizado em outras turmas, ainda garante mais qualidade nas aulas.

Por fim, também é importante que a escola ofereça o treinamento adequado aos professores, de modo que eles possam utilizar todas essas tecnologias de maneira rápida e eficiente.

Estimule a capacitação e a qualificação

Há uma série de atividades e cursos, como pós-graduação, workshops, seminários, treinamentos etc., que a escola deve incentivar o professor a fazer. Ao aumentar a capacitação, a instituição terá um profissional mais completo, com novas ideias e sugestões para apresentar, o que é muito benéfico para todas as partes envolvidas em uma relação de ensino.

Além de incentivar, a escola deve promover essa qualificação. Uma maneira de fazer isso é firmar parcerias com outras instituições para que os professores tenham descontos nas atividades.

Muitas vezes, a alta carga horária de trabalho do docente atrapalha essa possibilidade. Uma alternativa é flexibilizar a agenda do professor, de modo que ele consiga conciliar as atividades de maneira confortável.

Auxilie na resolução de problemas

A indisciplina é um dos maiores problemas enfrentados pelos docentes. Existem turmas que conseguem levar o professor a um alto grau de estresse, o que pode fazer com que ele desista daquela escola ou, até mesmo, abandone a carreira. Por isso, é preciso que o profissional sinta que a direção está ao seu lado para ajudá-lo a encontrar a harmonia certa.

Nesse cenário, é fundamental que a gestão ajude o professor a promover um ambiente equilibrado e saudável. O apoio da gestão é muito importante nesse processo, pois assim o profissional se sentirá mais acolhido e animado com o seu trabalho.

Assim sendo, quando o professor encontrar problemas em sala de aula, é essencial que a gestão demonstre seu apoio e reforce, perante os alunos, que a liderança do docente precisa ser respeitada. Esse processo deve ser feito por meio de muito diálogo, inclusive com os pais, que precisam ter ciência dos limites e regras determinados pela escola.

Portanto, para garantir um ensino de qualidade, é preciso que a instituição invista na gestão de professores de maneira eficiente. Para isso, mantenha um relacionamento estreito com os profissionais, de forma que eles possam sempre oferecer o melhor desempenho em sala.

E então? Gostou das nossas dicas sobre gestão escolar? Se tiver alguma sugestão ou dúvida, deixe um comentário!

gestão de professores