A preservação do meio ambiente nunca foi um assunto tão presente nas escolas quanto hoje em dia. A preocupação em conscientizar nossas crianças sobre a importância de cuidar do planeta envolve pais e educadores. Entretanto, para passar realmente esses valores aos alunos e também contribuir para a preservação, uma escola sustentável é fundamental.
Não há maneira melhor de ensinar do que pelo exemplo, não é mesmo? Afinal, como a escola pode cobrar atitudes sustentáveis dos seus alunos, se nem ela mesma faz a sua parte? Além disso, implantar a sustentabilidade traz diversas vantagens, tanto para a instituição quanto para a sociedade. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura!
Vantagens da escola sustentável
1. Bons ensinamentos aos alunos
Alunos que simplesmente ouvem o discurso de que é necessário economizar recursos, como a água, energia e matérias-primas nem sempre levam isso para a vida. Além disso, essa informação pode destoar de um local onde luzes de ambientes vazios ficam acesas o tempo todo, a água é desperdiçada, e copos e materiais descartáveis são usados acima do necessário.
Portanto, ensinar sobre sustentabilidade as crianças e jovens envolve também a inserção dessas pessoas em um ambiente realmente sustentável. Dessa forma, eles se acostumarão com tais atitudes e ajudarão a transmiti-las aos amigos, familiares e vizinhos fora da escola.
2. Publicidade e diferencial
A sustentabilidade também pode funcionar como diferencial na hora de divulgar a sua escola. Se pensarmos que nem toda instituição de ensino adota de fato as práticas que prega, aquelas que o fazem realmente merecem destaque.
E isso não está necessariamente ligado à divulgação: somente o fato de as crianças aprenderem e conviverem com a sustentabilidade faz com que elas repassem essas informações adiante, se tornando verdadeiros divulgadores da sua escola.
3. Certificação ISO 14001
A norma ISO 14001 consiste na análise do desempenho ambiental da instituição. Trata-se de uma norma internacional conferida às escolas que realmente demonstram consciência e consumo sustentável. Ter o selo ISO 14001 também é um grande diferencial, já que quem o consegue realmente tem práticas comprovadas de consumo consciente.
Economia e retorno financeiro
O consumo consciente de água e energia elétrica ajuda a baratear as contas da escola. Além disso, a minimização dos desperdícios em termos de materiais escolares também demanda menores investimentos na compra desses insumos. Por fim, a reciclagem ajuda a impactar positivamente nos custos da instituição.
Adotar todas essas práticas pode resultar em economias consideráveis ao final de cada exercício. E essa economia ainda traz consigo a vantagem da preservação ao ambiente em que vivemos: o nosso planeta, a nossa casa.
Dicas para implantar a sustentabilidade em sua escola
Há gestores que entendem a importância de ser uma escola sustentável, mas nem sempre sabem como colocar isso em prática. Se você se encontra nessa situação, temos algumas dicas que podem ajudá-lo.
Economize papel
Todos sabemos que árvores são cortadas para a produção de papel. O desperdício desse recurso representa o desmatamento de mais e mais florestas. Portanto, não adianta dizer que uma única folha não fará a diferença já que, ao multiplicarmos isso pelo consumo em nosso bairro, cidade e país será possível enxergar a grande diferença que faz o uso consciente.
Documentos impressos podem ser substituídos por sistemas informatizados de gestão. Papéis contábeis e fiscais, diários de classe e boletins podem funcionar muito bem em versões digitais. Livros podem ser reaproveitados. Cadernos e trabalhos antigos podem ser reciclados. Além disso, os colaboradores de modo geral devem ser conscientizados para fazer impressões somente quando for imprescindível.
Evite copos plásticos
O plástico é um dos materiais que leva mais tempo para se decompor no meio ambiente. O uso indiscriminado de copos descartáveis é, sem dúvidas, um grande problema no que diz respeito à implantação de medidas sustentáveis.
Para tanto, há como evitar o seu uso em instituições de ensino. Incentivar funcionários, professores e alunos a levar suas próprias garrafas de água e enchê-las nos bebedouros, por exemplo, é uma medida simples, capaz de reduzir drasticamente o consumo desses itens.
Nem sempre é possível erradicar totalmente o seu uso, visto que a instituição muitas vezes recebe visitas e outros profissionais para reuniões. No entanto, somente o fato de substituir o seu consumo no dia a dia por opções mais conscientes já faz uma grande diferença.
Faça a coleta seletiva
De nada adianta reclamar que a reciclagem não é realizada em sua escola, se não são oferecidos meios para colocá-la em prática. No lugar de uma única lixeira onde todos os resíduos são descartados, o ideal é implantar recipientes de coleta seletiva. Contar com locais reservados para o descarte de cada tipo de material é fundamental para incentivar esse processo.
Essas “lixeiras” devem ser instaladas em locais estratégicos, de fácil acesso para todos. Dessa forma, descartar os materiais nos lugares corretos passará a fazer parte da conduta de cada um dos envolvidos, tornando-se um hábito. Quer atitude melhor e mais sustentável do que reciclar materiais?
Economize água e energia elétrica
Todos sabemos que a escassez de água é um problema mundial. Se levarmos em conta que consumimos esse recurso diariamente em sua forma natural e que ele ainda é usado para produzir energia elétrica, podemos perceber o quanto está em nossas mãos o papel de preservá-lo. E tal atitude é extremamente necessária para evitar que a falta dele se agrave no futuro.
Sendo assim, funcionários e alunos devem agir de modo a economizar água e energia elétrica. Utilizar a descarga com consciência, não deixar torneiras pingando, apagar as luzes ao sair de um ambiente e outros pequenos gestos do dia a dia é o determina a utilização consciente de água e energia elétrica. Ao final, as contas e o meio ambiente agradecem.
A escola sustentável é um conceito que vem sendo difundido atualmente e tem como principal objetivo a conscientização em massa da necessidade do uso consciente dos recursos naturais. E você pode aderir a ele, mudando pequenas atitudes cotidianas e oferecendo a infraestrutura necessária para os profissionais e alunos da instituição.
Se este post foi útil para você, assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros conteúdos importantes para a sua escola.