Antes de te direcionar para o Whatsapp, preencha o formulário.

Tenha o Escolaweb na sua escola hoje mesmo!

Fale com um dos nossos consultores e transforme a experiência de gestão da sua instituição.

Conselho de classe: como melhorar as reuniões com professores?

2 de maio de 2023
5 minutos

Embora seja um das principais reuniões da equipe escolar, o conselho de classe ainda gera algumas dúvidas para professores, coordenadores e gestores escolares. Esse encontro é extremamente importante e estratégico. Ele possibilita analisar e refletir sobre os resultados das últimas ações pedagógicas tomadas, bem como para entender os acertos e encontrar os pontos de melhorias.

Tornar o conselho de classe mais assertivo e eficaz pode ser um desafio para o setor pedagógico da instituição, mas existem algumas dicas e abordagens que facilitam esse processo. A seguir, nós compartilhamos 4 pontos para te guiar. Confira!

Separe todos os dados e documentos necessários para o conselho de classe

A organização é o primeiro passo para resolver muitas situações do nosso cotidiano. Ela faz toda diferença na nossa rotina e ajuda para que a gente conclua tarefas, compromissos e atinja objetivos. Além disso, através da organização, a gente consegue cumprir prazos e aumentar a produtividade.

Ou seja, ela é uma peça-chave para os seus conselhos de classe: tanto para estruturar o conteúdo, encontrar os assuntos relevantes, definir um cronograma de encontros quanto para abordar todos os pontos necessários dentro do tempo limitado de reunião.

Por isso, é tão importante que você, de fato, planeje e organize o seu conselho de classe. Tire um tempo para reunir todos os dados importantes e criar uma apresentação de slides, por exemplo. Além de mostrar cuidado e comprometimento, usar recursos visuais melhora o entendimento das informações e deixa o conselho de classe mais produtivo.

Outro ponto importante é avisar com antecedência os participantes da reunião sobre o que será abordado – e sempre mandar um lembrete quando o dia do conselho de classe estiver chegando. Pode ter certeza que, apesar de simples, isso fará com que eles se preparem melhor e contribuam com opiniões e análises mais assertivas. 

Leia também:
Entenda a importância do planejamento escolar na sua instituição →

 

Inclusive, se achar necessário, vale a pena fazer uma lista de tarefas “pré-conselho” para te guiar. Ela também pode servir de modelo para outras reuniões.

Considere as dificuldades e aspectos positivos individuais dos alunos

O seu conselho de classe se resume em falar somente de notas e de alunos que estão com resultados ruins? Se sim, sinto informar, mas ele não está sendo um conselho de classe eficaz. Claro, identificar e tratar pontos mais críticos é um dos objetivos do conselho de classe. Mas não é o único.

Por exemplo, sobre o comportamento dos alunos: observe, também, as atitudes em relação aos colegas de sala e outros funcionários, a frequência nas aulas, as interações com os conteúdos, os feedbacks e outros sinais subjetivos. Há situações em que a dificuldade de aprendizado vai muito além de notas baixas por falta de atenção.

Além disso, valorize as coisas positivas que os alunos fazem durante o seu tempo na escola e pense em alternativas para parabenizá-los e/ou recompensá-los.

Aproveite o conselho de classe para também exaltar à equipe escolar os eventos e inovações que deram certo. Repetir as ações que deram bons resultados também ajudam a melhorar o ensino e a rotina administrativa da sua instituição.

Inclua, de maneira direta ou indireta, os pais e alunos no conselho de classe

O processo de ensino-aprendizagem envolve muita coisa além do conteúdo teórico passado em sala de aula. Na verdade, tudo interfere: a relação do professor com o aluno, do próprio aluno com os colegas, a cobrança familiar, os temas de afinidade, a estrutura da escola, o esforço individual dele com os estudos, entre outros.

Hoje em dia, entendemos que os professores e coordenadores não são os únicos responsáveis pelo sucesso do ensino. Ou seja, é muito importante que todos os envolvidos na situação colaborem para o processo educacional.

Saiba mais:
Educação socioemocional: o que é e por que é tão importante? →
8 dicas para melhorar o relacionamento entre família e escola →
10 dificuldades que os adolescentes enfrentam na escola →

 

Isso pode ser trabalhado na instituição por meio do conselho de classe participativo, por exemplo.

Ele funciona mais ou menos assim: você cria formulários, pesquisas de satisfação e pede feedbacks aos alunos e seus responsáveis. Depois, busca entender e analisar qual é a experiência que eles estão tendo com a instituição, bem como enxergam a escola. A partir daí, você vai levar para o conselho de classe as principais considerações levantadas, e toda a equipe pedagógica vai discutir sobre esses pontos.

Inclusive, em alguns conselhos de classe, é uma boa ideia convidar os pais para participarem também. Além de reforçar a transparência nos processos educacionais, mostra a preocupação e o cuidado em entender a visão deles sobre a instituição.

É muito empático dar voz a todos envolvidos na comunidade escolar e isso fortalece cada vez mais o relacionamento entre família e escola.

Não deixe o conselho de classe virar uma sessão de desabafo

Esse é um dos únicos momentos em que podemos reunir toda a equipe pedagógica e estratégica da instituição, o que é ideal para discutir melhorias como um todo. Por conta disso, pode ser que muitas frustrações individuais e coletivas venham à tona no conselho de classe.

Queixas fazem parte, e esse é um bom momento para ouvir e encontrar formas de tratá-las. Porém, é preciso ter cuidado para que a reunião se torne um monte de reclamações e desabafos.

É importante que o líder do conselho, geralmente o diretor/gestor escolar ou coordenador pedagógico, saiba controlar o tempo e os tópicos apresentados por cada um.

Leia também:
O papel do diretor escolar no sucesso da instituição →

 

Essas foram as nossas 4 dicas para melhorar as reuniões de conselho de classe na sua instituição, esperamos que elas sejam bem proveitosas para você!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que pode curtir também! E, se quiser acompanhar mais assuntos sobre gestão escolar e tecnologias educacionais, nos siga nas redes sociais. Estamos pelo Instagram, Facebook, Linkedln e YouTube.

Quero no meu site

Se mantenha atualizado sempre!

Você pode amar!

Newsletter

Descubra as últimas tendências no universo da educação e explore uma variedade de ideias para elevar a gestão da sua instituição.

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!

Obrigado!

Seu Cadastro foi realizado com Sucesso!