Sendo gestor escolar, professor, aluno ou responsável, você já sabe que o Novo Ensino Médio 2022 vai mudar bastante a rotina de toda a comunidade escolar. A principal mudança é o aumento da carga horária anual para os três anos letivos do Ensino Médio.
Explicando melhor, a partir do ano que vem, cada série terá a carga horária de 1.000 horas anuais, e não mais 800 horas, como é atualmente. Com isso, o Ensino Médio vai ter, ao total, 3.000 horas nos três anos letivos.
É por isso que os Itinerários Formativos serão implantados nas instituições. Aliados ao currículo normal, regulamentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), eles são formações complementares, com foco em áreas específicas de conhecimento.
Além disso, a formação de professores e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também vão passar por algumas modificações.
Vamos entender melhor essas mudanças? Continue a leitura!
O Novo Ensino Médio 2022
Apesar de começar a valer oficialmente a partir de 2022, a reforma do Novo Ensino Médio não aconteceu agora. A mudança foi aprovada pelo presidente Michel Temer, em 2017, com a Lei nº 13.415/2017.
No entanto, como toda mudança, é preciso ter um período de adaptação. Nesse caso, as escolas tiveram de 2018 a 2021 para implementar o Novo Ensino Médio de forma gradativa. Já em 2022, as mudanças passam a ser obrigatórias, pelo menos, para o primeiro ano do Ensino Médio. Até 2024, deve abranger todos os três anos do Ensino Médio.
As escolas que fizeram isso antecipadamente, estão mais tranquilas neste final de ano. Mas, a boa notícia é que o aumento da carga horária só é obrigatório a partir do ano que vem. Portanto, você ainda tem um tempinho para preparar a instituição para o Novo Ensino Médio 2022.
A mudança na carga horária
Como falamos acima, uma das principais mudanças é a carga horária letiva. Pela regra atual, os alunos têm 800 horas letivas por ano, cerca de 4 horas de estudo por dia. No total, os três anos de Ensino Médio possuem carga horária de 2.400 horas.
No entanto, com a reforma, o Novo Ensino Médio 2022 passa a ter 3.000 horas no total, sendo 1.000 horas anuais. Ou seja, o ensino em tempo integral é obrigatório e, agora, os estudantes terão 5 horas de aula por dia.
Desse total, 60% da carga horária (1.800 horas) será formada pela grade tradicional, com aulas que conhecemos: Português, Matemática, Química, Física e outras. Os outros 40% (1.200 horas) serão destinados aos Itinerários Formativos. Mas isso nós vamos explicar um pouco melhor no próximo tópico.
Com o aumento da carga horária do Novo Ensino Médio, algumas escolas podem ter dificuldades por conta da estrutura física. Isso porque, para comportar todos os alunos da instituição, normalmente, as turmas são dividas em turnos. Portanto, juntar todos os alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental no mesmo horário, por exemplo, talvez não seja possível.
Por isso, adotar o ensino híbrido é uma excelente alternativa, já que a Lei permite que parte do Itinerário Formativo seja ofertado online. Ou seja, a escola pode oferecer o EAD para as disciplinas complementares, desde que respeite a porcentagem de até 20% de ensino remoto para aulas diurnas e até 30% para aulas noturnas.
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Entenda melhor os Itinerários Formativos
Para cumprir com a nova carga horária, as escolas precisam aumentar a oferta de disciplinas. É aí que entra o Itinerário Formativo. Ou seja, as novas disciplinas complementares da grade curricular.
Mas, antes de explicar melhor, vamos esclarecer uma das dúvidas mais comuns: as matérias de Filosofia, Sociologia, Artes, Educação Física e Inglês são obrigatórias? E, sim, mesmo com o Novo Ensino Médio 2022, essas disciplinas continuam sendo obrigatórias na grade curricular tradicional, definida pela BNCC. Ou seja, independente do Itinerário Formativo que o estudante escolher.
Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) também assegura o ensino das respectivas línguas maternas às comunidades indígenas.
O Itinerário Formativo, por sua vez, tem a proposta de educar o aluno de forma integrada, abordando conhecimentos técnicos, práticos e de autoconhecimento. As disciplinas podem ser projetos, núcleos de estudo ou pesquisa, laboratórios ou curso técnico, por exemplo.
Ele é formado por 5 áreas do conhecimento e a escola deve ofertar, no mínimo, uma delas para os estudantes. Porém, o ideal mesmo é que a instituição ofereça mais de uma opção. Afinal, quanto maior a variedade, melhor e mais completa a escola será.
Conheça melhor cada área do conhecimento:
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Linguagens e suas Tecnologias
Os conteúdos serão articulados entre Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa. O aluno poderá se aprofundar em diferentes linguagens, contextos sociais e de trabalho. Por exemplo, estudo de línguas estrangeiras, clássicas, Libras, design, linguagens digitais, artes cênicas, produções literárias e muito mais.
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Matemática e suas Tecnologias
Esse itinerário tem uma visão integrada do uso da Matemática aplicada à realidade. O que permite que os estudantes foquem na resolução de problemas e análises complexas, robótica, automação, inteligência artificial, jogos digitais e outras frentes.
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Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Trabalha as disciplinas de Biologia, Física e Química de forma integrada. Assim, os alunos podem aprender melhor sobre Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo. Ou seja, poderão focar na resolução de problemas sociais, individuais e ambientais, por exemplo.
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Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Aqui, será trabalhado um olhar integrado entre as matérias de Sociologia, Filosofia, Geografia e História. O principal objetivo é estudar as relações sociais, os modelos econômicos, os processos políticos, a pluralidade cultural, entre outros.
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Formação Técnica e Profissional (FTP)
A FTP envolve uma perspectiva humana integral, mesclando o trabalho manual e com o intelectual. Dessa forma, o aluno será preparado para ter autonomia e criatividade no mercado de trabalho. Ou seja, para se adaptar às novas condições ocupacionais e às tendências do mundo moderno.
Com a reforma do Novo Ensino Médio, os profissionais com notório saber podem lecionar no itinerário formativo, especificamente na Formação Técnica e Profissional (FTP).
Porém, esses profissionais devem ser reconhecidos pelos respectivos sistemas de ensino e podem ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional. Ou seja, precisam apresentar titulação específica ou ter prática de ensino em unidades educacionais públicas ou privadas ou corporações privadas.
O Projeto de Vida do Novo Ensino Médio 2022
O Projeto de Vida é outra grande mudança do Novo Ensino Médio, que visa orientar os alunos a desenvolverem seu senso crítico e o papel de cidadão. Além, claro, de ajudar na escolha da carreira que querem seguir.
Como o nome sugere, é a partir dele que os alunos vão começar a traçar os seus planos de estudos e escolher quais disciplinas do Itinerário Formativo vão seguir.
Essa orientação ajuda não só no lado profissional do estudante, como também no autoconhecimento e no desenvolvimento da consciência cidadã de cada um. É um passo muito importante para que eles tenham certeza do que querem seguir para a vida, bem como melhorarem seus comportamentos e atitudes em sociedade.
O Projeto de Vida é baseado em três pilares: Autoconhecimento, Expansão e Exploração, e Planejamento. Por isso, os professores e a escola assumem o papel de apresentar as possibilidades e tirar dúvidas sobre as áreas de formação, sempre respeitando a autonomia de cada aluno.
Os conteúdos podem ser ministrados por um professor de qualquer área. A única exigência é que o educador esteja disposto a assumir esse papel de orientador. Afinal, não é algo que pode ser feito de qualquer maneira. Exige paciência, responsabilidade e dedicação.
É a partir disso que os estudantes vão conseguir escolher em qual área desejam aprofundar seus conhecimentos ao longo do Ensino Médio. Ou seja, escolher qual itinerário formativo irão cursar. Além de, posteriormente, permitir que eles façam uma escolha mais assertiva de qual faculdade e profissão querem seguir.
O Enem também passa por mudanças
O Ensino Médio vai passar por mudanças em todo o Brasil e, com isso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também. Justamente para estar alinhado com as novas demandas do mercado.
Porém, essas mudanças vão acontecer ao longo dos próximos anos. Para que, assim, em 2024, o Enem esteja totalmente de acordo com as regras do Novo Ensino Médio.
Seguindo isso, o Enem vai continuar sendo feito em duas etapas. Porém, o primeiro dia será dedicado às provas mais gerais, referentes aos conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Já o segundo dia será de conhecimentos do Itinerário Formativo, de acordo com a área que cada estudante escolheu e pretende seguir no ensino superior.
Quais as vantagens do Novo Ensino Médio 2022?
Em geral, o Novo Ensino Médio vem com a proposta de ajudar no desenvolvimento da carreira profissional, pessoal e cidadã dos estudantes. Por isso, as escolas devem assumir um papel ainda mais ativo, cooperativo e orientador para os alunos.
O principal objetivo é estimular o desenvolvimento do senso crítico, responsabilidade social e incentivar o autoconhecimento do estudante.
O currículo escolar agora, além de contemplar a formação geral, engloba o Projeto de Vida para que os alunos tenham autonomia e façam escolhas mais assertivas sobre seu futuro profissional e pessoal.
Isso, consequentemente, tende a aumentar o interesse dos jovens pela escola, bem como a permanência deles na instituição. Além, claro, de melhorar os resultados na aprendizagem.
Agora que você sabe o principal sobre o Novo Ensino Médio 2022, conta pra gente: a sua instituição está pronta? E você?
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