O papel do professor nos tempos de internet

10 de novembro de 2014

Há 15 anos a internet ainda não era amplamente acessível. Muitos, só conseguiam usá-la discada e depois da meia noite quando a cobrança de pulso era mais baixa. Parece que foi ontem, mas tudo se modificou muito rapidamente. Hoje, por causa do 3G, estando em qualquer lugar que tenha sinal é possível consultar sites pelo celular. Com isso, a internet se popularizou e modificou a relação entre professores e alunos no modo de transmitir e consumir informação. Por isso, é importante saber como usar isso a favor do ensino e qual o papel do professor nos tempos de internet.

O professor nos tempos de internet

Os alunos, agora com mais autonomia, precisam de orientação. O fluxo de informações que chegam aos estudantes é grande e eles precisam aprender a filtrar tudo isso. E é aí que entra o papel do professor na era online.

Para isso, é necessário saber articular essas informações e a nova cultura trazida pela era cibernética. Ao mesmo tempo, também se faz necessário conseguir limitar o uso e a interferência dos artefatos tecnológicos dentro da sala de aula de maneira que os seus usos venham a somar e não interferir.

Embora alguns educadores ainda tentem resistir ao uso dessas ferramentas, não há como resistir. Se você não deixar a internet entrar em sua sala de aula de uma maneira organizada, estruturada e determinada pelo docente, ela virá embutida no dia a dia e até no comportamento dos alunos.

Sem contar que aulas expositivas para os jovens da era da informática, tornam-se maçantes, cansativas e nada atrativas. Colocá-los em rede é uma forma de chamar o aluno ao aprendizado encaixando a vivência do aluno permeada pela tecnologia ao conteúdo transmitido pelo professor. O docente tem que saber ser um “promotor de interações”.

Dê adeus ao currículo engessado

Atender ao que pede o currículo é importante, mas de nada adiantará se você não conseguir atrair o aluno. Por isso, é importante conseguir mesclar a matéria dada com a atualidade e informática. Traga a internet, de maneira moderada para a sua sala de aula.

Há várias maneiras de se fazer isso, como realizando fóruns de discussões virtuais além do horário de aula, permitindo a busca online, trazendo uma notícia do dia para começar a aula ou orientando os alunos a acessarem o link com a notícia após saírem da escola para acrescentarem conteúdo ao que aprenderam.

Permita que mensalmente eles tragam uma notícia que tenha alguma relação com a disciplina para que seja discutida em sala de aula. Isso os motivará a estudar e facilitará essa ligação do mundo virtual com o que você estiver transmitindo nas aulas expositivas. Você pode também usar temas atuais e diferentes para realizar debates. Permita que eles pesquisem online e chame-os para discutir.

A escola deve motivar o professor e o professor motivar os alunos para que essa interação seja positiva. Como a sua escola está trabalhando esse ponto? Conte pra gente nos comentários!