desempenho escolar

Como utilizar os indicadores de desempenho escolar?4 min read

Melhorar a performance de alunos e professores exige que o gestor escolar tenha uma visão geral da instituição. Além disso, é preciso fazer o acompanhamento constante de indicadores de desempenho para identificar problemas ainda no início e encontrar a solução para melhorar a qualidade da instituição como um todo.

Os indicadores de desempenho são métricas usadas para mostrar quando algo está fora dos padrões esperados, em comparação com os resultados anteriores e as metas preestabelecidas. Ao incluir essa atividade na rotina, é possível utilizar esses índices para avaliar a performance de alunos, professores e melhorar o ensino na instituição.

Dessa forma, os indicadores de desempenho educacional avaliam diversas áreas da instituição para observar pontos de melhoria e estabelecer um diagnóstico geral. Com o acompanhamento constante é possível agir assim que aparecer um sinal de alerta.

Assim, para melhorar o desempenho de alunos e professores deve haver uma estratégia de acompanhamento de indicadores importantes e mensuração de resultados. No entanto, antes de definir os índices a serem avaliados é preciso elaborar uma análise realista do cenário e do contexto em que a escola está inserida e então estabelecer quais são os objetivos da instituição.

Como avaliar o desempenho escolar de alunos e professores?

Os objetivos e indicadores devem ser definidos com base nas necessidades específicas de cada escola. Porém, algumas questões importantes a serem levadas em consideração são o desempenho dos alunos em avaliações nacionais, como o Enem, a maneira como o aprendizado dos alunos está evoluindo ao longo do tempo e as taxas de recuperação e reprovação ao final do ano letivo.

Assim, a partir de um diagnóstico interno é possível estabelecer o que precisa ser melhorado dentro da escola e traçar um plano para alcançar esses objetivos. No entanto, é importante ressaltar que os indicadores devem ser usados para fornecer ferramentas aos professores para adaptarem seu plano de ensino de acordo com a realidade e não como um método rígido sem relação com os alunos.

Dessa forma, para melhorar o desempenho de alunos e professores, os diretores e coordenadores podem ajudar a desenvolver programas específicos para ajudar com as dificuldades dos estudantes e auxiliar na elaboração de planejamentos a longo prazo.

Além dos indicadores de desempenho, também existem métricas que ajudam a avaliar o ambiente escolar, a estrutura física da instituição e os índices administrativos. A partir dessas informações, é possível tomar as decisões corretas para resolver os problemas e melhorar a qualidade de ensino da escola.

Indicadores de desempenho dos alunos

Avaliar o desempenho dos alunos vai muito além de analisar se as notas aumentaram ou diminuíram. O acompanhamento constante inclui a união dos responsáveis, professores e equipe pedagógica para encontrar as dificuldades do estudante e ajudar a melhorar seu rendimento escolar.

Algumas variáveis que contribuem para indicar problemas pedagógicos são:

● Frequência dos alunos;

● Média das notas em cada disciplina;

● Avaliação dos alunos em relação aos professores;

● Avaliação dos professores em relação ao aluno;

● Avaliação da turma de maneira geral.

Indicadores de desempenho dos professores

Os professores podem oferecer uma certa resistência ao serem avaliados, mas essa etapa é importante para ajudar a entender o cenário da escola e o contexto em que está inserida.

O desempenho dos professores também pode ser analisado de várias formas, seja pela equipe pedagógica, por avaliações governamentais ou pessoas externas.

Independentemente do formato, alguns indicadores importantes são:

● Cumprimento de horários;

● Participação em reuniões internas;

● Relacionamento com os alunos;

● Planejamento das aulas;

● Domínio do conteúdo;

● Utilização de tecnologia e ferramentas pedagógicas em sala de aula.

Para acompanhar os indicadores de desempenho e outras variáveis do dia a dia da escola, o gestor escolar pode utilizar ferramentas tecnológicas, como um software de gestão escolar, para automatizar o processo e ter uma visão geral da instituição. O Escolaweb oferece uma solução completa para pais, professores, alunos e para a escola, além de ser integrado ao URÂNIA.