Diversas ações podem ser incorporadas à gestão escolar a fim de descomplicar o trabalho do gestor e, ainda, garantir bons resultados para pais, alunos e funcionários. O grande objetivo de um gestor escolar é tornar a sua instituição reconhecida com excelência.
O percurso para alcançar essa meta não é simples, sendo necessário emprego de muito tempo e o envolvimento de todos os colaboradores.
Atualmente, é imprescindível que a tecnologia também seja incorporada ao plano de gestão para que os processos sejam eficientes, práticos e rápidos. Dessa forma, o gestor e a empresa que ele administra se tornam competitivos no mercado e ainda é possível economizar em alguns segmentos, o que deixa uma parte do orçamento livre para inovações.
Confira as nossas 5 dicas sobre esse assunto e torne a sua gestão escolar eficiente:
1. Crie um planejamento eficaz
O planejamento é uma ferramenta da gestão de empresas que visa uma tomada de decisões antecipada, ou seja: o gestor antecipa os possíveis cenários e cria soluções para eles, a fim de alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa.
Dessa forma é possível que o gestor tome decisões mais assertivas e estudadas, minimizando ações negativas que podem prejudicar o funcionamento da escola e sua imagem. No entanto esse plano não deve ser estático, é importante que ele seja sempre atualizado com as tendências e novas demandas.
No caso da gestão escolar é preciso planejar tudo que será feito durante o ano letivo como festas e feiras culturas, reuniões de pais e mestres e horário de provas e monitorias, dentre outros. Para tanto, é preciso que o gestor crie, além do planejamento anual ou semestral, o calendário mensal de compromissos.
2. Tenha um sistema de gestão escolar eficiente
A gestão escolar engloba várias vertentes como: a pedagógica, a administrativa, financeira, de eficiência dos processos, da organização do tempo e ainda, da comunicação efetiva entre pais, alunos e escola.
Dessa forma, o gestor é responsável por processos que acontecem ao mesmo tempo e muitas vezes estão interligados. Pensando nisso, a dica deste tópico é ter um sistema de gestão eficiente para automatizar os processos.
Um software de gestão de escolas é interessante porque integra várias áreas em um só programa. Afinal, nele é possível realizar controle financeiro, ter acesso a informações variadas sobre os alunos (como notas e inadimplência de pagamentos), gerenciamento de funcionários, dados e estatísticas sobre evasão e ver a produtividade da equipe, dentre várias outras funções.
Existem vários benefícios para a instituição, a redução redução de custos é um bom exemplo, visto que todas as operações serão registradas em um só local. Essa medida também torna os processos mais organizados e eficientes. Com tudo funcionando melhor há maior satisfação dos alunos, pais e funcionários, ou seja: há fidelização da equipe e também dos estudantes.
Outras vantagens incluem auxílio na tomada de decisões e uma maior eficiência operacional, visto que com a ajuda do software é possível eliminar grande parte dos erros e omissões.
3. Valorize os funcionários
Em qualquer empresa é fundamental que os funcionários estejam satisfeitos e engajados para que todos os processos sejam cumpridos com excelência. Um dos fatores que ajudam o gestor nesse caminho é a valorização dos funcionários.
Afinal, uma equipe que não é valorizada se torna dispersa e pouco entusiasmada, e assim, há menor eficiência e produtividade no trabalho. Geralmente, além dos professores existe uma grande equipe que torna o funcionamento da escola possível como porteiros, zeladores, merendeiros, secretários e bibliotecários.
Apesar de grande parte desses colaboradores não lidarem diretamente com a rotina da sala de aula, eles também fazem parte do aprendizado dos alunos e devem ser valorizados. Para tanto, deve-se incluir todos os funcionários nas discussões, a fim de aproximá-los da instituição e constatar quais ações podem ser empregadas para a sua maior satisfação no ambiente de trabalho.
4. Mantenha aberto o canal de comunicação com os alunos
Para que a gestão seja eficiente é fundamental que o gestor receba críticas, sugestões e elogios dos alunos. Afinal, esses indivíduos são diretamente afetados pela qualidade dos processos que acontecem na escola e assim, devem ter o direito de se comunicar com as figuras que podem realizar mudanças na instituição.
A dica é pedir que cada turma escolha um representante para participar de reuniões, essa pessoa será responsável por discutir com os colegas o que está incomodando no ambiente escolar e o que pode ser feito para mudar essa realidade.
Esse passo é importante para evitar a evasão de alunos, afinal, a maioria dos motivos dessa prática pode ser resolvida se houver diálogo e acordo entre as duas partes. Além disso, a possibilidade de interagir e sugerir mudanças deixa os alunos satisfeitos, visto que sentem que sua opinião é valorizada pela escola.
5. Procure inovações constantemente
Atualmente vivemos em uma época em que qualquer tecnologia se torna ultrapassada rapidamente. Além disso, as pessoas têm grande acesso a informação e a novidades, assim é preciso investir em inovações constantemente para que os alunos e professores não fiquem desmotivados.
Nesse contexto, fala-se cada vez mais sobre a gestão escolar moderna. Para tanto, é preciso que o ambiente escolar seja capaz de promover o aprendizado e despertar o interesse dos alunos em um mundo globalizado e influenciado pela internet.
Tecnologia aliada da gestão escolar
A fim de modernizar esses processos é preciso tornar a educação mais dinâmica, ou seja: o aluno precisa interagir mais. Uma boa dica é utilizar a gamificação, estratégia que usa os jogos como fonte de aprendizado. Na internet há vários games com objetivo educativo e direcionados a disciplinas específicas, o que pode ser muito válido para manter os alunos interessados.
Além disso é interessante que o gestor invista em outras áreas, como bibliotecas informatizadas, plataforma online para alunos e pais e conteúdo disponível online para estudo. É preciso ter em mente que a tecnologia pode ser uma aliada.
E então, gostou das dicas de como realizar uma boa gestão escolar? Essa prática é fundamental para a excelência da instituição e para o bem-estar de funcionários, pais e alunos. Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude gestores, funcionários e estudantes a melhorarem a dinâmica escolar!