agenda escolar

Afinal, por que usar uma agenda escolar na estratégia de comunicação?7 min read

Uma das preocupações do gestor da escola é garantir uma comunicação eficiente entre pais, alunos e instituição. Seu objetivo é encontrar ferramentas que facilitem essa atividade, e a agenda escolar é uma delas. Sua utilização vem de longa data e serve para qualquer idade escolar, desde a educação infantil ao ensino médio.

Destaca-se que a evolução da tecnologia trouxe ao ensino a oportunidade de aperfeiçoar as atividades e deixá-las mais eficientes. Atualmente, existem diversas ferramentas que proporcionam inúmeros benefícios, entre eles, a melhora na comunicação e no acompanhamento sobre o desempenho do aluno.

Saiba mais:
Por que as escolas devem adotar modelos de comunicação online?
8 dicas para melhorar o relacionamento entre família e escola
Conheça 5 tipos de ferramentas de gestão escolar

 

A seguir, mostramos por que a agenda é tão importante na vida escolar, bem como outras ferramentas que a escola pode utilizar para evoluir a relação entre família e instituição. Acompanhe a leitura!

Saiba por que a comunicação escolar é tão importante

Manter a boa comunicação entre escola, pais e alunos é essencial para acompanhar o desenvolvimento do estudante e identificar eventuais problemas que possam interferir em seu aprendizado.

Ao manter uma comunicação eficiente, o principal beneficiado é o aluno, pois pais e escola demonstram sua parceria para acompanhar a sua evolução. Para isso, é preciso investir na adoção de práticas pedagógicas, como manter maior interação com o educando e procurar entender seu comportamento. Também é necessária a utilização de ferramentas para ajudar nesse processo.

Entenda a importância da agenda escolar para a comunicação

A agenda é uma ferramenta essencial na escola. Como vimos, ela é utilizada em todas as fases do ensino. Por exemplo, na educação infantil, é um dos principais canais de comunicação com os pais, seja para o envio de comunicados por parte da escola, seja para que os responsáveis possam passar alguma recomendação ou cuidado especial com os pequenos.

Conforme os alunos crescem, em cada novo ano escolar, a agenda continua com a sua função de canal de comunicação e, cada vez mais, ela é utilizada como uma ferramenta de organização de tarefas e compromissos escolares.

Conheça outras ferramentas que também contribuem para a comunicação escolar

Para garantir que haja uma comunicação eficiente entre a família e a escola, a gestão tem a opção de utilizar diversas ferramentas, o que contribui para que esse processo não fique restrito a apenas uma alternativa. Cada uma delas tem sua função específica, no entanto, o conjunto contribui para garantir que esse diálogo seja mais claro e produtivo.

É importante dizer que a escola deve comunicar aos pais e alunos a existência das ferramentas adotadas por ela, bem como qual é a sua forma de utilização. Dessa forma, todos poderão acessar esses canais quando houver necessidade.

A seguir, confira as principais ferramentas que podem ser utilizadas na instituição de ensino.

Aplicativos

Uma maneira eficiente de aumentar a comunicação é por meio da utilização de aplicativos. Segundo dados disponibilizados pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Crianças e smartphones no Brasil, 85% das crianças de 0 a 12 anos acessam smartphones. Inclusive, na faixa de 10 a 12 anos, 72% das crianças têm seu próprio celular.

Isso significa que o smartphone é uma excelente ferramenta para a comunicação, que deve ser explorada pela escola. Os aplicativos escolares são uma conveniência para todos, pois, além de serem uma forma de facilitar o diálogo, eles oferecem diversas funcionalidades que simplificam as atividades escolares.

Por exemplo, os alunos podem fazer o acompanhamento de notas, ter acesso a materiais didáticos, acessar à biblioteca, entre outras funções importantes. Já os professores podem registrar ocorrências e tarefas, além de outras atividades que ajudarão na rotina escolar.

Agenda digital

Essa é uma forma de transferir para o aplicativo as funções da tradicional agenda de papel. Por meio da agenda digital, é possível consultar todo o calendário escolar e saber as datas estipuladas pela instituição para todo o ano letivo.

Com a ferramenta, ainda é possível organizar as tarefas do dia a dia, bem como agendar as provas e entregas de trabalho. Além disso, ela conta com outros recursos importantes para as crianças menores, como a visualização de cardápio e o resumo de como foi o dia do pequeno na escola. Caso os filhos precisem de medicamentos, há um local específico para que os responsáveis anotem essa informação.

Portanto, a agenda digital é uma ferramenta completa para a organização e o acompanhamento da rotina do aluno na instituição de ensino.

E-mail

Outro canal de comunicação que funciona muito bem é o e-mail. Engana-se quem pensa que essa ferramenta não é muito utilizada. Inclusive, ela pode servir  como uma forma de reforçar as notificações dos aplicativos, por exemplo, para enviar lembretes sobre a aproximação de eventos escolares.

Ele também serve como contato direto entre a escola e os pais. Entretanto, é importante que a instituição verifique constantemente esse canal para garantir sua eficiência.

Site da escola

Atualmente, ter um site é essencial para ser encontrado na internet. Essa é uma excelente porta de entrada para a captação de novos alunos. Entretanto, é preciso movimentar esse canal para que sua escola seja encontrada pelos mecanismos de busca.

Uma excelente alternativa para se destacar nos buscadores é investir em um blog. Por meio dele, a escola tem a oportunidade de demonstrar suas características, valores e forma de ensino.

Para melhorar a comunicação com alunos e pais, o portal do aluno é uma excelente opção. Isto porque a ferramenta conta com todas as funcionalidades do aplicativo, basicamente, o que muda é a forma de acesso, que nesse caso é pelo navegador.

Softwares

O uso de softwares também é uma maneira eficiente de melhorar a comunicação. Por exemplo, a escola tem a oportunidade de acompanhar de perto o setor financeiro, enviar notificações sobre pagamentos, fazer a emissão de boletos, entre outras atividades para evitar a inadimplência escolar.

Conheça os principais benefícios do uso dessas ferramentas

O uso de ferramentas tecnológicas oferece um grande auxílio à comunicação escolar. Os benefícios de sua utilização se estendem a todos os envolvidos.

Alunos

Para os alunos, há maior facilidade no controle de suas tarefas e compromissos escolares e há também um maior engajamento entre eles! Já que o aplicativo conta com uma rede social exclusiva para a escola. Essa ferramenta contribui para melhorar o relacionamento entre os estudantes.

Pais

Os pais ganham mais agilidade e eficiência na comunicação com a escola. Além de contarem com ferramentas adequadas para acompanhar o desenvolvimento do aluno com muito mais facilidade. O ganho de tempo também é outro benefício importante para os pais. Já que algumas tarefas, como a matrícula escolar, podem ser feitas rapidamente pela internet.

Professores

O trabalho dos professores ganha mais agilidade com o uso dessas ferramentas. Os docentes podem facilmente anotar informações sobre as aulas e as tarefas no aplicativo. Além disto, podem conversar com os alunos por meio de chat ou pela rede social da escola.

Escola

A utilização dessas ferramentas auxilia a instituição a prestar um serviço com mais qualidade, pois possibilita a comunicação com pais e alunos em tempo real. Além disso, o uso da tecnologia ajuda a otimizar processos e facilita a gestão escolar.

Para garantir um ensino de qualidade, a comunicação escolar é essencial. Por essa razão, a instituição deve utilizar ferramentas que auxiliem nesse processo, como a agenda escolar digital, os aplicativos, entre outros recursos semelhantes. Essa utilização proporciona diversos benefícios tanto para a escola quanto para os pais e alunos.

Quer saber mais sobre as vantagens que o uso da tecnologia pode proporcionar à escola? Entre em contato com a Escolaweb e solicite uma demonstração!