Como desenvolver o pensamento crítico em seus alunos

4 de novembro de 2015

Você sabia que o pensamento crítico é fundamental para um ensino de qualidade?

Afinal, esta é, sem dúvida, a melhor maneira que um aluno encontra de pensar por si próprio e de tomar as decisões sobre em que acreditar e o que fazer, por exemplo, de forma racional, confiável e responsável. Além de ser uma habilidade onde se faz questionar ideias e opiniões (nossas e de terceiros) o pensamento crítico não se resume apenas à lógica formal, mas também se preocupa com a verdade ou falsidade das nossas crenças e com as capacidades, atitudes e práticas necessárias para a construção de uma visão do mundo.

Não é novidade pra ninguém que educar dá trabalho não é mesmo?

O professor em sala de aula sabe bem disso.
Agora, se você quer chamar a atenção dos alunos para esse assunto e não sabe como fazer isso, confira 10 dicas importantes para treinar o pensamento crítico junto aos estudantes e instigue-os a se interessarem cada vez mais pelo tema:

Passo 1 – Questionamentos são fundamentais para o pensamento crítico

Incentivar o pensamento crítico de seus estudantes é o mesmo que tornar-se alguém questionador. Esse processo, embora não aconteça de uma hora para outra, pode ser maravilhoso! Comece devagar, com perguntas encorajadoras, pois isso fará com que seus alunos reflitam sobre os temas discutidos.

Passo 2 – Desenvolvendo temas para agregar

Apresente uma questão polêmica para que seus alunos construam seus argumentos com base nela. Nesse estágio você deverá ajudá-los a desenvolver o tema, identificando termos ambíguos ou subjetivos e tornando-os claros e definidos. Esse tipo de questão agrega os alunos em torno de uma mesma ideia e promove a união.

Passo 3 – Oferecer recursos e deixa rolar

Para que a discussão em sala de aula seja rica é fundamental que seus estudantes tenham conhecimento. Ofereça os recursos necessários para que eles estejam preparados para discutir determinado tema. Dê a eles textos em que se basear, indique livros e filmes que abordam o assunto e contextualize-os.

Passo  4 – Alinhar expectativas para colher os frutos

Deixe que seus alunos saibam claramente o que você espera deles e pergunte o que eles querem de você. Alinhando as expectativas será mais fácil desenvolver o tema. Alinhe um fluxo para que os temas apresentados sejam debatidos, faça com que todos se preparem para isso.

Passo 5 – Encorajar o pensamento crítico e gerar um pouco de polêmica

Desenvolver o pensamento crítico nos seus estudantes é incentivar as controvérsias. O objetivo dos temas polêmicos é fazer com que eles reflitam e formem suas próprias opininões, de maneira que as divergências devem ser bem acolhidas na tarefa. Seus estudantes têm opiniões diferentes, encoraje-os a demonstrá-las.