Embora seja um das principais reuniões da equipe escolar, o conselho de classe ainda gera algumas dúvidas para professores, coordenadores e gestores escolares. Esse encontro é extremamente importante e estratégico. Ele possibilita analisar e refletir sobre os resultados das últimas ações pedagógicas tomadas, bem como para entender os acertos e encontrar os pontos de melhorias.
Tornar o conselho de classe mais assertivo e eficaz pode ser um desafio para o setor pedagógico da instituição, mas existem algumas dicas e abordagens que facilitam esse processo. A seguir, nós compartilhamos 4 pontos para te guiar. Confira!
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Separe todos os dados e documentos necessários para o conselho de classe
A organização é o primeiro passo para resolver muitas situações do nosso cotidiano. Ela faz toda diferença na nossa rotina e ajuda para que a gente conclua tarefas, compromissos e atinja objetivos. Além disso, através da organização, a gente consegue cumprir prazos e aumentar a produtividade.
Ou seja, ela é uma peça-chave para os seus conselhos de classe: tanto para estruturar o conteúdo, encontrar os assuntos relevantes, definir um cronograma de encontros quanto para abordar todos os pontos necessários dentro do tempo limitado de reunião.
Por isso, é tão importante que você, de fato, planeje e organize o seu conselho de classe. Tire um tempo para reunir todos os dados importantes e criar uma apresentação de slides, por exemplo. Além de mostrar cuidado e comprometimento, usar recursos visuais melhora o entendimento das informações e deixa o conselho de classe mais produtivo.
Outro ponto importante é avisar com antecedência os participantes da reunião sobre o que será abordado – e sempre mandar um lembrete quando o dia do conselho de classe estiver chegando. Pode ter certeza que, apesar de simples, isso fará com que eles se preparem melhor e contribuam com opiniões e análises mais assertivas.
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Inclusive, se achar necessário, vale a pena fazer uma lista de tarefas “pré-conselho” para te guiar. Ela também pode servir de modelo para outras reuniões.
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Considere as dificuldades e aspectos positivos individuais dos alunos
O seu conselho de classe se resume em falar somente de notas e de alunos que estão com resultados ruins? Se sim, sinto informar, mas ele não está sendo um conselho de classe eficaz. Claro, identificar e tratar pontos mais críticos é um dos objetivos do conselho de classe. Mas não é o único.
Por exemplo, sobre o comportamento dos alunos: observe, também, as atitudes em relação aos colegas de sala e outros funcionários, a frequência nas aulas, as interações com os conteúdos, os feedbacks e outros sinais subjetivos. Há situações em que a dificuldade de aprendizado vai muito além de notas baixas por falta de atenção.
Além disso, valorize as coisas positivas que os alunos fazem durante o seu tempo na escola e pense em alternativas para parabenizá-los e/ou recompensá-los.
Aproveite o conselho de classe para também exaltar à equipe escolar os eventos e inovações que deram certo. Repetir as ações que deram bons resultados também ajudam a melhorar o ensino e a rotina administrativa da sua instituição.
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Inclua, de maneira direta ou indireta, os pais e alunos no conselho de classe
O processo de ensino-aprendizagem envolve muita coisa além do conteúdo teórico passado em sala de aula. Na verdade, tudo interfere: a relação do professor com o aluno, do próprio aluno com os colegas, a cobrança familiar, os temas de afinidade, a estrutura da escola, o esforço individual dele com os estudos, entre outros.
Hoje em dia, entendemos que os professores e coordenadores não são os únicos responsáveis pelo sucesso do ensino. Ou seja, é muito importante que todos os envolvidos na situação colaborem para o processo educacional.
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Isso pode ser trabalhado na instituição por meio do conselho de classe participativo, por exemplo.
Ele funciona mais ou menos assim: você cria formulários, pesquisas de satisfação e pede feedbacks aos alunos e seus responsáveis. Depois, busca entender e analisar qual é a experiência que eles estão tendo com a instituição, bem como enxergam a escola. A partir daí, você vai levar para o conselho de classe as principais considerações levantadas, e toda a equipe pedagógica vai discutir sobre esses pontos.
Inclusive, em alguns conselhos de classe, é uma boa ideia convidar os pais para participarem também. Além de reforçar a transparência nos processos educacionais, mostra a preocupação e o cuidado em entender a visão deles sobre a instituição.
É muito empático dar voz a todos envolvidos na comunidade escolar e isso fortalece cada vez mais o relacionamento entre família e escola.
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Não deixe o conselho de classe virar uma sessão de desabafo
Esse é um dos únicos momentos em que podemos reunir toda a equipe pedagógica e estratégica da instituição, o que é ideal para discutir melhorias como um todo. Por conta disso, pode ser que muitas frustrações individuais e coletivas venham à tona no conselho de classe.
Queixas fazem parte, e esse é um bom momento para ouvir e encontrar formas de tratá-las. Porém, é preciso ter cuidado para que a reunião se torne um monte de reclamações e desabafos.
É importante que o líder do conselho, geralmente o diretor/gestor escolar ou coordenador pedagógico, saiba controlar o tempo e os tópicos apresentados por cada um.
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Essas foram as nossas 4 dicas para melhorar as reuniões de conselho de classe na sua instituição, esperamos que elas sejam bem proveitosas para você!
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