10 estratégias de marketing para sua escola

25 de janeiro de 2016

Com o início do ano, surge a necessidade premente de não somente manter seus alunos, mas conseguir captar novos estudantes para sua instituição. Para isto, é fundamental desenvolver estratégias de marketing efetivas para atingir seus objetivos. Saiba que muitas destas táticas não representam custo algum à sua instituição. Ao preocupar-se com os pequenos detalhes, você terá um grande e surpreendente resultado.

Siga estas táticas infalíveis de marketing para conservar e captar novos alunos:

1. Deixe claro qual é a missão de sua instituição

Se sua escola possui uma missão e valores, é importante deixá-los expostos. Deixe cartazes com os princípios e valores de sua escola nos murais, na secretaria, nos quadros de aviso. Faça com que todos os funcionários saibam o lema e os valores de sua, aja e faça com que seus funcionários andem de acordo com estes princípios. Quanto mais um lema for repetido e visualizado, mais ele será internalizado.

2. Oriente-se pelas preocupações

Quais são as maiores preocupações dos pais em sua região: violência, bullying, desempenho escolar? Concentre-se primeiramente no aspecto de maior apreensão dos pais. Se sua escola for reconhecidamente qualificada por conter este problema, esta será uma forte razão para que pais matriculem seus filhos em sua instituição. Você também pode instituir algumas noites para dialogar com os pais a respeito de seus temores e tranquilizá-los. Agindo de forma transparente e decidida, isso pode ajudar a aumentar o número de estudantes em sua instituição.

3. Enalteça suas conquistas

Sua escola é conhecida por ser excelente em algo em particular? Faça com que todos saibam sobre isso. Se, por exemplo, vocês venceram uma Olimpíada de Matemática, faça um banner e exponha-o na frente da escola. Utilize a seu favor qualquer vantagem que você possua acima de seus concorrentes.

4. Deixe sua marca

Seu logo, seu slogan, sua homepage e telefone devem estar em todas as documentações de sua escola: comunicados, newsletters, boletins, declarações, cartões, panfletos. Quanto mais conhecidos forem seu logotipo e lema, maiores as probabilidades de captação de novos alunos.

5. Use e abuse da internet

Atualmente, a internet possui ferramentas indispensáveis para quem quer propagar sua instituição de ensino. Através de e-mails, blogs, redes sociais, homepage, é possível propagar sua escola grandemente. Quanto à sua homepage, opte pela simplicidade, ao invés de páginas que demoram-se para abrir por conta de um carregamento lento. Nela deve haver sua missão, logo, lema, endereço com mapa, telefone, blog, contato que seja respondido em menos de 24 horas, perfil de seu corpo docente, e fotos de eventos escolares.

6. Comunicação é a solução

Comunique-se com os membros de sua comunidade sempre que possível. Fale a respeito das evoluções que sua escola está tendo e sobre suas perspectivas. Envie e-mails com conteúdo relevante para os pais sobre novos artigos de seu blog. Um bom exercício pode ser se perguntar: “Se a sua escola tivesse um alto-falante, qual a frase seria a mais falada?” Neste artigo, a Marketing Edu traz algumas dicas que podem te dar ideias interessantes.

7. Invista na propaganda boca a boca

Não há propaganda melhor que a boca a boca, e isso se dá tanto de forma negativa quanto positiva. Portanto, procure resolver conflitos logo que surjam, e encante seus alunos e pais sempre que possível. Desta forma, quando falarem sobre sua escola, falarão apenas sobre os aspectos positivos dela.

8. A primeira impressão é a que fica

Ditado antigo, porém verdadeiro. A secretaria de sua escola, o pátio escolar, a cantina, seu escritório, as salas de aula e dos professores, o playground, o laboratório, a biblioteca, refletem o cuidado que o gestor tem com relação à instituição. Portanto, estes locais devem estar limpos, organizados e bem conservados sempre.

9. Organize tours por sua escola

Através de tours escolares, os pais podem conhecer o ambiente escolar. Deixe-os à vontade, e mostre a eles os departamentos da escola. Esta é uma ótima forma de fazer marketing de sua escola.

10. Faça campanha de marketing para rematrícula

Para manter seus alunos, faça uma excelente campanha de rematrícula. Inicie-a com bastante antecedência, através de um cartão postal da escola, de forma personalizada. Os cartões postais de sua escola devem oferecer algum brinde a quem efetuar a rematrícula – algum material promocional da escola, e ser fácil de responder. Coloque um banner de boas-vindas aos alunos e seus pais.

Gostou de nosso post? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Baixe também nossos materiais educativos.