ambiente escolar

Como manter o ambiente escolar saudável

➡ Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje em dia, as empresas se preocupam muito com o ambiente de trabalho e o clima organizacional. Por isso, estabelecem diversas normas e políticas para que seus funcionários se sintam satisfeitos e mais produtivos. Da mesma forma, os gestores de escolas também devem agir para garantir o melhor ambiente escolar para professores alunos e pais.

Essa não é uma tarefa simples, afinal, falamos de relações interpessoais. Cada vez mais, os relacionamentos entre os alunos, e deles com os professores e diretores, têm se tornado mais complexos. Valores como ética, respeito, disciplina e trabalho em equipe precisam ser disseminados amplamente no ambiente.

Saiba mais:
Por que você deve investir na mediação escolar?
Comunicação interna: entenda a importância no ambiente escolar
A importância da inovação e tecnologia para o ambiente escolar

A seguir, mostramos a importância de disseminar esses valores na comunidade escolar, bem como qual é a melhor maneira para fazer isso. Acompanhe a leitura!

Por que é tão importante manter um ambiente escolar saudável?

Podemos dizer que a escola é o local em que as crianças e adolescentes passam boa parte do seu dia. Nesse convívio diário, os alunos aprendem muito mais que o conteúdo didático — afinal, esse é o local em que eles aprendem a se tornar cidadãos. Praticamente, essa é a primeira experiência na qual eles aprendem a conviver em uma comunidade.

Assim como no ambiente doméstico, se a escola for um local em que não exista harmonia e entendimento, seu desempenho não será satisfatório. Por isso, é fundamental que haja boa comunicação, respeito e organização. Dessa forma, eles aprenderão não só o conteúdo didático, mas também a respeitar regras e limites estabelecidos pela instituição.

Qual é a relação entre código de conduta e ensino de qualidade?

Muitas escolas precisam, inclusive, ter seu código de conduta, de forma a saber lidar com a prevenção e a gestão dos casos de bullying. É necessário conscientizar os alunos, tanto crianças quanto adolescentes, sobre respeito e ética.

Tudo isso, sem esquecer que o ambiente só será saudável se o ensino for de qualidade, com bons profissionais, e uma política de diálogo e braços abertos entre professores, alunos, gestores, familiares e comunidade, de forma a criar um ambiente saudável para a troca de experiências.

Um sistema de cumprimento de metas, que deixe claro o papel de cada um e monitore os resultados alcançados no ano letivo, também é uma ferramenta que contribui para a melhoria do ambiente. As metas devem estar relacionadas a uma série de fatores, entre eles:

  • o desempenho escolar das turmas;
  • os índices de aprovação e evasão escolar;
  • as notas em avaliações internas e externas;
  • os números de matrículas novas;
  • as taxas de inadimplência.

Como conciliar comunicação e visão integrada?

Outro fator importantíssimo é que as informações sobre a escola circulem entre todos os envolvidos de maneira ágil, transparente e sem espaço para rumores e boatos que só comprometem negativamente o ambiente.

Com o diálogo franco e aberto, é possível administrar conflitos mal resolvidos. Existem ferramentas importantes que facilitam o fluxo de informações, como:

  • reuniões periódicas com os pais;
  • grupos de trabalho;
  • projetos que envolvam a comunidade;
  • quadros e murais;
  • site atualizado;
  • envio de newsletters por e-mails ou grupos virtuais.

Os gestores precisam ter uma visão integrada do seu negócio, com uma boa coordenação das áreas administrativa, financeira e pedagógica. Eles devem propiciar, ainda, espaço para o debate coletivo, no qual ocorram capacitações, desenvolvimento do planejamento pedagógico e possíveis ajustes, além de fóruns para a discussão de temas como absenteísmo, indisciplina e dificuldades de aprendizagem.

Um ambiente saudável é aquele que permite a colaboração mútua, em que todos os envolvidos sejam ouvidos, e que as habilidades e competências de cada um sejam aproveitadas da melhor maneira. É sempre bom lembrar da pluralidade e diversidade presentes em todos os setores, mas de forma mais acentuada nas escolas.

O que fazer para melhorar o ambiente escolar?

A escola deve investir em ações que fortaleçam o relacionamento entre as pessoas no ambiente. O importante é garantir uma convivência sadia, em que a comunicação flua naturalmente.

Incentive a socialização

O núcleo escolar fornece ao aluno a oportunidade de exercitar a socialização com outras pessoas, seja com outros alunos, seja com professores e instituição. O importante é que essa experiência seja positiva, para que ele aprenda a respeitar ideias e valores diferentes.

Para facilitar esse processo, a escola pode oferecer espaços atraentes de convivência, com atividades que incentivem a socialização, como criar um ambiente para bate-papo ou ações que estimulem a troca de ideias.

Foque na construção de relacionamentos sólidos

Um bom relacionamento é aquele em que há diálogo e respeito entre as pessoas. Para que a escola construa relacionamentos sólidos, deve demonstrar seu interesse e preocupação com alunos e funcionários.

Uma forma de fortalecer o relacionamento é promover reuniões periódicas, tanto de pais quanto de formação continuada e planejamento pedagógico. Dessa forma, haverá maior interação entre todos, o que é essencial para transmitir confiança e estabelecer vínculos.

Incentive a participação de todos

Para construir um bom ambiente escolar, é essencial que todos participem e interajam. A instituição deve observar o comportamento dos alunos e identificar aqueles mais deslocados. O ideal é promover atividades que incentivem a participação de todos, seja dentro da sala de aula, seja na hora do intervalo.

Integre escola e comunidade

Ao investir em formas de integração entre a escola e a comunidade, o aluno aprende práticas de cidadania, o que é importante para o seu desenvolvimento pessoal. Para isso, a instituição pode promover gincanas, cursos livres ou atividades recreativas, por exemplo.

Estimule o uso da tecnologia

A tecnologia também é uma aliada para manter um ambiente saudável. A escola pode oferecer uma rede social exclusiva para seus alunos, o que promove o engajamento entre eles e ajuda a fortalecer o relacionamento.

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para tornar o aprendizado do aluno mais interessante e participativo, como a utilização de games educativos e o uso de aplicativos em que ele possa interagir com a escola a qualquer momento.

Como os sistemas de gestão escolar podem ser aliados de um ambiente saudável?

Para dar conta de todas essas responsabilidades, os gestores escolares podem investir em um sistema de gestão escolar para que as tarefas mais burocráticas sejam realizadas online e de forma prática. Dessa forma, sobra mais tempo para a gestão de aspectos mais abstratos, como esses que fazem a diferença no clima da escola.

O Escolaweb é um sistema de gestão escolar integrado, que visa não só automatizar todas as áreas funcionais da instituição, mas garantir o seu desenvolvimento. Para isso conta com os vários módulos:

  • Secretaria Escolar;
  • Financeiro;
  • Acadêmico;
  • Portal do Aluno, do Responsável e do Professor;
  • Biblioteca;
  • Portaria;
  • Almoxarifado.

Com a sua utilização, a escola reduz despesas, aumenta a produtividade dos funcionários, presta um melhor serviço aos seus clientes e melhora a sua imagem frente à comunidade. É um investimento de excelente relação custo-benefício, pois trata-se de um software moderno, intuitivo e de fácil utilização.

Manter um ambiente escolar saudável é essencial para garantir o bom aproveitamento do aluno, tanto em sala de aula quanto na convivência entre todos. Para isso, a instituição deve investir em ações participativas e contar com o apoio da tecnologia para ajudar nesse processo.

E você, tem alguma sugestão sobre o que fazer para tornar o ambiente da escola mais saudável? Então, deixe o seu comentário!