indicadores de qualidade na educação

Fique por dentro dos melhores indicadores de qualidade na educação6 min read

Os indicadores de qualidade na educação são um conjunto de fatores que devem ser avaliados constantemente pelas escolas com o objetivo de identificar quais são os pontos que precisam de melhoria e quais estão de acordo com o desejado.

Fazer esse acompanhamento é tão importante que a UNICEF lançou, desde 2003, uma série de publicações desenvolvidas pela Ação Educativa com o apoio do MEC — Ministério da Educação — que contêm a relação de quais indicadores precisam ser avaliados para medir a performance escolar.

Saiba mais:
Você sabe o que é R.E.A.? Saiba os benefícios dessa novidade para a educação
Como escolher o melhor sistema de gestão escolar para educação infantil!
O que é Educação 4.0 e como ela vai mudar o modo como se aprende?
 

A seguir, mostramos quais são os principais critérios e de que forma eles devem ser utilizados pela instituição para que ela tenha um bom desempenho. Acompanhe a leitura!

Entenda o que são os indicadores de qualidade na educação

Avaliar a qualidade de ensino é uma tarefa que requer um acompanhamento constante por parte da gestão. São diversas questões que precisam ser avaliadas com a finalidade de encontrar falhas e, dessa forma, propor as soluções adequadas para cada problema específico.

Exatamente por isso, é importante que a gestão acompanhe a evolução dos indicadores corretos, que são definidos de acordo com cada uma das etapas de ensino. Assim, terá as respostas sobre os diferentes estágios de ensino.

Conheça os principais indicadores de qualidade que as escolas devem aplicar

Medir a qualidade de ensino é algo complexo, pois vários fatores podem interferir nessa avaliação. Entretanto, existem alguns pontos comuns que são capazes de sinalizar quando algo não está como deveria. Confira alguns deles a seguir.

Permanência dos alunos

A permanência dos alunos na escola é um dos maiores desafios em diversas etapas do ensino. Muitos são os fatores que podem interferir para que eles não concluam os estudos. Logo, é importante que a gestão identifique se existe, por exemplo, dificuldades no aprendizado, faltas excessivas ou quais são as outras razões para esse problema.

Identificar as causas da evasão escolar é importante para que a escola possa encontrar formas de evitá-las, como oferecer aulas de reforço para alunos que tenham dificuldades no aprendizado ou investigar o motivo das faltas recorrentes de modo que seja possível reverter a situação.

Matrículas

Acompanhar o número de matrículas também é um fator importante para avaliar a qualidade da instituição. Se a escola tem uma grande quantidade de novos alunos, significa que oferece um bom serviço e, por isso, é reconhecida e consegue tanto manter quanto atrair novos estudantes.

Já se ocorrer o aumento da evasão escolar, quer dizer que é preciso rever os processos para identificar onde está o problema. A própria análise dos outros indicadores de qualidade pode indicar a resposta para a redução do número de matriculados.

Prática pedagógica

A escola também deve avaliar sua prática pedagógica. Isso significa examinar o conhecimento dos alunos e se eles estão satisfeitos com o aprendizado. Para garantir um bom resultado, os professores devem elaborar suas aulas com base na capacidade de aprendizado e nas dificuldades dos alunos. Uma boa forma de avaliação é mensurar a capacidade da escola de receber alunos com necessidades especiais.

Um fator importante na avaliação é que a escola não deve se ater apenas a avaliações como provas, pois existem outras formas que devem ser utilizadas, como os trabalhos em grupo e a observação do comportamento do aluno.

Satisfação

Avaliar a satisfação é um fator determinante para garantir a qualidade na educação. É preciso acompanhar não só a satisfação de pais e alunos, mas também conferir se os professores estão satisfeitos, pois eles são agentes essenciais para oferecer um serviço com excelência.

Uma forma de fazer isso é aplicar pesquisas de satisfação, as quais podem ser feitas de forma anônima para que as respostas sejam sinceras e a avaliação seja útil para que a gestão avalie o que pode ser melhorado na escola.

Formação dos professores

Outro critério de avaliação importante é a formação dos professores. Com o aumento do uso da tecnologia nas escolas, como a utilização de classes interativas e a utilização de aplicativos para o acesso a atividades, é essencial que os professores façam constantes atualizações em seu currículo.

E não é só isso: também é importante que a escola ofereça boas condições de trabalho, remuneração de acordo com suas responsabilidades e benefícios aos professores. Tudo isso com o objetivo de que eles tenham satisfação pelo trabalho e desempenhem suas funções de maneira adequada.

Ambiente escolar

Outro item que deve ser avaliado é o ambiente escolar. Isso porque o ideal é que ele seja um local de boa convivência entre os estudantes, que haja respeito e colaboração mútua. Além disso, é preciso que exista amizade e solidariedade entre todos na escola, ou seja, tanto os alunos quanto os professores.

Para que a instituição entenda como está esse ambiente, é preciso avaliar, por exemplo, se os alunos gostam de frequentar as aulas, se os professores estão felizes com seus trabalhos, se existe respeito na relação entre estudantes e docente e se não há nenhum tipo de discriminação ou bullying na escola.

Saiba como os resultados podem ser analisados

A avaliação dos resultados é importante para que a gestão saiba quais são os pontos fortes e fracos da instituição. Com base em uma análise criteriosa, é possível, por exemplo, que os professores desenvolvam atividades com base na dificuldade dos alunos.

Toda essa análise pode ser simplificada com o uso da tecnologia. Isso porque a utilização de um sistema para gestão escolar, por exemplo, conta com inúmeros recursos que permitem mensurar diversos indicadores de forma rápida e eficiente, entre eles o índice de frequência dos alunos, a quantidade de matrículas efetuadas e muito mais.

Além disso, a tecnologia é uma aliada para oferecer mais qualidade na educação, pois oferece recursos que são utilizados para um bom aproveitamento escolar, como o uso de aplicativos para distribuição e acompanhamento de tarefas, para facilitar o contato entre alunos e professores, entre outras funcionalidades.

Acompanhar os indicadores de qualidade na educação é uma tarefa essencial, pois eles ajudam a identificar quais processos precisam de uma atenção maior para que oferecer o padrão de ensino adequado. A utilização da tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo.

Gostou de nosso conteúdo sobre qualidade de ensino? Então, confira outro artigo e saiba quais são os tipos de planejamento escolar que podem ser adotados em uma escola!