A Black Friday é uma tradição norte-americana que conquistou praticamente todos os outros países, inclusive o Brasil. Esse dia de ofertas incríveis acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro.
Desde 2010, diversos tipos de comércio aderem a data e dão descontos em produtos e serviços durante o mês inteiro, a semana ou apenas no dia mesmo. Em 2021, a Black Friday acontece no dia 26 de novembro e a expectativa é que a ela movimente cerca de R$ 5 bi na economia brasileira, um aumento de 27,7% em relação às vendas do mesmo período do ano passado.
E, ao contrário do que muitos pensam, uma instituição de ensino pode (e deve!) aproveitar a Black Friday para captar novos alunos. Por isso, criamos este artigo para te ajudar nesse período.
Continue a leitura!
O que é a Black Friday?
Antes de tudo, é importante entender o que é a Black Friday e porque é um momento tão esperado pela população em geral: tanto para o comércio, quanto para os consumidores. A data é uma campanha de vendas que promete dar descontos relevantes em produtos ou serviços.
Com a facilidade dos e-commerces, além da economia de dinheiro, você poupa tempo e não precisa enfrentar tumultos e aglomerações. Ou seja, reduz o estresse de ir às compras. Mas isso não significa que os descontos valem apenas para lojas online. Na verdade, as marcas também oferecem descontos nas lojas físicas.
Como aproveitar a Black Friday na escola?
Agora, vamos falar sobre como a sua instituição de ensino pode aproveitar a Black Friday para captar novos alunos. Além de dar um breve direcionamento sobre como se preparar para oferecer descontos, vamos te dar algumas ideias do que fazer.
O primeiro passo é ter noção da saúde financeira da sua escola para oferecer descontos reais e possíveis. Só assim, você vai conseguir atrair o público sem prejudicar o seu fluxo de caixa.
É sempre importante lembrar que você não pode anunciar ofertas enganosas, pois isso configura-se crime ao Código de Defesa do Consumidor. Assim como não é interessante oferecer descontos supérfluos ou que não tenham vantagens reais para os clientes.
Outro ponto que não pode ser esquecido é o treinamento da sua equipe para as demandas da Black Friday. Normalmente, as condições atraem muitos clientes e, com isso, os atendimentos podem aumentar exponencialmente. E, mesmo com esse alto volume de demandas, é essencial manter a qualidade do atendimento.
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O próximo passo é definir as vantagens que você vai oferecer ao público. A seguir, temos algumas ideias que vão te ajudar.
Dê descontos na mensalidade
A primeira, e talvez mais óbvia, das promoções é oferecer descontos nas mensalidades. Você pode dar 10% de desconto durante todo o ano ou optar por dar um desconto maior em determinadas parcelas. Por exemplo: 50% OFF nos dois primeiros boletos de 2022.
Aposte na isenção da taxa de matrícula ou rematrícula
Outra boa opção é oferecer a isenção ou um desconto nas taxas de matrícula e rematrícula. Afinal, já é um grande alívio para o bolso, levando em consideração que, no período de final/início de ano e férias, os gastos são maiores. Principalmente quando o responsável possui mais de um filho matriculado na escola.
Crie um programa de indicação
O marketing boca a boca, a famosa indicação, ainda é uma das formas mais eficazes de atrair novos alunos. Isso porque as pessoas confiam nas experiências que as outras possuem com a instituição.
Então, por que não aproveitar a Black Friday para estimular a indicação de quem já é seu cliente? Você pode oferecer benefícios para os clientes que indicarem outros alunos e algum desconto para quem for indicado também.
Use a Black Friday para negociar dívidas
Apesar de não ser muito comum, você pode fazer uma campanha de Black Friday para negociar as dívidas dos pais e responsáveis inadimplentes. Uma boa alternativa é oferecer um desconto no valor total da dívida, por exemplo.
Faça uma promoção para os uniformes
Os uniformes escolares também representam uma boa parte dos gastos da família no início do ano. Por isso, vale a pena fazer alguma ação promocional envolvendo descontos nos uniformes ou outros produtos vendidos pela instituição.
É uma boa oportunidade para você investir em uma loja virtual própria da sua escola. Assim, você mesmo vende seus cursos e produtos personalizados e não precisa direcionar os clientes para outros estabelecimentos.
As ofertas da Black Friday devem estar de acordo com o que a empresa pode oferecer e que seja relevante para os clientes. Tudo deve ser adaptado à realidade da instituição e, caso você ache interessante, pode criar condições específicas para cada tipo de cliente (novos e antigos).
Aproveite a Black Friday para investir no crescimento da instituição
Como você já sabe, a época de Black Friday tem muitas promoções de produtos e serviços. Por isso, além de participar da campanha como fornecedor de serviços, você também pode aproveitar para comprar suprimentos e outros recursos para a escola.
Pode ser o momento ideal para você renovar os recursos tecnológicos da escola, trocar os monitores da sala de informática, por exemplo. Ou mesmo investir em um sistema de gestão escolar para otimizar a sua rotina.
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Neste artigo, você descobriu como pode aproveitar a Black Friday na sua escola. Se você gostou do conteúdo, acompanhe a gente nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok.
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