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O que é o índice de inadimplência e como ele afeta a gestão escolar?

31 de maio de 2019
6 minutos

As matrículas e mensalidades correspondem a quase a totalidade da receita. Por conta disto, o índice de inadimplência escolar se torna um problema muito sério para a gestão de uma escola.

Ou seja, para administração da instituição, atentar-se a esses fatores é essencial para verificar a saúde financeira da escola. Toda escola é uma empresa e, como tal, precisa de recursos para a execução dos seus trabalhos. Além de fazer pagamento de despesas e custos, investimento e, claro, gerar lucro.

Afinal, os indicadores de inadimplência são um bom termômetro para avaliar várias questões, desde as mais óbvias, como o quanto a escola recebe efetivamente ao mês, até mais complexas, como a política de precificação adotada.

Para lidar com esse potencial problema, confira, a seguir, o que significa a inadimplência financeira e como ela afeta diretamente a gestão escolar!

 

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O que é o índice de inadimplência?

O índice de inadimplência escolar nada mais é que o percentual de alunos que está com atraso no pagamento das mensalidades. Esse indicador é medido de acordo com o universo de estudantes, e deve ser calculado para que seja possível pensar em estratégias para reduzi-lo ao máximo e garantir a saúde financeira da sua escola.

Há diversos motivos que podem levar ao aumento do índice de inadimplência escolar, desde os mais simples — como o mero esquecimento de pagar a mensalidade em dia ou a falta de opções de formas de pagamento — como mais profundos, seja a crise econômica que afetou o estudante e sua família ou a precificação inadequada por parte da própria escola.

Logo, é imprescindível se atentar aos indicadores de inadimplência e, com bases nessas informações, entender como tratar os dados obtidos, a fim de conseguir lidar com a questão dentro da gestão da escola e garantir melhores resultados.

Como esse índice afeta a gestão escolar?

As matrículas e mensalidades são praticamente a forma exclusiva de receita de escolas. É com base no número de alunos e, por conseguinte, no valor das mensalidades, que são criados os planos de ação escolar e que é feito o planejamento financeiro da instituição. Quando o índice de inadimplência sobe, falta recursos. A falta de recursos, por sua vez, leva a toda uma série de problemas administrativos.

Todo negócio, inclusive escolas, fazem uma projeção de receita. É com esses números que é possível verificar os insumos que deverão ser adquiridos, contabilizar o aporte financeiro para pagamento das despesas fixas, projetar os gastos variáveis, programar investimentos, além de retirar o lucro.

Quando a inadimplência estudantil aumenta, todo o planejamento financeiro fica prejudicado e pode vir a comprometer o funcionamento da instituição como um todo, especialmente nas contas a pagar e no fornecimento dos materiais ou, em casos mais graves, na folha de pagamento e insumos básicos.

Um alto índice de inadimplência, quando não tratado, pode até mesmo levar ao fechamento da escola e gerar graves prejuízos.

 

Qual é o percentual máximo de inadimplência aceitável?

Em um cenário ideal, não haveria inadimplência estudantil. No entanto, é virtualmente impossível conseguir chegar a zero nesse indicador. Por quaisquer dos motivos listados anteriormente, o mais provável é que toda a escola tenha que lidar com um certo nível de inadimplentes.

Com base nisso, é possível programar-se inclusive para lidar com as contas fora deste percentual, considerá-lo na precificação, precaver-se quanto a essa ausência de recursos e estabelecer um parâmetro máximo em que esse indicador seja viável para o negócio.

Considera-se, em termos de gestão administrativa e financeira, que o percentual máximo de inadimplência aceitável é de 5%. Até esse patamar, é uma situação esperada e considerada dentro do gerenciável. Um percentual entre 5% e 10% exige atenção, e é preciso identificar os fatores que estão levando à subida desse indicador. Por sua vez, um percentual superior a 10% demonstra uma situação grave. Portanto é algo que precisa ser urgentemente tratado, pois é um forte indício de um problema mais profundo.

Como um sistema de gestão ajuda a evitar a inadimplência escolar?

Uma das melhores armas para combater a inadimplência escolar é usar um sistema de gestão integrado. O CRM — sigla em inglês para Customer Relationship Management, é a opção certa. Há diversas vantagens em utilizá-lo, podendo resolver em grande medida a questão e diminuir os indicadores.

Existem também outras atitudes que podem ser tomadas a fim de diminuir a taxa de inadimplência, como oferecer promoções para quem opta por formas de pagamentos recorrentes — como o cartão de crédito —, brindes para quem está em dia, negociar as dívidas passadas com desconto, dentre outras ações que a escola pode tomar para assegurar que esses indicadores fiquem sob controle.

Como você pode ver, o índice de inadimplência escolar deve ser levado muito a sério pela instituição de ensino, pois é um dos principais indicadores sobre a saúde financeira da escola e serve para estabelecer diretrizes importantes e garantir tomadas de ações mais estratégicas.

Vantagens de se ter um sistema de gestão escolar

Em primeiro lugar, um sistema de gestão pode gerar relatórios úteis para identificar quem são os alunos inadimplentes. Assim sendo,  a taxa de inadimplência e o tempo que cada um está sem pagar, é um bom exemplo. Inclusive, é possível, assim, determinar o passivo de crédito e o histórico de pagamento de forma fácil e automatizado. Tudo isso sem risco de erro humano.

Um sistema de gestão também pode ser configurado para disparar alertas e cobranças prévias para os alunos. Além disto ele também envia os boletos de pagamento atualizados e lembretes da data com antecedência. Desta forma, é possível evitar o atraso e diminuir os índices.

O sistema também é capaz de obter informações relevantes que podem ajudar a oferecer acordos ou descontos para alunos inadimplentes. Como resultado, esses relatórios são formados de acordo com a capacidade e histórico de cada estudante. Isso pode facilitar a cobrança educada e profissional, levar à quitação e evitar, inclusive, um não-pagamento total no futuro.

Outra vantagem de contar com um CRM é que ele ajuda a detectar a precificação ideal nas mensalidades. Isso é feito a partir do cruzamento de dados de pagamento. No entanto, também exige uma pesquisa de mercado para verificar a qualidade do serviço oferecido.

Gostou deste texto? Então, aproveite para se aprofundar ainda mais no assunto, conferindo o nosso guia completo para evitar a inadimplência escolar!

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