5 dicas infalíveis para otimizar a aprendizagem de seus alunos!

9 de dezembro de 2015

Alunos precisam estar motivados para que a aprendizagem aconteça. Essa motivação nem sempre existe. Então como podemos fazer com que o conteúdo ensinado seja realmente aprendido? Veja as dicas a seguir:

1. Conecte conteúdo e realidade no processo de aprendizagem

Encontre um meio de fazer com que o conteúdo a ser ensinado possua vínculo com a realidade dos alunos. O conteúdo precisa estar vinculado à vivência de seus alunos, e deve ser algo que possa ser útil em suas vidas. Leve em consideração a idade de seus alunos, o estilo de vida, os interesses comuns desta faixa etária, e desenvolva seu conteúdo levando estes itens em consideração.

2. Teste a atenção

Indague seus alunos, faça-os pensar, desafie-os! Não há nada pior que um professor falando por 50 minutos sem parar. O aluno deve participar da aula, e o professor deve ser um mediador no processo-aprendizagem. Faça perguntas para alunos diferentes, pegue-os desprevenidos, desperte a curiosidade deles. Movimente-se sempre. Não fique parado em apenas um lugar, isto pode proporcionar falta de atenção.

3. Use recursos diferentes na aprendizagem

Cada pessoa é única. As pessoas aprendem de formas diferentes, porque são diferentes, portanto, use recursos diversificados. Utilize textos curtos, faça desenhos, mostre figuras ou cartazes, deixe-os manusearem objetos. Dê a seus alunos atividades diversas e que façam com que eles raciocinem. Evite exercícios repetitivos e longos.

Você sabia que pode mensurar a atenção de alguém de acordo com sua idade? Uma criança de sete anos, por exemplo, consegue concentrar-se em algo por sete minutos. Já uma criança de nove anos, por nove minutos, e assim sucessivamente. Os adultos conseguem concentrar-se em algo durante o máximo de 25 minutos. Por isso, mude a atividade levando em consideração os minutos, de acordo com a idade de seus alunos.

4. Conte histórias

Todas as pessoas gostam de ouvir histórias, principalmente se forem reais ou divertidas. E histórias ajudam a memorizar conteúdo. Professores, sobretudo os de História, devem usar mais este recurso, que é um ótimo quebra-gelo para iniciar suas aulas.

5. Verifique seu vocabulário

Será que o vocabulário que você está usando é adequado para o nível que está lecionando? Fique atento para usar uma linguagem de fácil de entender. Falando em linguagem, saiba também o que se passa no mundo de seus alunos. Os professores precisam saber do que os alunos gostam, de que tipo de música, jogos, costumes. Qual linguagem eles utilizam na internet? Mais uma vez, é necessário estar a par da realidade dos alunos para conseguir atingi-los. Você pode usar trechos de músicas, notícias mundiais, notícias sobre celebridades, enfim, recursos que lhe proporcionem um meio para abordar os conteúdos que deseja.

A internet tem uma infinidade de recursos à mão. Basta ser criativo e arregaçar as mangas!

Baixe nossos materiais educativos e aproveite para nos seguir nas redes sociais!