Antes de te direcionar para o Whatsapp, preencha o formulário.

Tenha o Escolaweb na sua escola hoje mesmo!

Fale com um dos nossos consultores e transforme a experiência de gestão da sua instituição.

Confira 5 dicas de como melhorar sua gestão escolar!

24 de setembro de 2018
6 minutos

Uma instituição de ensino tem um papel fundamental na vida dos seus alunos, da comunidade e do seu corpo docente. Contudo, para garantir seu desempenho diante da concorrência e dos desafios da modernidade, é preciso saber como melhorar a gestão escolar constantemente.

O intuito de um colégio é proporcionar um espaço positivo de trocas, aprendizagem e uma educação de excelência. Em outras palavras, seu objetivo primordial é o de formar pessoas — o que é uma tarefa de grande responsabilidade.

Ao mesmo tempo, para que a instituição funcione bem, o gestor precisa alinhar questões administrativas, acadêmicas, financeiras e pedagógicas. Esse desafio é grande, mas, com dedicação e boas práticas, é possível sim corrigir problemas e ter uma rotina mais eficiente e organizada.

Pensando nisso, separamos neste post 5 dicas práticas que ajudarão você a administrar sua escola com mais qualidade e propósito. Interessado? Então continue a leitura e aproveite estas ideias!

1. Utilize a tecnologia

Hoje, a tecnologia está presente na rotina de, praticamente, todas as empresas e pessoas. Já é impossível ignorar os seus benefícios e as mudanças que ela conduziu na sociedade. Então, como gestor de uma escola, você precisa estar aberto a isso e saber considerar esse recurso como um aliado.

A implantação de uma plataforma para administração das rotinas escolares é uma boa medida nesse sentido, permitindo automatizar tarefas, controlar demandas e integrar processos. Em um único sistema, o diretor centraliza todas as informações indispensáveis da instituição, agilizando a consulta e a precisão dos dados.

Assim, uma atividade como a montagem do quadro de aulas, por exemplo — que, em geral, é trabalhosa e leva muito tempo para ser feita manualmente, porque exige que se leve em conta a disponibilidade de todos os professores da rede — pode ser realizada com uns poucos cliques. Basta manter os dados sobre os horários dos docentes atualizados no sistema.

Da mesma forma, acompanhar e analisar periodicamente números em relação a matrículas, inadimplentes, bolsas, convênios, entre outros, são mais exemplos de processos facilmente cumpridos com o auxílio de um software e seus relatórios de gerenciais.

2. Invista em planejamento estratégico

Como você vê a sua instituição no futuro e que objetivos pretende alcançar? Pensar de forma estratégica é outro elemento essencial para se definir como melhorar a gestão escolar.

Em um primeiro momento, é preciso fazer um diagnóstico completo e mapear todos os processos — administrativos, pedagógicos etc. — da instituição. A ideia aqui é apontar os problemas que devem ser corrigidos, bem como ameaças, oportunidades e forças.

Em seguida, é preciso traçar as suas metas. Pense também nas ações que deverão ser adotadas para atingir cada uma dessas metas. Vejamos um exemplo:

  • meta — elevar a capacitação do corpo docente;
  • ação — criar um plano de incentivo para que alguns professores consigam fazer um mestrado ou convidar profissionais de referência para conduzir treinamentos e workshops na escola.

Um bom planejamento estratégico deve ter metas de curto, médio e longo prazo, e ações factíveis e realizáveis. Vale a pena lembrar, contudo, que imprevistos e emergências sempre podem acontecer, exigindo do gestor flexibilidade para definir prioridades. Ainda assim, ter um plano básico com objetivos é essencial para manter o colégio em direção ao crescimento.

3. Fortaleça laços com pais e alunos

Um relacionamento forte e transparente entre colégio, pais e alunos é a base de todo o trabalho de uma instituição de ensino. Sem isso, não existe confiança ou proximidade.

O gestor e todos os membros do colégio devem ter uma postura amigável e receptiva, garantindo que a comunidade seja ouvida e participando ativamente do dia a dia escolar. Se um responsável procura o diretor para solucionar um problema relacionado a um aluno, por exemplo, ele ficará mais satisfeito ao encontrar um profissional acessível, que o atenda bem e esteja inteirado sobre a realidade e o cotidiano de sua instituição.

Nesse contexto, aproveite para ampliar os canais de comunicação e manter os pais informados sobre tudo o que acontece com seus filhos e as atividades da escola.

A tecnologia ajuda a fazer essa ponte ao levar, em tempo real, informações importantes àqueles que não conseguem comparecer com frequência aos encontros pedagógicos. Então, use um sistema on-line para disponibilizar dados sobre horários das aulas, boletins, agenda das reuniões ou outros assuntos relevantes.

4. Envolva professores e funcionários na gestão escolar

Nada é melhor do que a participação dos docentes e demais colaboradores para se entender como melhorar a gestão escolar. Afinal, eles sempre têm muito a lhe oferecer, uma vez que são elementos-chave na vida dos alunos e da comunidade.

Uma administração democrática, com base na contribuição construtiva de todos os envolvidos, é a melhor maneira de garantir um fluxo de novas ideias e abordagens inovadoras para resolver problemas ou tomar decisões importantes.

Então, quando tomar uma resolução sobre qualquer instância, não deixe de consultar e comunicar os seus colaboradores para que eles se sintam mais valorizados e engajados com o progresso da escola.

5. Aprimore o gerenciamento de recursos e gastos

Para ter mais controle, coordenar e reduzir as despesas escolares, o ideal é usar todos os recursos de um bom software, para ter uma visão completa e ampla sobre as entradas e saídas de dinheiro. Assim, fica mais fácil encontrar pontos de excesso ou desperdício — e, desse modo, fazer cortes inteligentes que não afetarão a qualidade.

Além disso, adote rotinas padronizadas, que favorecem um uso mais efetivo dos recursos e do orçamento do colégio. Para fazer boas compras de materiais, por exemplo, considere seguir um passo a passo como este:

  • organize o seu estoque e faça um inventário dos itens que a escola já tem;
  • crie uma lista com o que é, realmente, necessário;
  • use históricos de compras anteriores para basear a demanda e prever as quantidades certas;
  • entre em contato com mais de um fornecedor por artigo e peça cotações;
  • faça pesquisa de mercado para negociar aquisições e conseguir o melhor custo-benefício.

Enfim, por mais que a administração de um colégio seja uma tarefa complexa, sempre existem práticas e sugestões para melhorar essa gestão escolar. Portanto, tire proveito destas dicas e modernize a forma como você conduz a sua instituição! Assim, você verá resultados melhores no desempenho dos seus alunos e funcionários, tendo tudo para se destacar e virar uma referência de ensino no mercado.

Gostou do nosso post? Agora que já conferiu como melhorar a gestão escolar, veja também por que você deve usar um CRM educacional em seu colégio!

Quero na minha escola!

Se mantenha atualizado sempre!

Você pode amar!

Newsletter

Descubra as últimas tendências no universo da educação e explore uma variedade de ideias para elevar a gestão da sua instituição.

Obrigado!

Seu Cadastro foi realizado com Sucesso!