fbpx
Matrícula e rematrícula 2021: faça tudo de forma online e otimize a sua gestão escolar.

Pandemia: como fazer matrícula e rematrícula 2021?4 min read

Chegamos no período de matrícula e rematrícula escolar e, com a pandemia do novo coronavírus, os processos digitais se tornaram necessidade. Por isso, adotar o sistema online para fazer matrícula e rematrícula para 2021 é a melhor forma de se destacar no mercado.

Com uma escola digital você atende aos mais diversos públicos e melhora o desempenho da sua instituição. É a melhor saída para manter a segurança dos pais, alunos e funcionários da escola. Além de toda a comodidade, ainda é sinônimo de praticidade e agilidade para fechar contratos.

Mesmo para quem ainda precise ir à instituição presencialmente, a automatização do processo é vantagem: a gestão otimizada permite que os funcionários se dediquem aos atendimentos presenciais com tranquilidade, além de evitar longas filas de espera.

Neste artigo, separamos 5 passos para te ajudar a fazer as matrículas e rematrículas 2021 de forma online durante o período de pandemia (e após!). Confira:

1. Planejamento

Antes de tudo, você deve ter um planejamento escolar para o ano seguinte. Isso inclui a previsão de gastos, receitas, investimentos, estratégias de captação e retenção de alunos, reajuste na mensalidade, metas e outros pontos.

2. Alunos inadimplentes

Separe um tempo específico para contatar e negociar com os pais de alunos inadimplentes, pensando na melhor alternativa para a escola e para os pais. É importante lembrar que você precisa esperar o período de matrícula e rematrícula para definir a relação escolar com o aluno. Já que é ilegal afastá-lo da escola durante o ano letivo.

3. Antecipação de matrícula e rematrícula 2021

Uma forma muito boa de reter os alunos na instituição é apostar na antecipação da matrícula. Aqui você pode pensar em condições especiais para os pais que anteciparem as matrículas e rematrículas. É vantagem para os pais e para a escola, uma vez que resolve questões burocráticas antes mesmo do período de férias escolares.

4. Invista em uma campanha de rematrícula

Analise o cenário atual da sua instituição e, se achar válido, invista o quanto antes em uma campanha para o período de rematrícula. Isso funciona como um lembrete aos pais e pode estimulá-los a fazerem a matrícula antecipada. Se somada ao sistema online, você tem como resultado um processo ágil e custos reduzidos. Isso garante a satisfação dos pais e evita a correria comum do início do ano nas escolas.

5. Torne os processos 100% digitais

Com o sistema Escolaweb você tem tudo o que precisa em um único lugar e automatiza diversas atividades. A matrícula online, por exemplo, é uma excelente saída para o período de pandemia. Com ela, os pais têm a comodidade de fazer a matrícula e rematrícula 2021 de casa e em poucos passos, enviando todos os documentos necessários pelo próprio sistema. Além disso, a assinatura eletrônica simplifica a formalização do contrato. Ou seja, significa menos burocracia para fechar negócio, mais facilidade e segurança para os pais, alunos e funcionários e ainda economiza recursos da escola. E você pode explorar isso como o diferencial da sua instituição.

Saiba mais:

Matrícula online: um diferencial no atendimento da sua escola
As principais funcionalidades de um sistema de matrícula online

Os processos digitais já estão presentes no dia a dia e são uma tendência cada vez mais forte. Automatizar processos e reduzir custos são as maiores vantagens de ter um sistema totalmente digital. Essa é uma das principais demandas para 2021, visto que as pessoas buscam soluções rápidas, menos burocráticas e mais eficientes.

É importante lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, tornar o processo de matrícula totalmente digital não é deixar de lado os processos mecânicos, mas, sim, reduzir o desperdício de tempo com atividades que podem ser automatizadas.

Se você ainda tem dúvidas sobre como tornar a sua escola digital ou quer entender mais sobre como funciona a automatização do sistema de gestão escolar, clique aqui e entre em contato conosco! Caso prefira, você também pode agendar uma consultoria personalizada gratuita e descobrir qual a melhor solução tecnológica para a sua escola!