Educação e mundo: o uso das novas tecnologias em sala de aula

Jul 6, 2016

Refletindo um pouco sobre como as novas tecnologias tomam um espaço cada vez maior na vida das pessoas, entendemos o poder que a mídia exerce em cada área de nossas vidas. E na educação não é diferente.Porém, a escola, por vezes, demora a compreender o impacto das ferramentas tecnológicas na formação da consciência do indivíduo e dos valores da sociedade. Com isso, é preciso rever alguns processos e práticas nos métodos de ensino, de forma a incluir inovações no dia a dia da comunidade escolar.Atualmente, um professor não consegue competir com a internet. Podemos dizer que essa disputa gera um desgaste desnecessário. Além disso, as relações dentro do ambiente escolar mudaram e, hoje, é essencial trazer inovações para o ensino. Isso não significa não colocar limites, mas, sim, usar a tecnologia como aliada nas atividades diárias. Afinal, por mais conectado que o mundo esteja, é necessário ter equilíbrio e cuidado com a tecnologia.

Saiba mais:Tecnologia em sala de aula: 5 dicas para usá-la a favor do ensino →

Diferentes caminhos a serem trilhados na educação em sala de aula

Diante dessa realidade, os professores precisam ter clareza do que e onde querem chegar com o uso das novas tecnologias na educação. Por exemplo, podemos utilizá-las como forma de intervenção social a partir da criação de sistemas comunicativos abertos e democráticos, estimulando a participação social no ensino e o pleno exercício da cidadania.Existem muitos caminhos, mas, antes de tudo, devemos olhar a escola sob uma nova e otimista perspectiva. Ou seja, considerar uma educação inclusiva, empática, inovadora e que, de fato, permita aos alunos experimentar diferentes formatos de aprendizagem e desenvolver sua capacidade crítica.

Dos tempos de retroprojetor, videocassete e TVs em sala de aula

As tecnologias utilizadas nas escolas eram, sem dúvida, em sua maioria, destinadas a apresentar o conteúdo aos alunos. Porém, hoje, com a internet e uma quantidade enorme de informações disponíveis, o desafio é garantir qualidade e eficácia a esse acesso, além de proporcionar uma experiência que respeite as necessidades de cada estudante e o ajude a ver valor naquilo que aprende. As novas tecnologias trouxeram a professores e gestores a necessidade de repensar a Educação e de entender como elas podem ajudar a garotada a desenvolver habilidades necessárias para os desafios de seu tempo.Felizmente, a busca pela inovação na Educação é uma tendência global que conta com um grande número de experiências bem-sucedidas. Como pode ser difícil imaginar novos modelos educacionais com base somente na teoria, compartilho abaixo três exemplos de iniciativas inspiradoras que têm gerado ótimos resultados para todos os envolvidos.Nessa escola da Califórnia voltada para os anos finais do Ensino Fundamental, criada pela GameDesk Institute com o financiamento da Bill & Melinda Gates Foundation, o currículo é dividido em módulos temáticos multidisciplinares e o aprendizado se dá por meio de atividades que incluem jogos, simuladores, produção de mídia e criação de projetos.O objetivo é que o aluno construa uma relação significativa (e divertida) com o conhecimento, sem deixar de atender a elevados padrões acadêmicos. Para o monitoramento do próprio aprendizado, cada estudante recebe uma ferramenta personalizada e interativa chamada Mapa da Aventura.Trata-se de uma representação visual do caminho que ele está percorrendo ao longo do ano, sabendo onde começou, o que aprendeu até então e quais as possibilidades de trajeto. A ferramenta também permite que professores acompanhem o progresso de cada um, sugerindo módulos específicos de acordo com necessidades e déficits observados.O que você pensa das novas tecnologias para a educação na sala de aula? Sua opinião é muito importante para nós!Aproveite para nos seguir nas redes sociais e compartilhar suas ideias conosco!

A inovação está a um clique de distância!

Descubra como nós podemos transformar a percepção dos serviços prestados pela sua instituição através de soluções práticas. Preencha o nosso formulário e viva a excelência!

Fale com um Consultor:

Agradecemos o seu interesse! Em breve um dos nossos consultores entrará em contato.
Oops! Alguma coisa deu errado. Preencha Novamente :)