Antes de te direcionar para o Whatsapp, preencha o formulário.

Tenha o Escolaweb na sua escola hoje mesmo!

Fale com um dos nossos consultores e transforme a experiência de gestão da sua instituição.

Tudo o que você precisa saber sobre o Projeto de Vida

25 de janeiro de 2022
6 minutos

O Novo Ensino Médio começou a valer obrigatoriamente a partir de 2022 em todas as instituições de ensino do país. E, entre as principais mudanças que ele propõe, está a inclusão do Projeto de Vida na grade de ensino.

Embora seja adaptável e livre, ele ainda gera muitas dúvidas tanto para os professores quanto para gestores escolares – e até mesmo para os próprios alunos e seus responsáveis.

Pensando em te ajudar a aplicá-lo na sua instituição, fizemos um webinar especial sobre o tema, com a participação da pedagoga Rafaela Ferreira, sócia-proprietária da empresa 25Segundos. Disponibilizamos o link do webinar no final deste artigo – e, olha, vale muito a pena você assistir! Além de dicas práticas, preparamos um modelo de Projeto de Vida pronto para a sua instituição.

Agora, pontuamos as questões mais importantes do Projeto de Vida e vamos compartilhar com você. Continue a leitura! 🙂

Antes de tudo, é importante saber que o Projeto de Vida é totalmente personalizável. Ele tem um caráter reflexivo, com intuito de ajudar os jovens a se descobrirem e criarem metas profissionais e sociais para a sua vida. Assim como entenderem o seu papel de cidadão na sociedade.

 

  • Entenda o que é o Projeto de Vida

O Projeto de Vida do Novo Ensino Médio é um programa previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cujo objetivo é orientar os alunos a desenvolverem seu senso crítico e tomarem decisões mais assertivas na vida pessoal e profissional. Além, claro, de estimulá-los a exercerem o papel de cidadão.

Ele pode ser feito em formato de aulas ou palestras sobre temas como bem-estar psicológico, saúde, produtividade, educação e outros, por exemplo. Também é flexível e pode ser aplicado de maneira presencial ou online! 🙂

 

  • Quais são os seus pilares?

Existem três pilares que são a base para desenvolver o Projeto de Vida. São eles:

Pessoal, para ajudar a aprender a lidar com os sentimentos, respeitar seus limites, descobrir sua identidade, identificar e desenvolver suas habilidades, definir seus objetivos pessoais, entre outros;

️ Social, que vai nortear o indivíduo sobre sua relação com familiares, amigos, colegas de turma e convívio em sociedade;

‍ Profissional, que, a curto prazo, vai ajudar na escolha de qual itinerário formativo ele vai seguir no Novo Ensino Médio e, posteriormente, qual faculdade vai cursar e qual carreira quer seguir.

 

  • Quem pode ministrar o Projeto de Vida?

Ao contrário do que muitos pensam, um professor de qualquer área pode ministrar o Projeto de Vida. Não precisa ser, necessariamente, um psicólogo ou pedagogo. Além disso, ele pode ser trabalhado por diversos profissionais, dependendo de como será aplicado na escola.

Por exemplo, o Projeto de Vida pode ser uma disciplina específica, ministrado por um único professor. Ou, então, podem ser várias palestras e dinâmicas com professores diferentes, de acordo com cada área de atuação e tema da aula.

Aliás, saiba que ele pode fazer parte da grade comum curricular, do itinerário formativo e também pode ser implantado desde o Ensino Fundamental.

Na verdade, o único requisito é que o profissional responsável esteja disposto a orientar os alunos com paciência e boa vontade. Também é essencial que ele tenha uma boa relação e proximidade com os alunos, e não que apenas queira “cumprir horário”.

Porém, caso mais de um professor participe do projeto, é preciso se organizar e se preparar, porque é importante que os temas abordados conversem entre si.

 

  • Conheça as vantagens de aplicá-lo na sua instituição

O Projeto de Vida visa orientar aos alunos a refletirem sobre suas atitudes pessoais e profissionais para que sejam cidadãos melhores. Assim como mostrar que não é só o que ‘vale nota’ que importa. Essa iniciativa vai estimular que os alunos tenham autonomia e responsabilidade sobre sua própria vida, principalmente através do autoconhecimento.

É uma forma de fazer com que os estudantes tenham escolhas mais assertivas sobre seu futuro, sua vida pessoal, profissional e seu papel como cidadão na sociedade. O que também vai aumentar o interesse dos jovens pela escola e pelos estudos, para que eles concluam todas as etapas da Educação Básica.

 

  • Como a Wakke te ajuda com o Projeto de Vida?

O ensino online é uma ótima alternativa para aplicar o Projeto de Vida na sua escola, já que permite flexibilidade para os alunos e para os professores. Além disso, usando a ferramenta certa, você mantém a interatividade da sala de aula presencial no ambiente virtual sem grandes problemas. Inclusive, de forma prática e garantindo um ensino online engajado, a Wakke se uniu à 25Segundos para disponibilizar o Método S.E.M.E.A.R na Wakke Class, a nossa sala de aula digital gamificada.

Com uma didática diferente e muito bem lapidada, pensada para despertar o verdadeiro interesse dos alunos, o projeto vai muito além de uma orientação vocacional e está pronto para ser aplicado na sua instituição. São 4 módulos que tratam sobre autoconhecimento, sentimentos, atitudes cidadãs, relações familiares e sociais, entre outras. Tudo baseado na metodologia de ensino-aprendizagem ativa e no Cone do Aprendizado (ou Pirâmide da Aprendizagem), de William Glasser, conforme mostra o infográfico a seguir:

Saiba o que é o Cone do Aprendizado, de Edgar Dale, e como ele ajuda no Projeto de Vida do Novo Ensino Médio.

Como falamos no início do artigo, para que você entenda melhor, fizemos um webinar explicando tudinho! Dá uma conferida:

 

Além disso…

Temos a Wakke Fun para você deixar o ensino mais prático e divertido, seguindo a metodologia de microlearning. O aplicativo é gratuito e compatível com celulares Android ou iOS. Nele, os usuários criam desafios sobre diversos assuntos. Assim, podem aprender e ensinar de um jeito leve, por meio de jogos e testes rápidos e interativos. Além disso, acumulam pontos e podem trocar por recompensas reais na Wakke Store.

Esses recursos de gamificação da Wakke Class e da Wakke Fun vão te ajudar a atrair e reter a atenção dos alunos, fazendo com que eles, de fato, interajam com o conteúdo e aprendam a matéria.

Leia também:

Microlearning: saiba tudo sobre essa tendência na educação

Se você é gestor escolar, pode ser que esteja com dificuldades de montar as grades do itinerário formativo e se adaptar ao Novo Ensino Médio. Para isso, nós indicamos o sistema de gestão escolar Escolaweb, que está pronto para o Novo Ensino Médio, com todas as rotinas definidas para facilitar a sua gestão.

Que tal conhecer melhor a Wakke e saber como podemos te ajudar nessa etapa do Novo Ensino Médio? É só clicar aqui e preencher seus dados, logo um de nossos consultores vai entrar em contato com você!

Aproveite e siga a gente nas redes sociais, também inscreva-se na newsletter para receber novidades sobre tecnologia, gestão escolar e educação em primeira mão.

Quero no meu site

Se mantenha atualizado sempre!

Você pode amar!

Newsletter

Descubra as últimas tendências no universo da educação e explore uma variedade de ideias para elevar a gestão da sua instituição.

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!

Obrigado!

Seu Cadastro foi realizado com Sucesso!