Antes de te direcionar para o Whatsapp, preencha o formulário.

Tenha o Escolaweb na sua escola hoje mesmo!

Fale com um dos nossos consultores e transforme a experiência de gestão da sua instituição.

Como receber e acolher alunos autistas na escola

12 de maio de 2024
9 minutos
Como receber e acolher alunos autistas na escola

É sobre:

A gestão pedagógica precisa estar preparada para  acolhimento e ambientalização de crianças atípicas no ambiente escolar. Confira agora um guia completo para receber esses estudantes de forma inclusiva, empática e respeitosa. 

Receber e acolher alunos autistas na escola é um desafio que demanda não apenas sensibilidade, mas também uma estrutura sólida no ambiente escolar. O processo de inclusão desses estudantes não se resume apenas à matrícula, mas a um conjunto de práticas e políticas que visam garantir não só o acesso, mas também a permanência e o desenvolvimento pleno de cada um deles.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição comum, que atinge milhares de crianças e adolescentes brasileiros, que precisam e merecem passar por um processo individualizado de inclusão e adaptação ao ambiente escolar. 

Importância de ter uma política de inclusão para receber alunos autistas na escola 

Atender um estudante atípico de forma individualizada e acolhedora é, não apenas um dever moral, mas também uma obrigação legal, prevista na Constituição Federal e em legislações específicas. Aqui, não poderíamos deixar de mencionar a Lei N.º 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que garante às pessoas que estão inseridas no espectro autista o pleno acesso à educação e ao ensino profissionalizante.

Entretanto, a importância de implementar uma política de inclusão para receber alunos autistas na escola, vai muito além do cumprimento de uma obrigação legal. Promover uma educação inclusiva é essencial para o cumprimento da função pedagógica de qualquer instituição de ensino. 

Ou seja, toda escola precisa ter, como pilar estrutural, o dever de acolher, respeitar e incluir todas as crianças e adolescentes, sejam elas atípicas ou não, promovendo educação igualitária e de qualidade.

Essa prática, além de comprovar o compromisso da escola com a sua função sociopedagógica, ainda é capaz de impactar positivamente a vida dos estudantes que passarem por lá. 

Importância de ter uma política de inclusão para receber alunos autistas na escola 
Importância de ter uma política de inclusão para receber alunos autistas na escola 

Como receber um aluno com autismo na escola

Antes de tudo, é indispensável entender que nem todo autista é igual. Como o próprio nome já sugere, a condição se trata de um espectro, onde cada indivíduo é único e possui as suas particularidades. Portanto, é essencial que a escola esteja atenta a este fator. 

Ainda neste contexto, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma ferramenta fundamental quando falamos em inclusão no ambiente escolar, uma vez que ele delimita não apenas o caminho do ano letivo, mas também as diretrizes para uma educação inclusiva e equitativa. 

Por isso, a sua elaboração e implementação demandam um olhar atento e uma abordagem que considere a individualidade de cada aluno autista, bem como a realidade socioeconômica e cultural da comunidade escolar. 

Ou seja, para saber como receber um aluno com autismo na escola, o primeiro passo é entender as particularidades dos indivíduos que estão no TEA e, obviamente, verificar se o seu PPP está alinhado a essas demandas.

Além disso, é essencial pontuarmos duas coisas essenciais quando o assunto é educação inclusiva: qualidade de ensino e bem-estar. Por vezes, as crianças autistas não conseguem se adaptar de forma plena à escola, pois o ambiente não é propício para o seu desenvolvimento. Desse modo, pensar em um ambiente acolhedor é indispensável para o desenvolvimento sócio emocional e académico dos pequenos. 

Confira a seguir algumas dicas essenciais para que a sua escola acolha de forma segura e funcional os estudantes autistas. 

Entenda e respeite as particularidades de cada pessoa autista 

Como já pontuamos anteriormente, é fundamental entender que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) se manifesta de maneira única em cada indivíduo. Por isso, é indispensável que os profissionais da escola estejam informados e sensíveis às necessidades específicas de cada aluno autista, seja em relação à comunicação, interação social, sensibilidades sensoriais ou padrões de comportamento. 

Ao compreender e respeitar essas particularidades, a escola pode oferecer um ambiente mais inclusivo e propício ao desenvolvimento do estudante.

Nesse sentido, é essencial que gestores escolares e professores se mantenham atualizados sobre o TEA e outras condições, de modo que as práticas adotadas institucionalmente estejam em consonância aos avanços da medicina e da psicologia. 

Mantenha um diálogo transparente com os pais e responsáveis do estudante 

A parceria entre escola e família desempenha um papel crucial no sucesso educacional e emocional do estudante autista. Manter um diálogo aberto e transparente com os pais e responsáveis permite uma troca de informações essenciais sobre as necessidades, preferências e desafios do aluno. Além disso, possibilita o alinhamento de estratégias de apoio e intervenção, se necessário, garantindo uma abordagem mais integrada e eficaz.

É indispensável que a escola esteja por dentro das metodologias terapêuticas adotadas pela família, quais são os estímulos que estão sendo ofertados, quais são os bloqueios, seletividades e dificuldades da criança, etc. 

É válido lembrar que alguns indivíduos do espectro autista podem apresentar características como hipersensibilidade auditiva, visual e/ou sensorial, hiperfocos, ecolalia, seletividade alimentar, rigidez comportamental, dificuldades na fala, etc. Tudo isso deve ser conversado diretamente com as famílias para que se atinja a melhor abordagem possível no ambiente escolar. 

Converse com o aluno

Ouvir ativamente o aluno autista é fundamental para compreender suas experiências, interesses e preocupações. Estabelecer uma comunicação clara e empática pode ajudar a construir uma relação de confiança e promover o engajamento do estudante na vida escolar. Além disso, proporciona ao aluno a oportunidade de expressar suas necessidades e contribuir para o seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Sabemos que este processo nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, é indispensável que as práticas pedagógicas estejam alinhadas às atividades terapêuticas e aos estímulos oferecidos pela família. 

Prepare um ambiente acolhedor e estruturado

Um ambiente escolar acolhedor e estruturado é essencial para o bem-estar e o sucesso acadêmico do aluno atípico. Isso inclui a criação de espaços físicos que considerem as sensibilidades sensoriais do aluno, como a redução de estímulos visuais e sonoros, bem como a disponibilização de recursos de apoio, como pictogramas e rotinas visuais. Além disso, é importante estabelecer rotinas claras e previsíveis, proporcionando ao aluno um senso de segurança e previsibilidade em seu ambiente escolar.

Vale lembrar, mais uma vez, que cada indivíduo autista é único. Por isso, alguns podem aprender melhor escutando, outros lendo, alguns ouvindo e por aí vai. Desse modo, é indispensável que o professor responsável identifique as necessidades do estudante e, junto à gestão escolar, adapte o ambiente conforme for preciso. 

Importância de ter uma política de inclusão para receber alunos autistas na escola 
Importância de ter uma política de inclusão para receber alunos autistas na escola 

Oriente professores, estudantes e outros membros da comunidade escolar

A capacitação de todos os membros da comunidade escolar é fundamental para promover uma cultura de inclusão e apoio aos alunos atípicos. Oferecer orientações e treinamentos sobre o TEA, suas características e estratégias de apoio pode ajudar os professores a adaptarem suas práticas pedagógicas e os colegas de classe a entenderem e acolherem melhor o aluno autista. Além disso, envolver outros profissionais da escola, como orientadores educacionais e profissionais de saúde, pode ampliar o suporte disponível para o aluno e sua família.

Estratégias pedagógicas para alunos com autismo 

Jamais segregar os alunos atípicos dos demais estudantes 

A inclusão dos alunos autistas na sala de aula regular é fundamental para promover a integração social e o desenvolvimento pleno de suas habilidades. Segregar esses alunos em classes especiais ou isolá-los dos demais estudantes pode reforçar estigmas e prejudicar seu progresso acadêmico e emocional. Por isso, é essencial que a escola promova uma cultura inclusiva que valorize a diversidade e ofereça suporte individualizado dentro do ambiente da sala de aula regular.

Vale lembrar que separar estudantes atípicos em classes isoladas fere diretamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como a Constituição Federal. Desse modo, podemos dizer que a prática, além de retrógrada, é ainda inconstitucional. 

Adaptar a decoração da sala de aula e a dinâmica das aulas

Adaptar a decoração da sala e a dinâmica das aulas pode criar um ambiente mais acolhedor e propício ao aprendizado para os alunos autistas. Isso pode incluir, como já foi mencionado, a redução de estímulos visuais e sonoros, a organização do espaço para facilitar a locomoção e a concentração, bem como o uso de materiais sensoriais e recursos visuais para apoiar o aprendizado. Além disso, é importante variar as atividades e os métodos de ensino para atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos.

Ter uma rotina pré-definida e acordada com os estudantes e familiares

Estabelecer uma rotina pré-definida e acordada com os estudantes autistas e suas famílias pode ajudar a criar um ambiente previsível e seguro, o que é essencial para seu bem-estar e desenvolvimento. Isso pode incluir horários para atividades específicas, intervalos regulares e estratégias para lidar com mudanças inesperadas. Ao envolver os alunos e suas famílias na rotina escolar, a instituição demonstra um compromisso com o apoio e o respeito às necessidades individuais de cada indivíduo.

Usar os hiperfocos e interesses dos alunos ao seu favor 

Os hiperfocos e interesses específicos dos alunos autistas podem ser aproveitados como recursos pedagógicos, estimulando sua participação e motivação no processo de aprendizagem. Incorporar esses interesses em atividades e projetos escolares pode não apenas tornar o conteúdo mais relevante e significativo para os alunos, mas também promover seu desenvolvimento de habilidades intersociais e competências em áreas de interesse particular.

Por exemplo, um projeto sobre trânsito, em uma turma onde há um estudante com hiperfoco em carros, pode levá-lo a interagir de forma mais eficiente com a classe e se interessar pelo tema trabalhado na sala. 

Respeitar e flexibilizar limites 

É importante respeitar e flexibilizar os limites dos alunos autistas, reconhecendo suas necessidades individuais e respeitando seus ritmos de aprendizagem e adaptação. Isso pode envolver a concessão de tempo adicional para completar tarefas, a permissão para o uso de estratégias de autorregulação, como pausas sensoriais, e a adaptação de expectativas de comportamento de acordo com as habilidades e necessidades de cada aluno.

Repensar e reconsiderar métodos avaliativos ortodoxos 

Métodos avaliativos tradicionais podem não ser adequados para todos os alunos, especialmente os atípicos, graças às suas particularidades de processamento e comunicação. Desse modo, é importante repensar e reconsiderar esses métodos, buscando alternativas que permitam aos alunos demonstrar seu conhecimento e habilidades de maneiras diversas. Isso pode incluir avaliações mais práticas, baseadas em projetos ou centradas em habilidades específicas, que valorizem o progresso individual e a compreensão do conteúdo, em vez de apenas a memorização e a reprodução de informações.

Suporte tecnológico para facilitar a gestão escolar

A tecnologia pode ser a maior aliada dos gestores quando o assunto é organização no ambiente escolar. O Escolaweb é um software de gestão escolar que facilita a comunicação entre escola, família e alunos. Com recursos como agenda online, boletim escolar digital e diários de classe virtuais, o Escolaweb ajuda a otimizar resultados, tornando o dia a dia no ambiente escolar muito mais simples e prático.

Quero na minha escola!

Se mantenha atualizado sempre!

Você pode amar!

Newsletter

Descubra as últimas tendências no universo da educação e explore uma variedade de ideias para elevar a gestão da sua instituição.

Obrigado!

Seu Cadastro foi realizado com Sucesso!