Antes de te direcionar para o Whatsapp, preencha o formulário.

Tenha o Escolaweb na sua escola hoje mesmo!

Fale com um dos nossos consultores e transforme a experiência de gestão da sua instituição.

5 razões para usar vídeos em sala de aula para inovar na educação

18 de outubro de 2017
6 minutos

Nos últimos anos, a tecnologia trouxe profundas inovações e facilidades para nossas vidas. Isso é sentido em diversos aspectos, seja em nossa rotina pessoal ou profissional, na hora de programar uma viagem, fazer compras e em tantas outras demandas cotidianas.

Pensando em todas essas mudanças, é natural que as instituições de ensino mostrem-se atualizadas e busquem inovar na educação, como, por exemplo, o formato das aulas, possibilitando que os educadores transmitam os conteúdos para os alunos de maneira mais dinâmica, ou seja, alinhada à realidade e aos interesses das crianças e jovens.

Tudo isso pode ser alcançado por meio do uso de ferramentas tecnológicas, como o vídeo em sala de aula. Assim, as lições de história, ciência e línguas, por exemplo, podem ganhar uma nova vida, conquistando o interesse dos alunos de maneira profunda.

Essa decisão é muito importante para que sua instituição de ensino mantenha-se moderna e que buscam inovar na educação. Afinal, tanto os alunos quanto os responsáveis prezam por essa qualidade e pela capacidade da escola de utilizar as tecnologias que não apenas fazem parte do cotidiano dos alunos, mas também expandem o leque de possibilidades para os professores.

No post de hoje, mostraremos a você as melhores razões para começar a utilizar o vídeo em sala de aula agora mesmo. Continue a leitura e entenda!

1. Há muitas opções para inovar na educação por meio de vídeos

Os vídeos já fazem parte da realidade de muitos educadores e instituições de ensino, e a internet conhece o poder do entretenimento e do apelo audiovisual para promover o ensino de forma dinâmica e facilmente compreensível.

O resultado disso é que, hoje, muitos portais de educação e profissionais de ensino oferecem em seus sites, blogs e redes sociais materiais educativos em vídeo. Eles podem, então, ser aproveitados em sala de aula para complementar o conteúdo.

No YouTube, por exemplo, há canais educativos voltados para crianças, para adolescentes e para jovens estudando para o Enem. Ali ou em outros sites sobre o assunto, você encontrará material audiovisual com lições de línguas estrangeiras, literatura, história, geografia e tantas outras disciplinas.

Portanto, além da variedade de assuntos, há também um amplo leque de estilos de vídeos que podem ser utilizados em sala de aula. Assim, o professor poderá facilmente encontrar aqueles que melhor combinam com seu estilo, com o perfil e faixa etária da turma e com o tema em questão.

2. O audiovisual atrai a atenção e o interesse dos alunos

Como adiantamos no tópico anterior, um dos maiores fatores que tornam os vídeos tão atraentes para as crianças e jovens é seu formato audiovisual de conteúdo, ou seja, que utiliza tanto o som quanto as imagens para transmitir sua mensagem.

O audiovisual se mostra muito chamativo e cativante. Os sons trazem mais dinamismo às imagens, além de possibilitar o uso de narrações e diálogos para explicar o conteúdo com mais clareza. Enquanto isso, a parte visual ilustra o que está sendo contado, permitindo que os alunos possam visualizar exatamente como determinada questão funciona ou acontece.

O resultado é um material que atrai muito mais a atenção do que simplesmente ver fotos relacionadas ao conteúdo ou mesmo ter o professor falando sobre a matéria. Esses pontos também são importantes, é claro, mas o vídeo em sala de aula consegue “dar uma cara” para tudo isso e contextualizar a matéria.

inovar na educação

3. O vídeo em sala de aula pode fomentar a criatividade

Até agora, falamos do vídeo em sala de aula como material complementar às lições preparadas pelo professor. Mas que tal deixar o recurso também nas mãos dos próprios alunos?

A popularização da tecnologia faz com que seja muito fácil para qualquer pessoa que possua um smartphone gravar e até mesmo editar vídeos. Então, proponha aos professores que preparem trabalhos para os alunos que possam ser entregues no formato audiovisual.

Utilizar os vídeos como ferramenta avaliativa é uma inovação por tirar os alunos da rotina de provas, testes, exercícios e trabalhos escritos. Para fazer seus vídeos, os alunos precisarão exercitar a criatividade e pensar em formas diferentes e dinâmicas de transmitir o que eles querem dizer e de conquistar a atenção de seus colegas.

O projeto pode até mesmo ser interdisciplinar, envolvendo mais professores. Com isso, constrói-se também uma ideia de comunidade, união e trabalho em equipe entre os educadores e os alunos, tornando a experiência ainda mais marcante e eficiente.

4. É fundamental conhecer e entender a tecnologia para inovar na educação

Justamente pelo fato de as ferramentas tecnológicas serem tão imprescindíveis em nossas vidas, conhecê-las, entendê-las e saber lidar com elas é fundamental para que os alunos tornem-se profissionais capacitados para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho.

Os próprios educadores da sua instituição de ensino também se beneficiarão desse contato mais direto e profundo com o vídeo em sala de aula. Muitos deles certamente já saberão lidar bem com a ferramenta, devido a seus interesses e habilidades.

Enquanto isso, outros profissionais podem precisar de algum treinamento ou suporte enquanto se familiarizam com o uso de material audiovisual em suas aulas. Mas não se preocupe! A adaptação é bastante tranquila, já que os vídeos são recursos dinâmicos e fáceis de utilizar. Logo, sua equipe se tornará mais capacitada e preparada.

Isso também se torna um diferencial diante dos responsáveis, que perceberão que os alunos da escola estão recebendo uma educação completa e inovadora por meio do uso de recursos interessantes utilizados por profissionais altamente competentes e que buscam inovar na educação.

5. O vídeo é acessível a quem tem necessidades especiais

É muito importante que sua instituição de ensino saiba lidar com alunos com necessidades especiais, algo cada vez mais discutido em uma sociedade que — graças, em grande parte, à internet — vem avançando o debate quanto a questões sociais e de inclusão.

O vídeo em sala de aula é uma excelente forma de fazer isso. Há, por exemplo, muito material em vídeo com audiodescrição, para os alunos que não enxergam. E para aqueles com deficiências auditivas, basta acionar as legendas para que eles também possam absorver todo o conteúdo do vídeo.

Além disso, crianças e jovens com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou no espectro autista, por exemplo, podem ter problemas para se concentrar integralmente em uma aula tradicional. Os vídeos atrairão a atenção deles de uma forma mais dinâmica, ajudando-os consideravelmente na compreensão das matérias.

Como você viu, o vídeo em sala de aula tem tudo para revolucionar a educação oferecida pela sua instituição de ensino. Quer mais dicas para inovar na educação e modernizar as aulas? Então baixe gratuitamente o nosso e-book “Tudo o que você precisa saber sobre a gamificação na educação“!

Quero na minha escola!

Se mantenha atualizado sempre!

Você pode amar!

Newsletter

Descubra as últimas tendências no universo da educação e explore uma variedade de ideias para elevar a gestão da sua instituição.

Obrigado!

Seu Cadastro foi realizado com Sucesso!