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Peer Instruction: o que é e como colocar em prática

25 de dezembro de 2024
5 minutos
Peer Instruction o que é e como colocar em prática

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Nos últimos anos, as metodologias ativas têm ganhado destaque na educação, transformando o papel do professor e dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Entre essas metodologias, a Peer Instruction (ou Instrução por Pares) tem se destacado por promover um aprendizado mais completo, colaborativo e eficiente. 

Criada pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, essa abordagem desafia os alunos a discutirem conceitos com seus colegas, ampliando a compreensão do conteúdo e desenvolvendo habilidades de argumentação e análise crítica.

Se você busca uma forma inovadora de engajar os estudantes e melhorar os resultados acadêmicos, a Peer Instruction pode ser a solução.A seguir, vamos mostrar o que é essa metodologia, como ela funciona, como aplicá-la em sua escola e os principais benefícios que ela pode trazer. Confira agora mesmo!

O que é Peer Instruction?

A Peer Instruction é uma metodologia ativa de ensino que coloca os alunos no centro do processo de aprendizado. Em vez de focar apenas na transmissão de informações pelo professor, a abordagem estimula a interação entre os estudantes, que discutem e explicam conceitos uns para os outros.

Essa metodologia parte do princípio de que o aprendizado ocorre de forma mais eficaz quando os alunos são ativos e engajados no processo, discutindo e refletindo sobre os conteúdos em pares ou pequenos grupos. A Peer Instruction não substitui o papel do professor, mas o transforma em um facilitador que guia os estudantes no desenvolvimento de suas próprias conclusões.

Como funciona a Peer Instruction?

A Peer Instruction segue um processo estruturado, que geralmente inclui as seguintes etapas:

  1. Pré-aula

Os alunos estudam previamente o conteúdo a ser discutido em sala. Isso pode incluir a leitura de textos, vídeos ou outros materiais indicados pelo professor. O objetivo é que os alunos cheguem à aula com uma base mínima sobre o tema.

  1. Questões conceituais

Durante a aula, o professor apresenta questões baseadas no conteúdo estudado. Essas perguntas, geralmente de múltipla escolha, são projetadas para avaliar a compreensão conceitual dos alunos, e não apenas sua capacidade de memorizar informações.

  1. Respostas individuais

Inicialmente, os alunos respondem às questões individualmente, utilizando clickers, aplicativos ou mesmo cartões impressos. Essa etapa ajuda a diagnosticar o nível de entendimento da turma.

  1. Discussão em pares

Em seguida, os alunos formam pares ou pequenos grupos para discutir suas respostas. Eles compartilham suas perspectivas, justificam suas escolhas e tentam chegar a um consenso sobre a melhor resposta.

  1. Nova votação

Após a discussão, os alunos votam novamente na mesma questão. Normalmente, o número de respostas corretas aumenta significativamente, indicando que a interação entre pares ajudou no entendimento.

  1. Feedback do professor

O professor analisa as respostas e, se necessário, fornece uma explicação adicional para esclarecer dúvidas ou aprofundar o conteúdo.

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Como pôr em prática na escola?

Implementar a Peer Instruction em sua escola exige planejamento e um tempo para adaptação, mas algumas etapas simples podem ser o pontapé inicial:

  1. Preparação do conteúdo

Escolha os tópicos que serão abordados com a metodologia e crie questões conceituais desafiadoras, que estimulem o pensamento crítico e a discussão entre os alunos.

  1. Capacitação dos professores

Treine os professores para utilizarem a Peer Instruction de forma eficaz, ajudando-os a entender o papel de facilitadores e a criar um ambiente propício para a discussão.

  1. Escolha das ferramentas

Utilize tecnologias como aplicativos de votação, plataformas digitais ou até métodos mais simples, como cartões impressos, para registrar as respostas dos alunos.

  1. Adaptação ao cronograma

Reserve tempo suficiente para cada etapa da metodologia dentro do planejamento da aula, garantindo que os alunos tenham tempo para discutir e refletir sobre as questões.

  1. Avaliação contínua

Acompanhe o desempenho dos alunos ao longo do tempo para avaliar o impacto da Peer Instruction no aprendizado e identificar possíveis ajustes na implementação.

Quais os principais benefícios da Peer Instruction?

A Peer Instruction promove um engajamento ativo dos alunos, levando os estudantes de ouvintes passivos a participantes ativos do processo de aprendizado. Durante as discussões em pares, os estudantes têm a oportunidade de explicar suas ideias, ouvir diferentes perspectivas e revisar seus conceitos. Isso não apenas aumenta o interesse pelo conteúdo, mas também fortalece a retenção e compreensão, pois aprender com os colegas pode ser tão eficaz quanto aprender diretamente com o professor.

Outro benefício é o desenvolvimento de habilidades interpessoais e sociais. A interação entre os alunos em pares ou grupos pequenos estimula a comunicação, a argumentação e o trabalho em equipe, competências que são essenciais tanto para o ambiente acadêmico quanto para o mercado de trabalho. Além disso, o ambiente colaborativo valoriza a diversidade de pensamentos e promove o respeito às diferentes opiniões, criando um espaço mais inclusivo e participativo.

Para os professores, a Peer Instruction oferece um feedback em tempo real sobre o entendimento da turma. Por meio das respostas iniciais e das revisões após as discussões, o professor pode identificar lacunas no aprendizado e ajustar a aula de forma mais direcionada. Isso melhora a eficácia do ensino, garantindo que nenhum aluno fique para trás e que o processo de aprendizado seja mais dinâmico e adaptado às necessidades da turma.

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