Antes de te direcionar para o Whatsapp, preencha o formulário.

Tenha o Escolaweb na sua escola hoje mesmo!

Fale com um dos nossos consultores e transforme a experiência de gestão da sua instituição.

Perda de dados nas instituições de ensino: como prevenir?

10 de outubro de 2016
3 minutos

A perda de dados em uma instituição de ensino, quer seja no campo pedagógico, financeiro ou administrativo, é um pesadelo pelo qual nenhum gestor de escola quer passar. Saber que dados confidenciais de sua escola foram apagados ou até mesmo roubados pode desestabilizar e desacreditar qualquer gestor, afinal, toda informação  gerada pela escola está sob sua responsabilidade.

A perda de dados pode ocorrer devido a vários fatores:

Inabilidade do operador

Pessoas despreparadas para mexer em dados da escola podem deletar ou alterar informações importantes. É essencial que quem lide com essas operações saiba como manejá-las adequadamente.

Roubo de informações

Infelizmente, pode acontecer de alguém entrar em seu sistema e roubar informações preciosas, caso o sistema não esteja adequadamente protegido.

Desastres naturais

Enchentes, tremores de terra, queda de energia e outras causas naturais podem fazer com que se percam computadores e, consequentemente, arquivos importantes.

Brechas na segurança podem gerar perda de dados

Se sua escola possui um sistema que não tem a proteção adequada, ele pode ser invadido e preciosas informações podem desaparecer do sistema.

Falhas acidentais

Falhas causadas pelo próprio sistema, ou acidentes como alterar informações, sobrescrever em documentos, etc, podem causar grandes transtornos e depois esses dados podem não ser recuperados.

Como prevenir a perda de dados em minha instituição de ensino?

A importância dos backups

Faça backups frequentes e possua um sistema que faz backups automáticos.

O cuidado com o acesso ao sistema para evitar a perda de dados

Proteja seu sistema, de forma a programá-lo para que cada pessoa que o use só tenha acesso ao que lhe for permitido. Isso pode ser feito quando o usuário for cadastrado no sistema.

A proteção dos documentos

Proteja seus documentos mais importantes por senhas, que só possam ser de conhecimento de quem pode acessá-los. Tome cuidado também ao decidir se eles podem ser alterados, e, nesse caso, quem poderá fazê-lo.

A necessidade de ter um sistema de ponta online

Sobretudo, tenha um sistema de gestão escolar de ponta, e que seja online. Um excelente software de gestão escolar garantirá que todas as informações de sua escola estejam devidamente protegidas, e que não haja risco algum de que essas informações sejam alteradas ou se percam, uma vez que o sistema será diariamente verificado por especialistas, a fim de que não tenha falhas. A exigência de que o software de gestão escolar seja online é porque você terá seus documentos resguardados em nuvens, o que significa que, mesmo que haja algum acidente com seu computador matriz, seus dados estarão devidamente protegidos na internet.

Diante do exposto, o único modo de evitar com certeza que sua escola perca dados é por meio e um sistema de gestão escolar de alta qualidade. O Escolaweb é um software de gestão escolar de extrema segurança e eficácia. Nele você pode controlar todos os setores de sua instituição, como o acadêmico, o financeiro, a secretaria, o almoxarifado, a portaria, a biblioteca. Ele permite que se façam matrículas online, e também faz a grade dos horários escolares, além de preservar a sete chaves seus documentos e todas as transações efetuadas em sua instituição.

Quer saber mais? Visite o site do Escolaweb!

Quero no meu site

Se mantenha atualizado sempre!

Você pode amar!

Newsletter

Descubra as últimas tendências no universo da educação e explore uma variedade de ideias para elevar a gestão da sua instituição.

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!

Obrigado!

Seu Cadastro foi realizado com Sucesso!