Plataforma SaaS: saiba como ela pode ajudar na gestão escolar6 min read

Existem diferentes formas de utilizar um sistema de informação: por meio dos tradicionais softwares instalados em computadores e servidores, ou de uma maneira mais recente, contando com uma plataforma SaaS.

No entanto, esse é um modelo relativamente novo e ainda gera algumas dúvidas, como o que é essa plataforma, quais as vantagens em sua utilização e de que maneira esse modelo pode contribuir com a gestão escolar.

A seguir, mostramos as respostas a todas essas questões, para que você conheça as vantagens de optar por esse modelo. Acompanhe a leitura!

 

Saiba mais:

Você sabe o que é pagamento recorrente?

5 benefícios da utilização de softwares na gestão escolar integrada

Kit Completo: Planilhas para organizar sua rotina escolar.

 

Entenda o que é plataforma SaaS

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é SaaS (Software as a Service, ou software como um serviço). Para muitas empresas, investir em um software tradicional significa gastar muito dinheiro com as licenças de uso. O software como serviço, basicamente, elimina esse problema.

No modelo SaaS, o software é armazenado em nuvem e a empresa o utiliza por meio de acesso à internet. Portanto, a escola não precisa investir em licenças de uso. Nesse caso, o valor pago é referente a uma mensalidade que dá direito ao uso do sistema, o que proporciona uma grande economia para a escola.

Veja quais são os benefícios de utilizar um software como serviço

A utilização do SaaS proporciona inúmeros benefícios aos seus usuários. Veja algumas delas, a seguir.

1 –  Sistema sempre atualizado

Uma grande vantagem na utilização de sistemas SaaS é a atualização constante do sistema. No caso de qualquer alteração que o sistema necessite, como a correção de bugs ou melhorias em suas funcionalidades, não é necessária uma nova redistribuição do software, como ocorre nos modelos em que é preciso fazer a instalação do software no computador do usuário. Dessa forma, as atualizações são transparentes para o usuário.

2 – Não é preciso investir em máquinas para a instalação do sistema

Com a utilização de SaaS, a escola não precisa investir em computadores ou servidores destinados à instalação do software. Isso porque o acesso ao sistema é feito por meio do portal na internet ou pelo aplicativo no celular.

3 – Facilidade de acesso

O SaaS pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo, como tablet, celular, computadores de mesa ou notebook. Dessa forma, tanto a escola quanto os pais e alunos têm fácil acesso a todas as funcionalidades oferecidas pelo sistema.

Para acessar o sistema, basta uma conexão com a internet, já que o sistema está armazenado na nuvem. Essa é uma grande vantagem, pois o gestor pode acessá-lo de qualquer lugar, o que torna o processo de gestão mais ágil e eficiente.

4 – Alta disponibilidade do sistema

Uma grande vantagem de plataforma SaaS é sua alta disponibilidade. O SaaS está armazenado em nuvem e em provedores de serviços que contam com redundâncias de infraestrutura e softwares.

Isso significa que caso ocorra algum problema técnico, como a falha em algum hardware ou a falta de energia, haverá a redundância dessa infraestrutura, o que possibilita que o sistema continue em operação mesmo em situações críticas.

5 – O gestor pode manter o foco no negócio

Investir em uma infraestrutura de informática pode ser muito caro para a escola. Pois, além do gasto com hardwares e softwares, é preciso manter uma equipe de TI responsável por tornar o ambiente disponível e atender a eventuais problemas que possam acontecer.

Ao utilizar sistemas por meio de SaaS, não é preciso fazer esse investimento e a escola pode direcionar seu foco apenas no que diz respeito às suas atividades escolares.

6 – Maior segurança de dados

Ao manter um ambiente de informática localmente, nem sempre é possível garantir a segurança da informação. Isso porque existem uma série de medidas que devem ser tomadas para garantir que pessoas não autorizadas tenham acesso às informações.

Além disso, deve haver a preocupação com a utilização de softwares para a proteção dos dados, de modo a evitar ataques virtuais e vírus. Portanto, ao utilizar uma plataforma SaaS, toda essa proteção é mantida pelo provedor de serviços. Você pode definir quem tem acesso a determinadas informações e todos os usuários precisam de um login e de uma senha para entrarem no sistema.

7 – Escalabilidade

Uma grande vantagem da utilização de SaaS é a escalabilidade. Imagine que você tenha um sistema com uma base de dados pequena, que consome uma certa quantidade de hardware e software.

À medida que o negócio cresce, aumenta a necessidade de recursos para armazenar essas informações. Com isso, pode ser necessário o investimento em mais recursos de informática, como mais discos, memórias ou, até mesmo novas máquinas.

Ao utilizar um sistema SaaS esse problema não acontece, pois os recursos são escaláveis. Ou seja, à medida que aumenta a base de dados, os recursos extras podem ser adicionados sem grandes dificuldades para o negócio.

8 – Redução de custos

Manter um ambiente de informática requer um investimento muito alto por parte da escola. Além do alto custo de hardwares e softwares, há outras preocupações que geram muitos gastos para a empresa, como a contratação de pessoal capacitado, o local ideal para o armazenamento com sistemas de ar condicionado e todos os recursos necessários para o funcionamento de um data center.

Ao utilizar o software como serviço a redução de custos é realmente significativa. Isso porque não há a necessidade de todo esse investimento citado. A escola paga pelo direito ao uso do sistema e o pagamento é feito por meio de mensalidade, conforme mencionado anteriormente.

Entenda quais são suas principais vantagens para a gestão escolar

Podemos perceber que o uso dessa tecnologia traz inúmeros benefícios a nível técnico de informática, como não precisar manter um ambiente exclusivo para esse propósito ou, até mesmo, manter um data center, redução de custos, entre outros.

Já para a gestão escolar, utilizar um software no modelo SaaS traz grandes vantagens operacionais. Por ser armazenado em nuvem, facilita o acesso ao sistema de qualquer lugar e por meio de diversos dispositivos. Dessa forma, tanto a escola, quanto os pais e alunos podem acessar o sistema, seja por aplicativo, seja pelo portal do aluno.

Além disso, facilita a utilização de recursos adicionais, como a possibilidade de envio de SMS para a cobrança de inadimplentes, entre outras diversas funcionalidades do sistema.

Enfim, a plataforma SaaS é uma maneira de oferecer software como serviço. Portanto, é uma alternativa mais econômica e atual de utilizar softwares. O sistema de gestão escolar utiliza as vantagens dessa tecnologia de modo a oferecer um serviço completo e com recursos avançados, capaz de proporcionar inúmeros benefícios à gestão escolar.

Agora que você já sabe com um sistema SaaS funciona, entre em contato com a Escolaweb e agende uma demonstração!

Plataforma-saas-saiba-como-ela-pode-ajudar-na-gestão-escolar