Faltas dos alunos, como evitar a evasão escolar?

5 de junho de 2016

Faltas – em qualquer nível escolar – tem consequências negativas para os alunos. Sobretudo se o aluno falta constantemente. Alunos que possuem muitas faltas, via de regra, apresentam notas baixas e baixo desempenho escolar. Isso acontece porque eles não conseguem acompanhar a sequência das disciplinas escolares. Crianças faltantes apresentarão comprometimento em seu desempenho durante toda sua vida escolar, e adolescentes faltantes são fortes candidatos à evasão escolar.

Como a escola pode fazer com que haja menos faltas?

O primeiro passo é identificar de que tipo de falta se trata:

• Alunos que “matam” aulas;
  • Pais que dizem que o aluno recusa-se a ir para a escola;
  • Aluno que não justifica porque falta;
  • Pais que não explicam porque o aluno falta;
  • Problemas de saúde.

Antes de intervir no problema das faltas, é necessário fazer um levantamento:

• Do número de faltas;
  • Se as faltas são consecutivas ou não;
  • Das razões das faltas;
  • Da época do ano;
  • Da idade do aluno.

Tendo estes dados em mão, a escola deverá então partir para a ação:

• Investigar o real motivo da falta – pois nem sempre o motivo alegado é o real;
  • Conversar com aluno por aluno, ou pai por pai de cada aluno, para então tomar as medidas de auxílio que possam evitar que o aluno tenha mais faltas. Às vezes alguns motivos são bastante difíceis de lidar, como problemas familiares, dificuldades financeiras, que podem causar dificuldade em pagar o transporte escolar, alunos que precisam cuidar de filhos ou irmãos pequenos, bullying, etc. A escola deve estar preparada para enfrentar estes possíveis problemas e verificar como lidará com estes impasses;
  • Se o aluno não faltar por motivo de força maior, ajudá-lo a ver a importância de comparecer às aulas, e o impacto que estas faltas trarão para ele no futuro.
  • Criar incentivos para presença escolar, como certificados para aqueles que estão faltando menos;
  • Estabelecer programas de atividades após a aula – muitos alunos gostam de atividades extra-classe, como jogos diversos, oficinas, palestras com profissionais, etc;
  • Fazer visitas às casas de alunos que julgarem convenientes para conscientizar os pais a respeito do problema do excesso de faltas;
  • Estabelecer medidas preventivas para lidar com casos de alunos que realmente precisem faltar, como por exemplo, por motivo de doença. De que forma a escola poderá “compensar” as aulas e as notas perdidas? Estas medidas devem estar preparadas previamente e os professores cientes dos casos, a fim de que o aluno não repita de ano devido às faltas.

Conclusão

Certamente, a questão de lidar com os alunos faltantes não é fácil. O principal é primeiramente se prevenir, pensando em todas as possibilidades de problemas que os alunos possam ter. Estas hipóteses podem ser levantadas por meio de diálogo com os professores e outros profissionais da educação. Certamente os professores conseguirão citar vários exemplos de casos de outros alunos que tiveram anteriormente. Com base nestas alternativas, elabore criteriosamente as possíveis respostas e soluções que poderá utilizar na hipótese de casos semelhantes aparecerem. O ideal mesmo é que se evitem problemas maiores, identificando e resolvendo problemas de excesso de faltas assim que eles começarem a se manifestar.

Por quais motivos você acha que os alunos faltam? Deixe seu comentário!

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!