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Captação de alunos: 7 dicas para garantir as rematrículas4 min read

Você tem percebido que ultimamente os números para captação de alunos já não são mais os mesmos?

As estratégias convencionais não apresentam resultados como antes, é verdade. Mas então, como reverter esse cenário?

Bom, o fato é que muitos gestores acabam anunciando em diversas mídias mas ainda assim, nenhum método atinge o resultado esperado.

Gestão de captação de alunos vale ouro

Através da gestão de captação de alunos, esta divulgação da mesma deve acontecer em torno de 6 meses antes. Eis aí um dado importantíssimo. Lembrando que a divulgação deve ser feita durante todo o ano de maneira adequada, isso quer dizer, por meio da internet, ou seja, marketing digital, vide site da escolar.

Além do mais, o bom e velho site, não deve ser apenas um mero cartão de visitas mais, com dizeres institucionais somente, e sim um vendedor trabalhando a favor da escola para trazer o tão esperado retorno.

Existe, porém, uma metodologia para auxiliar nessa gestão de captação de alunos, que consiste em alguns fatores. Confira 7 boas dicas!

1 – Planejamento é fundamental

Pode-se dizer ele é essencial, assim como conhecer profundamente o public-alvo da Instituição de Ensino. Com essas informações as estratégias de marketing e captação devem ser traçadas. Cada Instituicão possui sua própria persona, a ser definida. Assim, a divulgação, enfim, todo o projeto será criado especificamente para esse público-alvo.

2 – Atraindo seu cliente

Sua persona, ou seja , seu público-alvo definido através de um bom planejamento,  precisa conhecer sua instituição de ensino e para isso, nada melhor do que usar a internet. Portanto, ofereça material de altíssima qualidade aos seus clientes, seja via blog ou redes sociais, criando também anúncios no Google e Facebook, gerando vídeos informativos e enviando emails marketing. Resumindo: seja relevante!

3 – Conteúdo de qualidade

É importante virar referência, através de produção de bom conteúdo. Emails marketing, e-books, vídeos interativos nada mais são do que trocas justa com os futuros interessados em sua Instituição.

4 – Convertendo seu cliente em um lead

Após atrair o visitante ao site da Instituição, é necessário capturar os seus dados, afim e transformá-lo em um Lead.  Para isso devem ser criadas páginas específicas de cada curso, integradas ao CRM, automatizando e organizando a comunicação. Se necessário, contrate um serviço especializado no assunto.

5 – Comunicação essencial em 4 etapas

Após a captação do lead, é extremamente necessário conduzí-lo pelo funil de vendas, que se dá a partir de 4 momentos (do topo para baixo): 1. Descoberta, 2. Interesse, 3. Consideração, 4. Intenção – até que esteja pronto para a matrícula. Para isso, utiliza-se o método “régua de relacionamento”, que nada mais é do que definir as comunicações adequadas (email, sms, etc) para cada momento do estágio.

6 – Finalmente a Matrícula

Importante ressaltar que, no caso, o controle dos alunos rematriculados deve ser diário ou semanal. sempre acompanhado com devido cuidado pela direção da escola. Saber, por exemplo, quantos alunos já fizeram a reserva. Atentar-se ao mesmo dia do ano passado, entender como estava esta relação, pois se a relação estiver piorando, antes de novembro medidas de emergência devem ser tomadas. Primar pelo contato das famílias dos alunos mais silenciosos e fazer o bom e velho corpo-a-corpo com todos, são atividades mínimas recomendadas. Assim, é possível identificar os motivos da dúvida e sanar logo o problema. Por fim, integrar todo o processo à matrícula é essencial. Cada passo do lead deve ser gravado no CRM para futuras interações e análises.

7 – Análise

A gestão precisa estar atenta aos principais indicadores de desempenho: visitas, geração de leads, e oportunidades, conversões, análise de funil de vendas, alcance e retorno sobre o investimento (ROI). O que faz com que o gestor saiba exatamente de onde vem seu investimento.

Com todas essas etapas, pode ter certeza que o resultado final serão salas cheias e matrículas feitas!

Compartilhe aqui conosco como você faz para atrair positivamente cada vez mais alunos para sua Instituição!