fbpx
adaptação escolar

Entenda como a tecnologia pode ajudar o aluno a se adaptar à escola6 min read

Você sabia que, de acordo com o relatório Crianças e smartphones no Brasil, do Panorama Mobile Time/Opinion Box, 30% das crianças entre 4 e 6 anos de idade têm o seu próprio aparelho celular? Pois é, esses pequenos nasceram em meio à tecnologia, sendo chamados de nativos digitais.

Nesse cenário, o que chama a atenção são as formas de as crianças utilizarem a tecnologia. Muitas usam essa ferramenta para o aprendizado, a socialização e, claro, para o entretenimento. Aqui, vale a pena dizer que, quando se trata do ambiente escolar, a tecnologia é uma ótima aliada para que os pequenos se sintam mais à vontade e inseridos na instituição em que estudam.

Saiba mais:
Tecnologia nas escolas: Conheça 7 vantagens dessa ferramenta
Como a tecnologia pode ser uma aliada dos pais para confiança na escola?
7 tendências em tecnologias educacionais

Quer saber mais sobre como a adaptação escolar pode ser potencializada com o uso da tecnologia? Então, confira abaixo o material que preparamos sobre esse assunto!

Facilidade de acesso

Como dissemos, as crianças de hoje são conhecidas como nativas digitais, tendo muita facilidade com o uso de todo tipo de tecnologia. Além dessa habilidade para usar ferramentas tecnológicas, a facilidade de acesso a computadores, smartphones, tablets e muito mais oferece um mundo de oportunidade aos pequenos.

Ou seja, além de já nascerem nesse ambiente digital, é excelente saber que o acesso a essas ferramentas é algo que praticamente todos podem ter. Nas escolas, por exemplo, laboratórios de computação ou aulas ministradas com o uso de aparelhos eletrônicos já são uma realidade. Bibliotecas e museus também já oferecem essa interatividade.

Navegações intuitivas

Se antes precisávamos de aulas de informática para usar o computador, hoje as crianças contam com inúmeras facilidades na hora de utilizar os aparelhos eletrônicos. Todos eles são imensamente intuitivos, com navegações fáceis de entender, que vão levando os pequenos à descoberta de mais e mais ferramentas de um jeito bem natural.

É claro que ainda existem aulas para aprender a usar determinadas soluções, mas isso vale para situações mais complexas. No dia a dia, o uso de chatbots, ambientes virtuais, bibliotecas livres na internet, salas de aula on-line, ferramentas de pesquisa etc. é facilmente entendido pelos alunos.

Integração de canais

Um dos fatores que mais motivam um aluno que acaba de chegar a uma escola é a forma como ele pode se comunicar com a instituição. Com a tecnologia, a integração de canais é algo possível e aplicável em sites, chats com professores, ferramentas de pesquisa dentro do próprio ambiente online da escola e muito mais.

Essa facilidade permite ao aluno, por exemplo, contar com tudo em um único lugar, sem ter que ser direcionado a sites que não pertencem à instituição de ensino. Com isso, também é possível manter a segurança da navegação pela internet. Falando nesse assunto, é importante ressaltar que o controle parental é uma ferramenta muito utilizada pelos pais para saber exatamente o que os filhos fazem na rede.

Centralização das informações

Outra função da tecnologia com foco na adaptação escolar é a centralização de informações. Normalmente, um aluno que começou o seu ano em uma nova instituição de ensino tem algumas dúvidas quanto às aulas, professores, horários, materiais, conteúdos etc. Assim, contar com essas informações reunidas em um só lugar é algo bastante útil.

Por isso, aposte nessa facilidade a mais que a tecnologia oferece. Dá para investir em aplicativos, sistemas de gestão educacional integrada e sites informativos. Essas ferramentas poderão beneficiar não só os alunos, mas também os professores e os responsáveis. Afinal, eles também fazem parte do dia a dia escolar.

Maior mobilidade

A adaptação escolar passa pela mobilidade no aprendizado, que também é bastante favorecida pela tecnologia. Por exemplo, hoje em dia, se um aluno está aprendendo sobre determinado assunto, mas ainda tem dificuldades para entender alguns tópicos, ele tem toda a mobilidade de continuar os estudos em outro lugar, como em casa. Quanto mais mobilidade você oferecer, melhor para o estudante.

Aumento da motivação

Às vezes, a adaptação escolar pode não ser muito fácil, principalmente nos primeiros dias, semanas ou até meses. Daí, a motivação do aluno pode cair, e as notas normalmente vão acompanhar esse comportamento. O que fazer, então? Mais uma vez, a tecnologia entra com tudo nesse cenário, fazendo toda a diferença no cotidiano do aluno.

Você pode melhorar a motivação dos estudantes por meio de ferramentas extraclasse bem interessantes, com conteúdos multimídias, aulas interativas, pesquisas que vão além do que está no livro e muito mais. A motivação de uma criança ou adolescente passa muito pela criatividade presente no meio em que ela está inserida!

Mais praticidade

Tem coisa melhor do que a praticidade que a tecnologia oferece? Quando se trata do ambiente escolar, isso é ainda mais perceptível. Só para recapitular: com ferramentas tecnológicas inseridas no aprendizado, o estudante conta com mais praticidade para se comunicar e explorar todas as suas habilidades.

Vamos além, pois dúvidas que muitas vezes passam batidas também podem ser esclarecidas por meio da tecnologia. Inclusive, essa é uma atitude que deve ser estimulada. Sabe aquela aula de química que deixou questionamentos? O aluno pode testar tudo o que aprendeu na internet, ou tirar suas dúvidas com o professor, que tem um horário determinado para ficar online e ajudar os alunos.

Sabe quem pode trazer todas essas vantagens para a sua instituição de ensino? A Escolaweb, que é um sistema de gestão educacional integrado, responsável por fazer a ligação entre professores, coordenadores, gestores, pais, responsáveis e, claro, os alunos. Com esse sistema, você poderá contar com várias funcionalidades em um só lugar, como o portal do aluno, a biblioteca, o controle de portaria e almoxarifado e muito mais.

Por fim, não se esqueça de que a adaptação escolar é muito importante para que o aluno se sinta à vontade no ambiente e disposto a aprender. Assim, ele ficará seguro de que a instituição está ali para apoiá-lo das melhores formas possíveis, buscando seu desenvolvimento e a construção de uma formação incrível e bem estruturada.

Gostou da nossa solução? Então, entre em contato conosco para que juntos possamos montar uma estratégia bem interessante para a inserção da tecnologia na sua escola!