Aplicativo para escolas: quais os benefícios?

21 de outubro de 2015

Em uma era onde a tecnologia está basicamente na palma de nossas mãos, não dá para deixar de lado a onda dos celulares e aplicativo para escolas. Hoje, esses aparelhos smarts são sinônimos de conectividade e realizar ligações passou a ser somente um detalhe a mais nesse leque de possibilidades.

Em vista que esse assunto já deu muito pano pra manga em diversas escolas, a utilização dos celulares nas mãos dos jovens deve ser orientada com cautela, deixando a cargo dos professores decidir se é possível seu uso em sala de aula ou não.

Confira também:

O que é o índice de inadimplência e como ele afeta a gestão escolar?
Como evitar a inadimplência escolar: o guia absolutamente completo
4 principais relatórios financeiros para sua escola

Aplicativo para escolas: sabendo usar bem, que mal tem?

Uma história recente mexeu com todo o país quando um professor retirou o aparelho celular de um aluno que ouvia música com fones de ouvido durante sua aula.

O caso foi parar no tribunal onde o menor, representado por sua mãe, ajuizou ação para pleitear dano moral, a reparar seu “sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional“.

Mas, ao analisar o caso, o juiz Eliezer acabou se solidarizando com a situação dos professores e afirmou que o aluno havia descumprido a norma do Conselho Municipal de Educação, que veda a utilização de celular durante o horário de aula, além de desobedecer, reiteradamente, o comando do professor.

Certamente este foi um caso a parte e, com toda certeza a tecnologia pode e deve ser uma aliada de pais, alunos e professores nessa jornada escolar, porém, com alguns acordos feitos previamente entre todos. Afinal, o eletrônico não possui nenhum problema, porém é a forma como o mesmo é utilizado que todos devem se atentar.

O fato é que muitos aplicativos são desenvolvidos a todo instante para e muitos professores estão em busca de novas possibilidades que são capazes de acompanhar e aproximar os alunos, trazendo isso para o meio didático.

Entender que a tecnologia pode trazer facilidades para o dia a dia é a maior lição, no caso, que as escolas podem aprender daqui para frente. Sem dúvida um passo a diante que todos podem dar juntos.

Aplicativo para escolas melhoram o desempenho dos alunos

Alguns aplicativos para escolas são pura conveniência para alunos, responsáveis e professores, capazes de disponibilizar um menu próprio com as funcionalidades do portal, obedecendo o padrão de comportamento nativo de cada sistema operacional (ios, android e Windows phone). Como por exemplo: agenda para alunos e responsáveis, onde é possível acompanhar as tarefas de casa através da agenda. Além, claro, das notas parciais do alunos e responsáveis em tempo real, mais o lançamento das notas de cada avaliação.

Com relação às aulas dadas, tanto alunos quanto responsáveis conseguem acompanhar o conteúdo de cada aula e ainda verificar as faltas que ficam sinalizadas em vermelho. Assim como as ocorrências e acompanhamento de atendimentos e/ou ocorrências com o aluno.

A visualização dos recados enviados pela escola e professores são outros pontos importantes que podem ser digitalizados através dos aplicativos. E a possibilidade de interagir só aumenta com o recado ao responder às questões (aceito/não aceito ou Concordo/não concordo).

Requisição de documentos faz com que alunos e responsáveis consigam requerer com facilidade documentos e caso haja cobrança relacionada, esta será criada automaticamente pelo sistema. É possível acompanhar o andamento da solicitação pelo aplicativo.

Os professores também passam a enviar recados para as suas turmas e a frequência dos alunos pode ser registrada de forma fácil, apenas clicando sobre o nome do aluno faltante. O aplicativo identifica sozinho qual é a aula que o professor está ministrando no momento, e, desta forma, o professor clica na opção “registrar aula corrente” que o aplicativo exibe a lista de alunos referente a aula corrente para fazer a chamada. E ainda promover o lançamento das notas para cada avaliação já cadastrada.

Com tanta criatividade e tecnologia, não restam dúvidas que os aplicativos podem ajudar um bocado a vida na escolar.

Como você lida com a questão tecnológica dentro da sua escola? Compartilhe conosco!

Gamificação da Educação