captação de alunos

Como estruturar a equipe responsável pela captação de alunos?

➡ Tempo de leitura: 4 minutos

É fundamental que a escola sempre mantenha um planejamento para a captação de alunos e fidelização daqueles que já possui. Uma escola é um formato de negócio.

Mesmo sendo um assunto tabu em muitos lugares, é preciso entender que uma instituição de ensino é também uma empresa, em que há muitos profissionais que dependem dela.

Porém, captar novos estudantes não é uma tarefa fácil. Se feita com a estratégia correta e de forma inteligente, será apenas mais um processo para o crescimento da instituição. Para isso, contar com profissionais qualificados e ferramentas tecnológicas é uma das melhores soluções. Lembre-se de que quanto mais apoio você tiver, melhor.

Saiba mais:

Como estruturar a retenção de alunos na sua escola em 5 passos!

As principais funcionalidades de um sistema de matrícula online

Funil de captação de alunos: o que é e como aplicá-lo

 

Mas, como estruturar a equipe responsável pela captação de alunos? É isso que falaremos neste material. Confira abaixo e boa leitura!

Escolha profissionais qualificados

A captação de alunos exige um bom jogo de cintura e muita experiência em mercado e gestão. Para que você conte com a melhor equipe para esse objetivo, é fundamental contratar profissionais que já fizeram isso antes, com formação em administração, marketing, publicidade ou áreas correlatas, e que tenham conhecimentos de pedagogia.

Além disso, vale a pena conversar com os candidatos para que eles compartilhem possíveis soluções para a captação de alunos, como se fosse uma situação real. Dessa forma, você pode avaliar se essas pessoas têm mesmo um bom domínio de planejamento e estratégias voltadas para o segmento de educação.

Outro fator que conta bastante é já ter esses profissionais no seu quadro de colaboradores. Por exemplo: aquela pessoa que está diariamente na secretária da escola, e conhece como ninguém a rotina da instituição, pode fazer toda a diferença na captação de alunos. Afinal, muitas vezes, você tem dentro da própria empresa a mão de obra necessária para um projeto.

Faça uma boa varredura dentro da escola, para verificar quem pode contribuir com essa estratégia e que esteja disposto a participar desse momento importante.

Fique de olho na postura do consultor

Nos dias de hoje, é visível a quantidade de escolas que existem no Brasil. Muitas delas têm um corpo docente incrível, com muita capacitação e resultados exemplares — o que já é, por si só, um atrativo para novos alunos. Mas, quem ainda está lidando frente a frente com a conquista de novos estudantes precisa ser um pouco diferente, voltado mesmo para os negócios.

Isso não quer dizer, por exemplo, que a pessoa precisa ser um vendedor nato. Não, muito pelo contrário. Os pais e responsáveis percebem quando os consultores escolares estão apenas repassando informações que não são verdadeiras, para driblar os concorrentes e fechar o máximo possível de matrículas para a escola.

Nesse sentido, é bom ficar de olho em como é a postura do consultor. Ele precisa ser dinâmico, influente, comunicador e muito bem informado sobre como é a escola, os seus processos, os seus benefícios e como aquele aluno poderia ser muito feliz nesse ambiente. Tudo isso precisa ser passado para quem terá a decisão final: os responsáveis.

Quanto mais desenvolto o consultor for, melhor. Além disso, quanto mais esse profissional tiver simpatia e mostrar que quer encontrar a melhor solução entre a necessidade do aluno e o objetivo da escola, mais a relação será equilibrada e o colaborador poderá conquistar, de fato, um novo estudante.

Procure por profissionais que sejam da comunidade

Isso quer dizer que o profissional escolhido para trabalhar na captação precisa conhecer a comunidade onde a escola está inserida. Lembre-se que as chances de conquistar alunos próximos é maior do que chamar a atenção dos que moram longe.

Com alguém que entenda tudo sobre o bairro — ou uma grande cidade que fique no interior.  Até a linguagem na hora de contatar possíveis alunos será diferente. É como se fosse alguém de igual para igual dizendo: “esta escola é perfeita para você, pois fica a apenas 5 minutos de casa, tem vantagens X, Y, Z, e respeita e contribui para o desenvolvimento do bairro”.

Vale reforçar também que essa pessoa pode fazer campanhas mais assertivas no entorno da escola. Quando um profissional é conhecido na comunidade em que vive, as chances de ser ouvido e ter a confiança dos moradores é maior. Além disso, é um colaborador que vive naquele lugar e sabe que está oferecendo algo bom para as pessoas que, muitas vezes, ele conhece.

Conte com consultores que tenham domínio das redes sociais

Se é fundamental contratar profissionais especializados em gestão, é ainda mais importante ter pessoas com alto conhecimento em redes sociais. Hoje, segundo o relatório Digital in 2018: The Americas, 62% da população brasileira está ativa nessas plataformas. Em outras palavras o poder de penetração delas é enorme, e não estar presente por ali é um erro.

Por isso, pensar em estratégias estratégia para a presença da sua escola nas redes sociais, se faz necessário. É nesses canais que você poderá interagir com alunos e responsáveis. Além de ter grandes possibilidades de reforçar a captação de alunos para a sua instituição. É importante, é essencial, vale a pena e traz resultados.

Procure por profissionais com bagagem de campanhas e monitoramento em social media. E que sejam, de preferência, bem próximos da área de educação, e apresentem um portfólio com as suas maiores conquistas. Vale dizer, ainda, que uma equipe formada por mais ou menos 3 pessoas já é um bom começo para a estruturação dessa área na escola.

Por fim, não se esqueça de utilizar o CRM para aprimorar a estratégia e auxiliar na tomada de decisões. A tecnologia está aí para isso! Não a usar é perder um importante aliado em gestão educacional, organização, planejamento e uma série de outros benefícios. Depois, será apenas uma questão de ajustes para que os profissionais trabalhem com um software na captação de alunos. O resultado tende a ser ótimo!

Gostou do nosso conteúdo? Continue a leitura e confira tudo sobre o software de gestão escolar!

captação de alunos