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Uso do celular em sala de aula em 2025: o que fazer e como lidar com a situação

4 de fevereiro de 2025
7 minutos
Uso do celular em sala de aula o que fazer e como lidar com a situação

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e com as crianças e adolescentes não seria diferente. Por isso, o uso do celular em sala de aula vem se tornando uma pauta extremamente comum comum nas instituições públicas e privadas de ensino, afinal de contas, proibir totalmente o uso do aparelho tem sido cada vez mais difícil.

Mas, de fato, quais são as vantagens e desvantagens do uso do celular em sala de aula? Como professores e gestores devem lidar com essa situação? O Escolaweb traz hoje um guia completo e te conta o que fazer diante dessa situação. Continue a leitura e confira!

O estudante pode fazer uso do celular em sala de aula?

Até o ano de 2024 não havia uma resposta definitiva para essa questão, pois cada escola adotava políticas próprias em relação ao uso de celulares. No entanto, com a promulgação da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de dispositivos móveis nas escolas, os estudantes não poderão mais utilizar os aparelhos na sala de aula, cabendo às redes de ensino e instituições públicas e privadas definirem suas estratégias de implementação até o início do ano letivo.

Para facilitar a implementação da lei, o Ministério da Educação (MEC) lançou dois guias no dia 31 de janeiro: um destinado às redes de ensino e outro às escolas. Esses documentos oferecem orientações para a adaptação à nova regulamentação, com diretrizes fundamentais para garantir um processo organizado e eficiente. As principais recomendações incluem:

  • Comunicação e conscientização: As escolas devem informar professores, alunos e famílias sobre a vigência da lei e as novas regras para o uso de celulares.
  • Material de apoio: O MEC já disponibiliza cursos para professores sobre o uso responsável da tecnologia em sala de aula, e novos cursos serão lançados em breve.
  • Autonomia escolar: Cada rede e escola pode definir formas específicas de aplicação da restrição, respeitando a legislação, mas adaptando as regras à sua realidade.
  • Acompanhamento e fiscalização: O cumprimento da lei será monitorado pelas próprias escolas e redes de ensino, sem imposição de penalizações universais pelo governo federal.
  • Suporte para as famílias: O MEC oferecerá webinários e materiais informativos para auxiliar os pais na compreensão da importância da restrição e no apoio aos filhos nessa transição.

Vale destacar que a lei não proíbe totalmente o uso de celulares nas escolas, mas restringe sua utilização durante as aulas, recreios e intervalos. A exceção ocorre para fins pedagógicos, mediante autorização do professor, e para casos relacionados à acessibilidade, saúde ou segurança. Dessa forma, a medida busca equilibrar o uso da tecnologia, evitando excessos e estimulando uma rotina escolar mais produtiva.

Uso do celular em sala de aula o que fazer e como lidar com a situação
Uso do celular em sala de aula: o que fazer e como lidar com a situação

Uso do celular em sala de aula: pontos negativos

A nova legislação surge em resposta ao crescente debate sobre os impactos negativos do uso excessivo de celulares no ambiente escolar. Especialistas já vêm demonstrando preocupação com os prejuízos causados à concentração, ao aprendizado e à saúde mental dos alunos. 

Apesar da tecnologia ser uma grande aliada quando o assunto é avanço do aprendizado e das práticas pedagógicas, o uso do celular em sala de aula também traz consigo alguns pontos negativos que precisam ser destacados. 

Segundo o Relatório de Monitoramento Global da Educação pela Unesco, realizado em 2023, um em cada quatro países já possui algum tipo de proibição quanto ao uso de telas no ambiente escolar. Alguns tópicos da pesquisa apontam que há uma relação negativa entre o uso da tecnologia e o desempenho acadêmico dos estudantes.

“O tempo prolongado de exposição à tela pode afetar de forma negativa o autocontrole e a estabilidade emocional, aumentando a ansiedade e a depressão.” aponta a pesquisa da Unesco. 

Especialmente após o período de pandemia, onde as crianças e adolescentes se tornaram ainda mais dependentes das telas, o uso do celular em sala de aula se tornou um problema grande, generalizado e insustentável.

Por isso, dentre as consequências negativas provenientes do uso excessivo das telas no ambiente escolar, podemos destacar:

  • Distração durante as aulas;
  • Queda do desempenho acadêmico;
  • Exclusão e dificuldade de interação social com os colegas;
  • Situações propícias para prática de Bullying e Cyberbullying;
  • Problemas de saúde física e mental, como, por exemplo, ansiedade, depressão e distúrbios do sono;
  • Dificuldade de absorção do conteúdo passado pelos professores.

Essas consequências podem surgir quando o uso das telas em sala de aula acontece de forma excessiva e desregrada, por isso, o ideal é que haja uma política de limitação estratégica dentro das escolas. 

A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, destaca a importância da nova regulamentação: “Nós sabemos que o mundo digital é importante e que a educação digital é uma dimensão fundamental, trabalhada nos últimos anos. A questão está na racionalidade do uso, o que é evidenciado por diversos estudos e pesquisas. Queremos otimizar o uso da tecnologia e potencializar seus benefícios, ao mesmo tempo em que mitigamos seus efeitos nocivos. Os jovens apresentam dificuldades de concentração e enfrentam danos socioemocionais causados pelo uso inadequado dos dispositivos.”

Ou seja, sim, é possível fazer uso do celular em sala de aula, desde que essa prática seja limitada e planejada pela gestão e pelo corpo docente. Confira a seguir algumas das vantagens do uso do celular em sala de aula!

Vantagens do uso do celular em sala de aula

Obviamente, o uso excessivo de telas no ambiente escolar pode ser extremamente prejudicial para alunos e professores, entretanto, o uso consciente dos aparelhos pode contribuir fortemente para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes.

Nesse sentido, é ideal que a escola tenha um projeto de limitação e uso pedagógico dos aparelhos celulares. 

Os smartphones, quando usados para os fins corretos, podem ser grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem. Configurar a seguir algumas das principais vantagens do uso do celular em sala de aula:

  • Facilidade para realizar pesquisas ou busca de informações para fins pedagógicos;
  • Desenvolvimento de habilidades através do uso de jogos e recursos pedagógicos virtuais;
  • Uso de aplicativos e/ou sites como apoio para as aulas (dicionário, tradutor, calculadora, etc.);
  • Desenvolvimento de habilidades digitais e familiaridade com a tecnologia;
  • Suporte para estudantes com dificuldade de aprendizado;
  • Aprendizagem colaborativa, através de aplicativos de mensagens, redes sociais acadêmicas e plataformas de colaboração em tempo real permitem que os alunos trabalhem juntos em projetos e atividades.

Além disso, vale ressaltar que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz o uso da tecnologia como uma das competências gerais da educação básica:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Tecnologia como aliada: Ideias de atividades pedagógicas com o celular 

Uso do celular em sala de aula: o que fazer e como lidar com a situação
Uso do celular em sala de aula: o que fazer e como lidar com a situação

Os celulares já fazem parte do dia a dia das crianças e adolescentes e reverter este quadro é quase impossível. Por isso, o ideal é usar os aparelhos como aliados no processo de ensino e aprendizagem.

A tecnologia é uma porta para um universo de ideias, culturas, histórias, informações e aprendizados. Para evitar os seus efeitos negativos, basta que os recursos sejam usados com responsabilidade.

Desse modo, é indispensável que gestão escolar e corpo docente estejam atentos à legislação municipal e estadual, bem como se mantenham atualizados e elaborem propostas pedagógicas para que o uso do celular em sala de aula aconteça de forma regrada e positiva para os estudantes. 

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Para que o processo de ensino e aprendizado seja completo e eficiente, é crucial que sejam utilizados recursos avançados e com qualidade comprovada. Felizmente, a tecnologia já permite a otimização e melhoria de diversos processos dentro do ambiente escolar. 

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