Armazenamento de dados: Qual a melhor opção para a minha instituição?

28 de agosto de 2020

É sobre:

Quando falamos em ensino a distância (EAD) é normal que a gente logo pense em videoaulas, exercícios de fixação, arquivos para download, etc. Certo? Em síntese, o envio e compartilhamento de documentos é a base para fazer o EAD sobreviver e funcionar de maneira correta.

Neste cenário é importantíssimo pensar em como armazenar todos esses dados enviados e recebidos dos alunos. Afinal, já pensou atingir o número máximo de downloads de arquivo ou acabar perdendo algum conteúdo enviado?

Neste artigo vamos te mostrar qual a melhor opção para você contratar e não se preocupar com limites e nem com perda de material na sua instituição. Acompanhe!

SAIBA MAIS:

Guia de boas práticas: Como gerir sua escola de casa!
Dicas para gravar suas videoaulas de casa
EAD: Saiba como aumentar sua produtividade usando a tecnologia

Quais problemas posso encontrar sem um serviço adequado?

Se você se utiliza de aulas online na sua instituição, não tem jeito! É necessário contratar um serviço de armazenamento de dados. Isso porque é preciso ficar de olho na quantidade de arquivos enviados e recebidos e também na quantidade de pessoas acessando e baixando este mesmo material. Já pensou atingir o número máximo de downloads do dia e seus alunos não conseguiram baixar os conteúdos enviados? Impensável, né?

Caso você não conte com um serviço adequado, alguns problemas podem surgir, como:

• O aluno ser interrompido no meio de uma aula por que a conta atingiu o limite máximo de download. Normalmente esses bloqueios duram por um prazo de 24h.
  • Documentos indisponíveis para professores e alunos por conta do limite de requisições.
  • Estouro do armazenamento e a instituição não conseguir cadastrar mais nenhuma informação.
  • Lentidão no acesso aos conteúdos, trazendo descontentamento por parte dos alunos e professores.
  • Perda de tempo em executar um upload ou download.
  • Bloqueio por completo de upload ao atingir limite diário. Como resultado, os professores e coordenadores não conseguiriam postar aulas e arquivos e alunos não poderiam enviar atividades.
  • Erros de acesso e indisponibilidade aos conteúdos durante o uso por conta do limite de acesso por segundo. O que traria grande frustração por parte dos alunos e usuários.

Qual o melhor serviço de armazenamento de dados?

Uma instituição precisa de um ambiente seguro e sem restrições para fornecer uma boa experiência aos seus alunos. Ainda mais quando falamos de um cenário novo no qual a maioria não está familiarizada ainda. Afinal, expor sua instituição de ensino e alunos a possíveis falhas poderia causar danos e insegurança por parte das famílias.

Por isso, ao contratar uma plataforma de ensino a distância, é preciso ficar atento ao serviço de armazenamento de dados utilizado para não cair em uma furada!

O Google Drive é uma plataforma excelente para armazenamento, uma das melhores do mercado. Porém não foi construída para atender um ambiente online de ensino. Contudo ao utiliza-la, você pode encontrar dificuldades como limite de arquivos e downloads, lentidão ao usar a ferramenta e, dependendo do uso, até bloqueio da conta.

No cenário educacional, uma excelente pedida é a Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), um serviço de armazenamento em nuvem completo para arquivos. Em suma a ferramenta é preparada para grandes cargas de trabalho e alta disponibilidade. Seu propósito não é só armazenar, ela foi feita para garantir múltiplos acessos de alunos com alto desempenho.

AWS parceiro Escolaweb e Wakke Class

Para garantir uma maior segurança, agilidade e também entregar um serviço de qualidade para nossos clientes, utilizamos uma ferramenta especifica para armazenamento e compartilhamento de documentos, imagens e vídeos – somos parceiros da AWS desde 2016. São mais de 270 mil usuários ativos em nossas plataformas com mais de 2,1 milhões de acessos por mês.

Além da utilização de um dos serviços de banco de dados em nuvem mais seguros do mundo, a utilizamos para compartilhar documentos. Em síntese a ferramenta garante altas taxas de transferência e acesso simultâneos a todos os arquivos, o que nos faz entregar uma melhor experiência para os usuários de nossas plataformas.

Viu só com uma boa ferramenta pode fazer a diferença na sua escola? Não perca tempo! Para uma gestão escolar sem dores de cabeça e um ambiente de ensino a distância completo, entre em contato com a gente! A Escolaweb e a Wakke Class vão revolucionar a sua instituição.