Antes de te direcionar para o Whatsapp, preencha o formulário.

Tenha o Escolaweb na sua escola hoje mesmo!

Fale com um dos nossos consultores e transforme a experiência de gestão da sua instituição.

Afinal, quais são as vantagens de ter uma rede social para escolas?

17 de janeiro de 2020
6 minutos

Uma boa escola precisa acompanhar as mudanças na sociedade e a evolução tecnológica. Além disso, deve transcender os muros da instituição e chegar até as famílias. Partindo desse pressuposto, surgiu a rede social para escolas.

Trata-se de uma ferramenta de comunicação em tempo real entre os gestores da escola, os alunos, os responsáveis e os professores. Por meio dela, podem ser compartilhados fotos e vídeos de forma segura, além de conteúdos das mais diversas formas.

Saiba mais:
Redes sociais na educação: entenda como utilizar de maneira assertiva
Marketing educacional: saiba como otimizar a captação de alunos
Fique por dentro das melhores estratégias para captação de alunos

 

O uso da ferramenta, disponível em plataformas como o Escolaweb, oferece inúmeras vantagens para todos os envolvidos e, principalmente, para o gestor, que consegue se comunicar de forma simples e eficiente com a comunidade escolar. Os feedbacks instantâneos podem ser de grande valia para a administração da escola.

Se você tem interesse em utilizar essa ferramenta, continue a leitura deste post e veja mais algumas vantagens da rede social para escolas!

Aproxima os pais e os alunos da escola

Quem é gestor de escola sabe o quanto é difícil fazer com que os pais e os alunos se interessem pela instituição além do horário da aula e que participem das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. Com a rotina corrida, muitas vezes, eles não têm tempo ou esquecem até mesmo das datas de reuniões, por exemplo.

Com a rede social, pais, responsáveis, alunos e toda a comunidade podem ser informados de tudo o que acontece na escola. Eventos como gincanas, campeonatos esportivos, ações sociais, reuniões, grupos de estudo e iniciativas culturais podem ser divulgados por esse meio, promovendo a integração entre família e escola.

Possibilita o acompanhamento do desempenho

O engajamento do estudante na rede social da escola diz muito sobre o seu interesse — e isso pode refletir, também, no seu desenvolvimento escolar. Por isso, acompanhar a interação dos estudantes na rede é uma das formas de perceber e avaliar o seu desempenho ao longo do ano.

A ferramenta traz benefícios tanto para os gestores e professores, quanto para os pais e responsáveis, que passam a entender melhor como o estudante se expressa, sobre o que ele se interessa e como ele busca a informação. Ao mesmo tempo, se um estudante interage pouco ou não demonstra interesse no conteúdo, isso pode ser evidenciado na rede.

A melhor forma de fazer isso é criando fóruns, enquetes e tópicos de discussão, e observar o engajamento dos alunos com esses conteúdos.

Retém estudantes

Todo mundo sabe o quanto as redes sociais são importantes hoje em dia. Usar essa ferramenta a favor da educação é uma forma de reter estudantes e fazer com que eles tenham mais prazer em estudar, pois farão isso de forma natural.

Por meio do compartilhamento de conteúdos e das trocas que a ferramenta proporciona, os alunos se sentem motivados a permanecer no grupo — ou seja, na escola e na comunidade que se forma a partir da rede social. Dificilmente se sentirão desmotivados a estudar, a não ser que haja outros fatores além do estímulo à aprendizagem que os façam deixar a escola.

Mesmo nesses casos, o gestor pode identificar o problema e convidar a família para uma conversa fora das redes sociais.

Auxilia no aprendizado

Por meio da rede social para escolas, o aluno se torna mais ativo no processo de aprendizado. Ele pode criar e compartilhar materiais e ideias com os colegas e se envolver em projetos pedagógicos.

É uma maneira de estimular o estudante a usar as redes sociais de forma educativa, buscando conteúdos que tenham relação com o que ele está aprendendo e se aprofundando em temas pelos quais se interessa mais.

Afinal, hoje em dia, crianças e adolescentes costumam passar muito tempo nas redes sociais. Está na hora de usar esse meio como um espaço saudável de aprendizagem.

Contribui para o trabalho dos docentes

Os docentes têm na rede social um espaço infinito a ser explorado. Eles podem compartilhar artigos, estudos, reportagens, vídeos e outros conteúdos que tenham relação com aquilo que estão ensinando no momento.

Em contrapartida, recebem feedbacks instantâneos dos alunos, contribuindo para a elaboração das aulas. Podem criar fóruns de discussão e verdadeiros seminários pela internet.

Também podem divulgar datas de testes e provas, e aproveitar para mensurar o desempenho dos estudantes, como já foi mencionado. Além disso, é possível trocar informações com outros professores sobre os projetos em desenvolvimento nas demais turmas ou disciplinas.

Reduz a inadimplência

A redução da inadimplência é um desafio constante dos gestores escolares, mas ela não se dá de forma direta pela rede social. O que a ferramenta pode auxiliar é no lembrete aos pais e responsáveis de que o dia do vencimento da mensalidade está próximo, assim que eles entram na rede para verificar as últimas postagens.

Além disso, conforme a escola compartilha os seus projetos e as suas iniciativas para melhorar o ensino e o ambiente escolar como um todo, os pais se sentem mais inseridos e responsáveis pela manutenção dessas atividades, percebendo a importância de manter o pagamento em dia.

Aproxima a comunidade escolar

Como última vantagem, mas não menos importante, está a aproximação da comunidade escolar entre si, o que faz com que se criem laços de amizade que poderão ser levados para a vida toda. Isso cria um ambiente saudável de companheirismo e reduz, inclusive, a prática de bullying.

Pais, responsáveis e estudantes passam a se conhecer melhor, por meio do compartilhamento de fotos e vídeos sobre a rotina da família. Além disso, podem marcar eventos e outras formas de interação social em horários fora da escola.

Como se não bastassem todos os benefícios que listamos, existe a questão da segurança, pois as redes sociais abertas — como Facebook, Instagram e WhatsApp — deixam crianças e adolescentes vulneráveis a diversos riscos trazidos pela exposição sem controle parental.

Como vimos, a rede social para escolas oferece diversas vantagens para gestores, professores, alunos e familiares. É fundamental, portanto, que seja usada de forma a aproveitar ao máximo os seus recursos. Cabe lembrar, entretanto, que ela é apenas uma das ferramentas de um app escolar. O aplicativo da Escolaweb tem diversos outros recursos que auxiliam o dia a dia como pagamentos on-line, registro de aulas e frequência, entre outros.

Se você ficou interessado em utilizar essa ferramenta em sua instituição, entre em contato com a gente e conheça o sistema Escolaweb!

Quero na minha escola!

Se mantenha atualizado sempre!

Você pode amar!

Newsletter

Descubra as últimas tendências no universo da educação e explore uma variedade de ideias para elevar a gestão da sua instituição.

Obrigado!

Seu Cadastro foi realizado com Sucesso!