Antes de te direcionar para o Whatsapp, preencha o formulário.

Tenha o Escolaweb na sua escola hoje mesmo!

Fale com um dos nossos consultores e transforme a experiência de gestão da sua instituição.

Descubra a melhor forma de fazer avaliação na educação infantil

9 de agosto de 2024
7 minutos
Descubra a melhor forma de fazer avaliação na educação infantil

A avaliação na educação infantil é um tema complexo, afinal, envolve o acompanhamento contínuo do desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida. Diferente das avaliações tradicionais, que aplicamos nos níveis fundamental e médio, na educação infantil, o foco é compreender o progresso integral da criança, observando não apenas o aspecto cognitivo, mas também suas habilidades emocionais, sociais e motoras. Nesta fase, o objetivo é proporcionar um ambiente que valorize a individualidade e o desenvolvimento de cada criança.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a avaliação na educação infantil deve ser realizada de forma qualitativa, priorizando o acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança sem o objetivo de promoção para o próximo nível. Isso significa que não há reprovações ou classificações, mas sim um olhar atento e sensível para o processo de crescimento de cada aluno, respeitando seu ritmo e suas necessidades específicas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça essa abordagem, estabelecendo que a avaliação deve ser um processo contínuo, formativo e voltado para o desenvolvimento integral. Esse processo deve incluir a observação e o registro das atividades diárias, interações e brincadeiras, proporcionando uma visão ampla e detalhada do progresso das crianças. 

A importância da avaliação na educação infantil

Apesar de não ser uma “prova”, a avaliação na educação infantil tem um papel essencial no desenvolvimento das crianças:

  • Acompanhamento do desenvolvimento integral: A avaliação permite que os educadores acompanhem o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo das crianças, identificando suas necessidades e potencialidades.
  • Orientação pedagógica: Com base nas avaliações, os professores podem planejar e ajustar suas práticas pedagógicas para melhor atender às necessidades das crianças, promovendo um ambiente de aprendizagem mais eficaz e inclusivo.
  • Comunicação com as famílias: A avaliação serve como um importante instrumento de comunicação entre a escola e a família, permitindo que os responsáveis acompanhem o progresso dos seus pequenos e colaborem com o processo de ensino e aprendizagem.

Paulo Freire, patrono da educação brasileira, ressaltou a importância de uma educação que valorize o ser humano em sua totalidade, respeitando suas potencialidades e singularidades. O educador defendia que o processo de ensino-aprendizagem deve ser dialógico, permitindo que o aluno seja protagonista de sua própria aprendizagem. Esse pensamento é fundamental para compreender a avaliação na educação infantil, onde o objetivo não é apenas medir o conhecimento, mas acompanhar e promover o desenvolvimento integral da criança.

Qual a melhor forma de fazer uma avaliação na educação infantil?

A melhor forma de realizar a avaliação na educação infantil é por meio de uma abordagem que seja integrada ao cotidiano da criança, utilizando diferentes instrumentos e estratégias que permitam um olhar amplo sobre seu desenvolvimento. A seguir, listamos as dez formas mais eficazes de avaliar na educação infantil. Confira!

  1. Observação Direta: 

A observação direta é uma das estratégias mais eficazes na educação infantil. Consiste em observar as crianças em suas atividades diárias, como brincadeiras, interações com colegas e resposta a estímulos físicos e emocionais. A observação permite ao educador capturar comportamentos, atitudes, habilidades motoras e sociais em contextos reais, sem a pressão de uma avaliação formal. Esses dados são super importantes para entender como a criança aprende e se desenvolve.

  1. Relatórios Descritivos: 

Os relatórios descritivos possibilitam uma visão detalhada do progresso da criança. Diferente de uma simples nota ou correção, esses relatórios descrevem o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor de maneira contextualizada. São elaborados com base em observações contínuas e registros das atividades diárias, oferecendo uma narrativa que reflete o desenvolvimento individual de cada criança.

  1. Portfólios: 

Portfólios são coleções de trabalhos da criança que documentam seu progresso ao longo do tempo. Esses materiais podem incluir desenhos, textos, fotos, registros de atividades e outros produtos que mostram o desenvolvimento de habilidades e competências. O portfólio permite que o progresso seja visualizado de forma concreta, tanto para o professor quanto para as famílias.

  1. Rodas de Conversa: 

As rodas de conversa são momentos em que as crianças têm a oportunidade de expressar suas ideias e sentimentos de forma livre e sem pressão. Essa prática favorece o desenvolvimento da linguagem, da socialização e da escuta ativa, além de permitir que o professor observe a interação entre as crianças e como elas constroem conhecimento em conjunto.

  1. Diários de Bordo: 

Os diários de bordo são registros feitos pelos professores que documentam as atividades diárias das crianças, suas interações e aprendizagens. Esses registros são importantes para refletir sobre o progresso individual e coletivo e para planejar intervenções pedagógicas mais adequadas.

  1. Fotografia e Vídeo: 

O uso de fotografias e vídeos como ferramentas de avaliação é uma prática cada vez mais comum na educação infantil. Esses recursos visuais capturam momentos do cotidiano escolar, que muitas vezes passam batidos, e permitem uma análise mais detalhada do desenvolvimento das crianças. Além disso, são ferramentas que podem ser compartilhadas com as famílias, possibilitando uma visão ainda mais ampla do processo.

  1. Checklists de Habilidades: 

Checklists de habilidades são listas de verificação que ajudam o professor a observar e registrar o desenvolvimento de habilidades específicas em cada criança. Esses checklists são úteis para monitorar o progresso em áreas como linguagem, coordenação motora, habilidades sociais e cognitivas, oferecendo um acompanhamento mais detalhado e objetivo.

Descubra a melhor forma de fazer avaliação na educação infantil
Descubra a melhor forma de fazer avaliação na educação infantil

O papel do professor e dos gestores na avaliação da educação infantil

O professor é a figura central no processo de avaliação na educação infantil. Ele precisa ser capaz de observar, registrar e refletir sobre o desenvolvimento de cada uma das crianças, utilizando as informações registradas para planejar e ajustar suas práticas pedagógicas. 

Além disso, o professor deve atuar como mediador, criando um ambiente de aprendizagem que seja acolhedor e inclusivo, respeitando as individualidades e promovendo o desenvolvimento integral dos pequenos.

Já os gestores escolares têm o papel de garantir que as práticas avaliativas estejam alinhadas às diretrizes da BNCC e da LDB. Isso engloba todo o planejamento curricular e o Projeto Político Pedagógico da escola. Além disso, eles podem oferecer suporte aos professores, oferecendo formação continuada e recursos que possibilitem a realização de avaliações didáticas e funcionais. 

Além disso, os gestores devem assegurar que a documentação pedagógica seja utilizada da maneira correta para promover a transparência e a participação das famílias no processo educativo.

Conclusão

A avaliação na educação infantil é um processo contínuo e fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. É praticamente impossível avaliar uma criança em apenas uma folha de papel. Nesse sentido, o papel do professor e dos gestores é essencial para garantir que essa prática seja realizada de maneira eficaz, contribuindo para um processo de ensino alinhado às diretrizes da BNCC. 

Como o Escolaweb pode te ajudar

Para melhorar a abordagem pedagógica, a escola deve, primeiramente, fazer um diagnóstico interno. Ou seja, é preciso identificar o contexto em que ela está inserida e o que é preciso fazer para superar as dificuldades. 

Nesse sentido, a tecnologia pode ser a maior aliada dos gestores quando o assunto é organização no ambiente escolar. O Escolaweb é um sistema de gestão escolar que automatiza processos administrativos e facilita a comunicação entre escola, famílias e alunos

Com recursos como matrícula online, agenda virtual, boletim escolar digital e diários de classe virtuais, o Escolaweb ajuda gestores e professores a manterem a comunidade escolar integrada e organizada. Clique no botão abaixo e saiba mais!

Quero na minha escola!

Se mantenha atualizado sempre!

Você pode amar!

Newsletter

Descubra as últimas tendências no universo da educação e explore uma variedade de ideias para elevar a gestão da sua instituição.

Obrigado!

Seu Cadastro foi realizado com Sucesso!