Como os pais podem ajudar no desempenho escolar dos filhos?

9 de abril de 2020

É fato que quando os pais participam da educação de seus filhos, o desempenho escolar deles melhora consideravelmente. Pais participantes do processo educativo demonstram o quanto a educação é importante e isso se reflete na performance dos alunos.

Por outro lado, quando os pais não estão de fato comprometidos com a educação das crianças e deixam essa responsabilidade apenas a cargo da escola, isto geralmente se reflete em baixo desempenho.

A gente entende que a rotina pesada das famílias pode influenciar esta questão, e é por isto mesmo que montamos este artigo com dicas de como a escola pode ajudar os pais e também como os pais podem se fazer ativos no processo de aprendizagem dos filhos. Essas dicas que nós vamos dar abaixo valem tanto para nosso momento atual de reclusão, como no dia a dia escolar.  Vamos lá?

Boa leitura : )

Atenção! Contato é fundamental para o desempenho escolar

É importante que pais e professores possam estar em contato sempre que necessário e também é necessário que os pais fiquem cientes do que ocorre no ambiente escolar. Acompanhar reuniões, comparecer a eventos, olhar o caderno dos filhos, tudo isso faz com que os pais demonstrem o valor que dão à escola.

Atualmente, existe a facilidade de comunicação por meio das redes sociais, dos e-mails, e de sistemas escolares que possibilitam este tipo de comunicação. Dessa forma, os pais estarão sempre cientes com relação a eventos escolares e também com relação a eventuais problemas que possam afetar o desempenho escolar do aluno.

Outra alternativa que pode ajudar a estreitar ainda mais este laço são os aplicativos escolares. Com eles os responsáveis conseguem ter acesso ao dia a dia dos filhos em poucos cliques: avisos, notas, tarefas de casa e até ao financeiro do aluno.

Alguns aplicativos mais completos, como o Escolaweb, ainda contam com uma rede social própria e um chat onde os pais podem interagir e tirar dúvidas com os professores.

Converse sobre o dia a dia escolar

Um ponto de suma importância no dia a dia escolar dos filhos é este daqui: os pais devem demonstrar interesse em saber o que o filho está estudando. Além disto, é necessário saber, por exemplo, como são seus colegas de classe, de quais atividades ele gosta ou não, enfim, fazer com que o filho se sinta à vontade para falar sobre a escola sempre que necessário.

Os pais precisam ser o apoio das crianças nessa jornada para que eles se sintam seguros em contar sobre sua rotina e assinalar caso tenham algum problema, como o bullying nas escolas.

Incentive o estudo

Os pais devem despertar no filho o desejo pelo estudo e incentivá-lo a sempre procurar ter o melhor desempenho que ele conseguir. Uma maneira de fazer isto dar certo é acompanhar a rotina de tarefa de casa do estudante. Lembre sempre de incentivar, auxiliar nas dúvidas e também elogiar – o que é muito importante.

Quando a criança sente o orgulho dos pais, eles se esforçam para dar o melhor. Porém fica aqui um alerta: cuidado só pra não exagerar na mão, viu? Uma pressão desnecessária pode ter efeito contrário no estudante.

Hábitos saudáveis são importantes no desempenho escolar

Além do incentivo aos estudos para melhorar o desempenho escolar, os pais precisam ficar atentos a qualidade dos hábitos do estudante. Sob o mesmo ponto de vista, é necessário que ele durma pelo menos oito horas por noite, comer alimentos saudáveis, não ficar apenas usando o computador ou o celular são exemplos de hábitos que os pais devem incutir nos filhos. Se os filhos tiverem uma vida regrada com certeza terão disposição para ter um melhor desempenho escolar.

Ler incentiva a ler

Já ouviu aquela frase que fala que os filhos são o espelho dos pais? Então! Crianças tem a mania de imitar ações de pessoas que a inspiram. Portanto, se você tem o hábito de ler, com certeza vai gerar a curiosidade dos filhos.

Crianças menores podem usufruir do prazer de ter os pais lendo para elas. Em contrapartida, no caso de filhos adolescentes, é importante saber quais são os temas de interesse do filho e comprar livros para incentivá-lo. Inclusive, esta é uma maneira super legal de sentar para interagir com eles. Saber o que estão lendo, se estão gostando e até quem sabe, “trocar figurinhas” sobre eles.

Mantenha uma rotina de estudos

O aluno deve ter um horário específico e um local ideal para estudar. Incentive sempre ele a estudar no mesmo horário. Além disto, um local especialmente preparado para este momento, onde ele dispõe de todos os recursos que possibilitem que ele estude sem precisar deslocar-se para buscar outros materiais e sem distrações, será essencial. Isto o auxiliará a criar uma rotina de estudos e aumentar o seu desempenho escolar naturalmente.

Por meio de orientação e guia adequados, é possível ensinar aos pais os passos que eles devem tomar para participarem ativamente dos estudos de seus filhos e fazer com que o desempenho escolar deles melhore consideravelmente.

Então, como a sua escola incentiva a participação dos pais no processo aprendizagem? Tem dicas de como melhorar esse relacionamento? Conte para a gente! Estamos no Instagram e Facebook.