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Novo Ensino Médio: conheça os termos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

7 de dezembro de 2021
4 minutos

É sobre:

  • Coordenação Pedagógica
  • Educacional
  • Gestão Escolar

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) foram atualizadas para direcionar o Novo Ensino Médio. Apesar de já utilizados no dia a dia escolar, alguns termos podem gerar dúvidas sobre o seu significado nessa Resolução. Mas, hoje, vamos te explicar melhor!

Conheça melhor os termos da DCNEM

  • Formação integral: diz respeito ao desenvolvimento de aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais do estudante. Isso deve ser feito por meio de processos educativos para estimular a autonomia, o comportamento cidadão e o protagonismo na construção de seu projeto de vida.
  • Formação geral básica: é o conjunto de competências e habilidades das áreas de conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ou seja, são as aprendizagens essenciais do ensino fundamental, o entendimento de problemas complexos e a resolução deles.
  • Itinerários formativos: cada conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas.
  • Unidades curriculares: são elementos com carga horária pré-definida para desenvolver competências específicas. Elas podem ser organizadas em áreas de conhecimento, disciplinas, módulos, projetos, etc.
  • Arranjo curricular: é a seleção de competências que aprofundam as aprendizagens essenciais do respectivo itinerário formativo.
  • Competências: mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, seja no âmbito cidadão, pessoal ou profissional. Equivale à expressão “direitos e objetivos de aprendizagem” na Lei do Plano Nacional de Educação (PNE).
  • Habilidades: são os conhecimentos em ação, seja em práticas cognitivas, profissionais ou socioemocionais.
  • Diversificação: articulação dos saberes com o contexto histórico, econômico, social, ambiental, cultural local e do mundo do trabalho, considerando cada situação, escola, município, estado, cultura, valores, ciência e tecnologia.
  • Sistemas de ensino: é o conjunto de instituições, órgãos executivos e normativos, redes de ensino e instituições educacionais, mobilizados pelo poder público competente.
  • Redes de ensino: são as instituições escolares públicas ou privadas, com atuação nas esferas municipal, estadual, distrital e federal.

Novo Ensino Médio 2022: saiba o que muda | Leia o artigo →

  • Ambientes simulados: são ambientes pedagógicos para atividades práticas da aprendizagem profissional.
  • Formações experimentais: formações autorizadas pelos respectivos sistemas de ensino, nos termos de sua regulamentação específica, que ainda não estão no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).
  • Aprendizagem profissional: formação técnico-profissional do jovem, de 14 a 24 anos, prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e em legislação específica, com atividades teóricas e práticas.
  • Qualificação profissional: processo ou resultado do desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional.
  • Habilitação profissional técnica de nível médio: qualificação profissional formalmente reconhecida por meio de diploma de conclusão de curso técnico. Se registrado, tem validade nacional.
  • Programa de aprendizagem: arranjos e combinações de cursos que possibilitam um itinerário formativo e favorecem a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
  • Certificação intermediária: possibilidade de emitir certificação de qualificação para o trabalho quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.
  • Certificação profissional: processo de avaliação, reconhecimento e certificação de saberes adquiridos na educação profissional, inclusive no trabalho, para fins de prosseguimento ou conclusão de estudos.

Como falamos no início, o Novo Ensino Médio segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), que passou por atualizações. Para te ajudar a entender melhor os conceitos e as diferenças, reunimos os principais termos da legislação aqui.

Mas, e na prática? Como ficam essas mudanças? Sugerimos que você assista a playlist Jornada do Novo Ensino Médio na Prática, com a participação de profissionais referência no assunto! Um bate-papo enriquecedor e que nos desperta várias ideias.

http://https://www.youtube.com/watch?v=fit5ApNsujI&list=PLLusbR1lUyLUPGy0FnEJlQeB-HLON8glX

Um software de gestão te ajuda no Novo Ensino Médio

É importante lembrar que são os últimos momentos para adaptar a sua instituição para o Novo Ensino Médio, que começa a valer obrigatoriamente em 2022. Contar com um software de gestão escolar consegue facilitar a organização e o gerenciamento de todas as suas grades disciplinares. Assim como a matrícula nos itinerários formativos e outras rotinas do dia a dia.

O Escolaweb, por exemplo, é um sistema de gestão escolar completo, moderno e que está preparado para o Novo Ensino Médio. Além disso, permite que você gerencie tudo remotamente e tem diversos recursos para melhorar a sua comunicação com os pais, otimizar a correção de provas, diminuir a inadimplência, entre outros. Caso queira saber mais sobre o nosso sistema, é só clicar aqui e entrar em contato conosco!

Espero que este conteúdo tenha te ajudado! Aproveite para seguir a gente nas redes sociais e inscrever-se na newsletter!

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