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Captação de alunos: 7 dicas para garantir as rematrículas

20 de outubro de 2015
4 minutos

Você tem percebido que ultimamente os números para captação de alunos já não são mais os mesmos?

As estratégias convencionais não apresentam resultados como antes, é verdade. Mas então, como reverter esse cenário?

Bom, o fato é que muitos gestores acabam anunciando em diversas mídias mas ainda assim, nenhum método atinge o resultado esperado.

Gestão de captação de alunos vale ouro

Através da gestão de captação de alunos, esta divulgação da mesma deve acontecer em torno de 6 meses antes. Eis aí um dado importantíssimo. Lembrando que a divulgação deve ser feita durante todo o ano de maneira adequada, isso quer dizer, por meio da internet, ou seja, marketing digital, vide site da escolar.

Além do mais, o bom e velho site, não deve ser apenas um mero cartão de visitas mais, com dizeres institucionais somente, e sim um vendedor trabalhando a favor da escola para trazer o tão esperado retorno.

Existe, porém, uma metodologia para auxiliar nessa gestão de captação de alunos, que consiste em alguns fatores. Confira 7 boas dicas!

1 – Planejamento é fundamental

Pode-se dizer ele é essencial, assim como conhecer profundamente o public-alvo da Instituição de Ensino. Com essas informações as estratégias de marketing e captação devem ser traçadas. Cada Instituicão possui sua própria persona, a ser definida. Assim, a divulgação, enfim, todo o projeto será criado especificamente para esse público-alvo.

2 – Atraindo seu cliente

Sua persona, ou seja , seu público-alvo definido através de um bom planejamento,  precisa conhecer sua instituição de ensino e para isso, nada melhor do que usar a internet. Portanto, ofereça material de altíssima qualidade aos seus clientes, seja via blog ou redes sociais, criando também anúncios no Google e Facebook, gerando vídeos informativos e enviando emails marketing. Resumindo: seja relevante!

3 – Conteúdo de qualidade

É importante virar referência, através de produção de bom conteúdo. Emails marketing, e-books, vídeos interativos nada mais são do que trocas justa com os futuros interessados em sua Instituição.

4 – Convertendo seu cliente em um lead

Após atrair o visitante ao site da Instituição, é necessário capturar os seus dados, afim e transformá-lo em um Lead.  Para isso devem ser criadas páginas específicas de cada curso, integradas ao CRM, automatizando e organizando a comunicação. Se necessário, contrate um serviço especializado no assunto.

5 – Comunicação essencial em 4 etapas

Após a captação do lead, é extremamente necessário conduzí-lo pelo funil de vendas, que se dá a partir de 4 momentos (do topo para baixo): 1. Descoberta, 2. Interesse, 3. Consideração, 4. Intenção – até que esteja pronto para a matrícula. Para isso, utiliza-se o método “régua de relacionamento”, que nada mais é do que definir as comunicações adequadas (email, sms, etc) para cada momento do estágio.

6 – Finalmente a Matrícula

Importante ressaltar que, no caso, o controle dos alunos rematriculados deve ser diário ou semanal. sempre acompanhado com devido cuidado pela direção da escola. Saber, por exemplo, quantos alunos já fizeram a reserva. Atentar-se ao mesmo dia do ano passado, entender como estava esta relação, pois se a relação estiver piorando, antes de novembro medidas de emergência devem ser tomadas. Primar pelo contato das famílias dos alunos mais silenciosos e fazer o bom e velho corpo-a-corpo com todos, são atividades mínimas recomendadas. Assim, é possível identificar os motivos da dúvida e sanar logo o problema. Por fim, integrar todo o processo à matrícula é essencial. Cada passo do lead deve ser gravado no CRM para futuras interações e análises.

7 – Análise

A gestão precisa estar atenta aos principais indicadores de desempenho: visitas, geração de leads, e oportunidades, conversões, análise de funil de vendas, alcance e retorno sobre o investimento (ROI). O que faz com que o gestor saiba exatamente de onde vem seu investimento.

Com todas essas etapas, pode ter certeza que o resultado final serão salas cheias e matrículas feitas!

Compartilhe aqui conosco como você faz para atrair positivamente cada vez mais alunos para sua Instituição!

 

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